Newsletter Nº201

Newsletter Nº201
Newsletter Nº201

Faz hoje anos que nascia, em 1839 – Ludwig Mond. Este Químico e industrial alemão-britânico aperfeiçoou um método de fabricação de soda melhorando o processo alcalino da Solvay. Mond desenvolveu um processo para a extracção de níquel quando, com os seus assistentes, descobriu acidentalmente compostos de carbonila de metal enquanto investigava por que as válvulas de níquel estavam corroídas pelo monóxido de carbono. Outras pesquisas levaram à síntese de mais carbonilos metálicos, que Lord Kelvin descreveu como “metais com asas” e ao processo de níquel-carbonila da Mond para refinar o níquel. O termo “célula de combustível” foi apelidado em 1889 por Ludwig Mond e Charles Langer, que tentaram construir o primeiro dispositivo prático para usar gás de carvão industrial e de ar, para gerar electricidade ao reagir hidrogénio com oxigénio.

Faz também anos hoje que nascia, em 1900, Fritz London. Este Físico germano-americano, com Walter Heitler, inventou o primeiro tratamento mecânico quântico da molécula de hidrogénio, enquanto trabalhava com Erwin Schrödinger na Universidade de Zurique. Num artigo (1927), eles desenvolveram uma equação de onda para a molécula de hidrogénio com a qual foi possível calcular valores aproximados do potencial de ionização da molécula, calor de dissociação e outras constantes. Estes valores previstos foram razoavelmente consistentes com valores empíricos obtidos por meios espectroscópicos e químicos. Esta teoria da ligação química de moléculas homo-polares é considerada um dos avanços mais importantes da química moderna. A abordagem é mais tarde chamada de teoria da ligação de valência.

Faz igualmente anos hoje que nascia, em 1917, Betty Holberton. Esta engenheira informetica Norte-americana foi uma dos seis programadores originais do ENIAC, o primeiro computador digital electrónico de propósito geral, e foi a inventora dos “breakpoints” no “debug” de computadores. Programado o ENIAC para realizar cálculos para trajectórias balísticas electronicamente para o Laboratório de Pesquisa Balística (BRL). Ela ajudou a desenvolver o UNIVAC, projectando painéis de controle que colocam o teclado numérico ao lado do teclado e persuadindo os engenheiros a substituir o exterior preto do UNIVAC pelo tom cinza-bege que veio a ser a cor universal dos computadores. Holberton trabalhou com John Mauchly para desenvolver o conjunto de instruções C-10 para o BINAC, que é considerado o protótipo de todas as linguagens de programação modernas. Ela também participou do desenvolvimento de padrões iniciais para as linguagens de programação COBOL e FORTRAN com Grace Hopper. Mais tarde, como funcionária do National Bureau of Standards, ela foi muito activa nas duas primeiras revisões da Linguagem Fortran (“FORTRAN 77” e “Fortran 90”).

Por fim, faz anos hoje que nascia, em 1930, Stanley Miller. Este Químico norte-americano fez uma série de experiências famosas, para determinar a possível origem da vida a partir de substâncias químicas inorgânicas na terra primitiva, recém-formada. Ele passou por descargas eléctricas (simulando trovoadas) através de misturas de gases redutores, como hidrogénio, amónia, metano e água, que se acredita terem formado a atmosfera mais antiga. Os dias de análise mostraram que os produtos químicos resultantes incluíam glicerina e alanina, os aminoácidos mais simples, os blocos de construção básicos das proteínas. Outros compostos incluíram ureia, aldeídos e ácidos carboxílicos. Assim, uma “sopa primitiva” é a explicação mais plausível actualmente aceita, embora incompleta, da origem das complexas moléculas orgânicas da vida.

Nesta semana que passou Linus Torvalds anunciou o primeiro Kernel Linux 5.0. O ciclo de desenvolvimento do Kernel Linux 5.0 começou à dois meses, durante os quais sete RC (Release Candidate) foram publicados para testar o caminho para esta grande mudança de versão. Embora a principal mudança de versão não tenha grande significado, o kernel do Linux 5.0 apresenta um conjunto interessante de novidades, como o suporte FreeSync no driver gráfico de código aberto AMDGPU para permitir uma experiência de visualização livre de falhas em máquinas com GPUs AMD Radeon e LCDs com taxas de actualização dinâmicas. Foi também introduzido um novo scheduler amigo da poupança energética que leva à gestão de energia melhorada em dispositivos que usam CPUs big.LITTLE ARM, suporte à criptografia do sistema de ficheiros Adiantum em fscrypt para dispositivos de baixa energia e suporte a ficheiros de swap no filesystem Btrfs. Outras alterações notáveis ​​incluem suporte para o recurso Generic Receive Offload (GRO) na implementação UDP (User Datagram Protocol), suporte para o controlador de recursos cpuset no cgroupv2, assim como suporte para o sistema de ficheiros binderfs que permite executar várias instâncias do Android.

Também nesta semana que passou ficámos a saber que a Volvo irá testar um autocarro sem condutor em tamanho real em Singapura. A alta densidade de Singapura tem incentivando o desenvolvimento de tecnologias sem condutor na esperança de que seus habitantes usem mais veículos partilhados e transporte público. Testes com um autocarro no campus universitário podem começar dentro de algumas semanas ou meses, antes de se mudarem para vias públicas após aprovações regulamentares, disse o presidente da NTU, Subra Suresh, a repórteres.

Na Newsletter desta semana apresentamos diversos projetos de maker. São apresentadas as revistas newelectronics de 25 e 26 de Fevereiro.

Esta Newsletter encontra-se mais uma vez disponível no sistema documenta do altLab. Todas as Newsletters encontram-se indexadas no link.