Newsletter Nº202

Newsletter Nº202
Newsletter Nº202

Faz hoje anos que nascia, em 1692, Pieter van Musschenbroek. Este Físico e matemático holandês inventou o frasco de Leyden, o primeiro dispositivo eficaz para armazenar electricidade estática. Ele cresceu numa família que fabricava instrumentos científicos como telescópios, microscópios e bombas de ar. Antes da invenção de Musschenbroek, a electricidade estática tinha sido produzida por Guericke usando uma bola de enxofre, com efeitos reduzidos. Em Janeiro de 1746, Musschenbroek colocou água num recipiente de metal suspenso em cordões de seda e conduziu um fio de latão através de uma rolha para dentro da água. Ele acumulou uma carga na água. Quando um assistente incauto tocou o recipiente de metal e o fio de latão, a descarga deste aparelho produziu um choque substancial de electricidade estática. O nome de Leyden está ligado à descoberta feita na Universidade de Leiden.

Faz também anos hoje que nascia, em 1800, James Bogardus. Este inventor e construtor norte-americano popularizou a construção em ferro fundido, que era comummente usada na construção industrial e comercial americana de 1850-80. Ele fez isso enviando secções pré-fabricadas da sua fábrica em Nova York para os locais de construção. O seu primeiro prédio com fachada de ferro era uma loja de químicos de 5 andares (1848). O seu prédio mais conhecido era sua própria fábrica de quatro andares que ele construiu na Center Street, em Nova York, com um exterior consistindo inteiramente de pilares e vigas de ferro fundido. Anteriormente, ele era um fabricante de máquinas de esmerilamento e também era conhecido pela sua invenção de máquinas de gravação e de tingir.

Faz igualmente anos hoje que nascia, em 1879, Albert Einstein. Este Físico germano-americano desenvolveu as teorias gerais e especiais da relatividade e ganhou o Prémio Nobel de Física em 1921 pela sua explicação do efeito fotoeléctrico. Reconhecido em seu próprio tempo como um dos intelectos mais criativos da história humana, nos primeiros 15 anos do século XX, Einstein desenvolveu uma série de teorias que propunham maneiras inteiramente novas de pensar sobre espaço, tempo e gravitação. As suas teorias de relatividade e gravitação foram um avanço profundo sobre a antiga física Newtoniana e revolucionaram a investigação científica e filosófica.

Por fim, faz anos hoje que nascia, em 1956, Alexey Pajitnov. É um engenheiro de computação russo que ficou conhecido na história por ter desenvolvido o Tetris enquanto trabalhava no Centro de Computação Dorodnitsyn da Academia Soviética de Ciências.

Hoje é o dia do Pi (3.14) e para comemorar esse dia a Google publicou uma noticia onde uma equipa bateu o recorde de calculo do famoso numero com maior precisão até agora registada. Quer se perceba ou não, o PI está em toda parte. É a relação entre a circunferência de um círculo e seu diâmetro. E já que o PI é um número irracional, não há fim para quantos dos seus dígitos podem ser calculados. É conhecido como 3,14, mas os profissionais de matemática e ciências estão constantemente a trabalhar para calcular mais e mais dígitos do PI, para que possam testar supercomputadores (e também ter um pouco de competição saudável). Para calcular o PI, Emma Haruka Iwao usou um aplicativo chamado y-cruncher em 25 máquinas virtuais do Google Cloud. “O maior desafio do PI é que requer muito armazenamento e memória para calcular”, diz Emma. O seu cálculo exigiu 170 terabytes de dados para serem concluídos – o que equivale aproximadamente à quantidade de dados em todas as colecções de impressão da Biblioteca do Congresso. O numero agora calculado tem 31.415.926.535.897 dígitos, para ser exacto. Este recorde agora batido existia deste 2016 quando foram calculados 22.459.157.718.361 dígitos.

Como é o dia do PI, fica aqui um link para receitas de Tartes! Para os mais excêntricos podem também ouvir uma musica baseada no numero PI composta por um musico e que tem 1 milhão de horas.

Esta semana que passou também ficámos a saber que a World Wide Web fez 30 anos. Em 1989, o maior laboratório de física do mundo, o CERN, tinha um grupo de ideias e informações armazenadas em vários computadores incompatíveis. Sir Tim Berners-Lee imaginou uma estrutura unificadora para ligar informações em diferentes computadores e escreveu uma proposta em março de 1989 chamada “Information Management: A Proposal”. Em 1991, essa visão de conectividade universal tinha-se tornado a World Wide Web.

Na Newsletter desta semana apresentamos diversos projetos de maker assim como alguns modelos 3D que poderão ser úteis. É apresentada a revista Hispabrick nº 32.

Esta Newsletter encontra-se mais uma vez disponível no sistema documenta do altLab. Todas as Newsletters encontram-se indexadas no link.