Newsletter Nº200

Newsletter Nº200
Newsletter Nº200

Esta é a Newsletter Nº200 e este numero para além de ser redondo tem vários significados. No domínio da Internet o código “200 OK” em HTTP significa que o pedido de um recurso web ocorreu com sucesso. Este número é igualmente considerado como a velocidade Standard das películas fotográficas – o ISO 200. Curiosamente a soma dos resultados da função totiente de Euler aplicada aos primeiros vinte e cinco números inteiros é também 200. Contudo, a Newsletter Nº200 significa que esta Newsletter já é publicada à 200 semanas sem interrupção. Lançada a 5 de Maio de 2015 são quase 4 anos com a publicação semanal. Contou no seu historial com a publicação de mais de 4500 Noticias, mais de 6200 Projectos, perto de 500 EBooks e revistas, e quase 400 modelos 3D. Irei continuar a trabalhar para que continue a ser uma referencia para todos os que a consultam.

Faz hoje anos que nascia, em 1552, Jost Bürgi. Este Relojoeiro e matemático suíço inventou os logaritmos de forma independente do matemático escocês John Napier. Ele era o mais hábil e o mais famoso relojoeiro de seu tempo. Ele também fez instrumentos de geometria astronómicos e práticos (notavelmente a bússola proporcional e um instrumento de triangulação útil na pesquisa). Isto levou a que se tornasse assistente do astrónomo alemão Johannes Kepler. Bürgi foi um dos principais contribuidores para o desenvolvimento de fracções decimais e da notação exponencial, mas sua contribuição mais notável foi publicada em 1620 como uma tabela de anti-logaritmos. Napier publicou a sua tabela de logaritmos em 1614, mas Bürgi já tinha compilado a sua tabela de logaritmos pelo menos dez anos antes.

Faz também anos hoje que nascia, em 1814, Edmond Frémy. Este Químico francês é conhecido pela sua descoberta de fluoreto de hidrogénio e pelas investigações de compostos de flúor. Entre outros compostos, Frémy investigou os de ferro, estanho e chumbo. Ele também estudou o ácido osmico, o ozónio, as substâncias corantes das folhas e flores e a composição das substâncias animais. Aplicou química à saponificação comercial de gorduras e à tecnologia de ferro, aço, ácido sulfúrico, vidro e papel. Ele tentou, mas falhou, isolar o flúor. Ele também falhou em tentativas de fazer cristais de óxido de alumínio, mas descobriu que poderia criar rubis.

Faz igualmente anos hoje que nascia, em 1901, Linus Pauling. Este químico, físico e autor norte-americano aplicou a mecânica quântica ao estudo de estruturas moleculares, particularmente em conexão com ligações químicas. Pauling foi a única pessoa a ganhar dois prémios Nobel não partilhados. O primeiro foi o Prémio Nobel de Química concedido em 1954 por mapear os alicerces químicos da própria vida. Além disso, por causa de seu trabalho pela paz nuclear, ele recebeu o Prémio Nobel da Paz em 1962.

Faz também anos hoje que nascia, em 1916, Audley Bowdler Williamson. Este inventor e fabricante britânico de produtos de cuidados com a pele que inventou o limpador de mãos Swarfega, um gel verde que mecânicos, impressoras e outros usam para lavar graxa, sujidade e tinta das suas mãos. “AB”, como era conhecido, fundou a sua empresa, Deb Ltd., em 1941, vendendo um detergente neutro para o tratamento das meias de seda, um mercado que entrou em colapso com a chegada do nylon após a Segunda Guerra Mundial. No entanto, ele sabia que os mecânicos limpavam as mãos com gasolina, parafina e areia, o que era eficaz na remoção de óleo, mas também causava pele seca e dermatite. Ele adaptou a sua fórmula de detergente para limpar o óleo da pele sem esses efeitos colaterais, e nomeou-o combinando “swarf” (termo para grão oleoso) e “-ega” (ansioso).

Faz igualmente anos hoje que nascia, em 1930, Leon Cooper. Este Físico norte-americano recebeu (com John Bardeen e John Robert Schrieffer) o Prémio Nobel de Física em 1972, por contribuir com o conceito de pares de electrões de Cooper que formam a base da teoria de supercondutividade da BCS (suas iniciais), na qual ele trabalhou quando tinha cerca de 20 anos. Ele passou a tornar-se co-fundador e co-diretor da Nestor, Inc., um líder da indústria na aplicação de sistemas de redes neuronais para aplicações comerciais e militares. A empresa construiu sistemas de reconhecimento de padrões e avaliação de risco adaptáveis baseados em computador, com aplicações que classificam com precisão padrões complexos como alvos em sistemas de sonar, radar ou imagem. Ele também fundou e foi director do Instituto de Cérebro e Sistemas Neuronais da Brown University para desenvolver produtos farmacêuticos cognitivos e sistemas inteligentes para electrónica, automóveis e comunicações.

Faz também anos hoje que nascia, em 1939, Daniel C. Tsui. Este Físico sino-americano recebeu (com Horst L. Störmer e Robert B. Laughlin) o Prémio Nobel de Física de 1998 pela descoberta e explicação de que os electrões num campo magnético poderoso a temperaturas muito baixas podem formar um fluido quântico cujas partículas têm cargas eléctricas fraccionarias. Este efeito é conhecido como o quantum fraccionário.

Faz igualmente anos hoje que nascia, em 1948, Steven Chu. Este Físico norte-americano que (com Claude Cohen-Tannoudji e William D. Phillips) recebeu o Prémio Nobel de Física de 1997 pela sua pesquisa independente e pioneira em arrefecimento e aprisionamento de átomos usando luz laser. No seu estado normal, o movimento térmico aleatório constante dos átomos limita as medições precisas dos estados atómicos. Assim, os físicos procuraram arrefecer e desacelerar os átomos o máximo possível. Chu usou seis feixes de laser e trabalhou com um gás quente de átomos de sódio. Ele conseguiu arrefecer e aprisionar átomos no que ele chamou de “melaço óptico”. Em 1985, ele tinha arrefecido átomos de sódio a uma temperatura de cerca de 240 milionésimos de grau acima do zero absoluto. Os átomos podem ficar presos nos feixes de laser por um período de cerca de meio segundo.

Por fim, faz anos hoje que nascia, em 1954, Jean Bourgain. Este Matemático belga recebeu a Medalha Fields em 1994 pelo seu trabalho em análise. As suas realizações em vários campos incluíram o problema de determinar o tamanho de uma secção de um espaço de Banach de dimensão finita n que se assemelha a um sub-espaço de Hilbert; uma prova da desigualdade de Luis Antonio Santaló; uma nova abordagem para alguns problemas na teoria ergódica; resulta em análise harmónica e operadores clássicos; e equações diferenciais parciais não lineares. O trabalho de Bourgain foi notável pela versatilidade que demonstrou ao aplicar ideias de disciplinas matemáticas abrangentes à solução de diversos problemas.

Nesta semana que passou ficámos a saber que investigadores conseguiram bater o recorde de capacidade de 26.2 terabits por segundo em mais de 6.000 km do cabo de fibra óptica transatlântica da MAREA. Uma equipa de investigadores da Infinera alcançou novos padrões de eficiência para cabos de fibra óptica transatlânticos. Testando uma abordagem emergente de como os sinais de luz são transmitidos – chamada modulação 16QAM – o grupo esmagou registos de eficiência para transferência de dados, quase duplicando a capacidade de dados e aproximando-se do limite teórico para tal transferência.

Também nesta semana que passou ficámos a saber que a sonda israelita Beresheet que foi lançada com sucesso do foguetão Falcon 5 da SpaceX teve uma pequena falha no caminho para a lua. “Durante a fase de pré-manobra, o computador da sonda reiniciou-se inesperadamente, fazendo com que a manobra fosse automaticamente cancelada”, disseram representantes da SpaceIL num comunicado. “As equipas de engenharia da SpaceIL e do IAI estão a examinar os dados e a analisar a situação. Neste momento, os sistemas da sonda estão a funcionar correctamente, excepto pelo problema conhecido no star tracker.” Os seguidores de estrelas são usados pela sonda para a ajudar a orientar-se no espaço em relação às estrelas-alvo.

Na Newsletter desta semana apresentamos diversos projetos de maker. É apresentado o livro “Conquer The Command Line” 2.a Edição e a revista MagPI Nº79.

Esta Newsletter encontra-se mais uma vez disponível no sistema documenta do altLab. Todas as Newsletters encontram-se indexadas no link.