Faz hoje anos que nascia, em 1803, o matemático francês Jacques Charles-François Sturm. Ele é responsável pelo teorema de Sturm, uma importante contribuição para a teoria das equações. Enquanto tutor da família de Broglie em Paris (1823–24), Sturm conheceu muitos dos principais cientistas e matemáticos franceses. Em 1826, com o engenheiro suíço Daniel Colladon, ele fez a primeira determinação precisa da velocidade do som na água. Um ano mais tarde escreveu um ensaio premiado sobre fluidos compressíveis. Desde a época de René Descartes, existia o problema de encontrar o número de soluções de uma dada equação diferencial de segunda ordem dentro de um determinado intervalo da variável. Sturm forneceu uma solução completa para o problema com o seu teorema que apareceu pela primeira vez em Mémoire sur la résolution des équations numériques (1829; “Tratado sobre Equações Numéricas”). Estes princípios foram aplicados no desenvolvimento da mecânica quântica, como na solução da equação de Schrödinger e dos seus valores-limite.
Faz também hoje anos que nascia, em 1899, o inventor húngaro-argentino László Bíró. Ele patenteou a primeira esferográfica moderna comercialmente bem sucedida. A primeira esferográfica tinha sido inventada aproximadamente 50 anos antes por John J. Loud, mas não foi um sucesso comercial.
Faz igualmente hoje anos que nascia, em 1901, o físico ítalo-americano Enrico Fermi. Ele recebeu o Prémio Nobel da Física em 1938 como um dos principais arquitectos da era nuclear. Foi o último dos físicos de dupla ameaça: um génio na criação tanto de teorias esotéricas como de experiências elegantes. Em 1933, desenvolveu a teoria do decaimento beta, postulando que o recém-descoberto decaimento de neutrões a um protão emite um electrão e uma partícula a que chamou um neutrino. O desenvolvimento da teoria para explicar este decaimento resultou mais tarde na descoberta da fraca força de interacção. Ele desenvolveu as estatísticas matemáticas necessárias para esclarecer uma grande classe de fenómenos subatómicos, descobriu a radioactividade induzida por neutrões, e dirigiu a primeira reacção em cadeia controlada envolvendo a fissão nuclear.
Faz também hoje anos que nascia, em 1920, o químico britânico Peter D. Mitchell. Ele recebeu o Prémio Nobel da Química de 1978 por ajudar a esclarecer como o ADP (adenosina difosfato) é convertido no composto energético ATP (adenosina trifosfato) nas mitocôndrias das células vivas.
Faz igualmente hoje anos que nascia, em 1925, o engenheiro e inventor norte-americano Paul MacCready. Ele inventou não só as primeiras máquinas voadoras movidas a energia humana, mas também as primeiras aeronaves movidas a energia solar a fazer voos sustentados. A 23 de Agosto de 1977, o avião movido a pedal, o Gossamer Condor, voou com sucesso uma rota de 1,15 milhas em número de 8 para demonstrar um voo sustentado e manobrável, pelo qual ganhou o Prémio Kremer de 50.000 libras (95.000 dólares). MacCready desenhou o Condor com o Dr. Peter Lissamen. A sua estrutura era feita de tubos finos de alumínio, cobertos com plástico mylar apoiado com fio de aço inoxidável. Em 1979, o Gossamer Albatross ganhou o segundo Prémio Kremer por ter feito um voo através do Canal da Mancha.
Por fim, faz hoje anos que nascia, em 1931, o físico de partículas norte-americano James Watson Cronin. Ele partilhou (com Val Logsdon Fitch) o Prémio Nobel da Física de 1980 pela “descoberta de violações dos princípios de simetria fundamental na decadência dos K‑mesons neutros”. A sua experiência provou que uma reacção inversa não segue o caminho da reacção original, o que implicava que o tempo tem um efeito sobre as interacções subatómicas de partículas. Assim, a experiência demonstrou uma quebra na simetria partícula-antipartícula para certas reacções de partículas subatómicas.
Faz hoje 68 que era fundada a Organização Europeia para a Investigação Nuclear, mais conhecida por CERN (derivado do nome Conseil européen pour la recherche nucléaire). Foi inicialmente constituido por 12 membros fundadores: Bélgica, Dinamarca, França, República Federal da Alemanha, Grécia, Itália, Países Baixos, Noruega, Suécia, Suíça, Reino Unido, e Jugoslávia. Actualmente tem 23 membros e das descobertas feitas por esta organização destacam-se a descoberta de correntes neutras na câmara da bolha da Gargamelle em 1973, a descoberta dos bósons W e Z nas experiências dos UA1 e UA2 em 1983, a determinação do número de famílias de neutrinos leves no Large Electron-Positron Collider (LEP) a operar no pico do bosão Z em 1989, a primeira criação de átomos anti-hidrogénio na experiência PS210 em 1995, a descoberta da violação directa da CP na experiência NA48 em 1999, o Programa Heavy Ion descobriu um novo estado da matéria, o Plasma Quark Gluon em 2000, o isolamento de 38 átomos de anti-hidrogénio em 2010, a Manutenção de anti-hidrogénio durante mais de 15 minutos em 2011, e um bóson com uma massa de cerca de 125 GeV/c2 consistente com o bóson de Higgs, há muito procurado em 2012. É também de realçar que o projecto da World Wide Web foi incubado no CERN.
Nesta semana que passou, a NASA fez colidir a sonda DART contra um asteroide. Após 10 meses de voo no espaço, o Double Asteroid Redirection Test (DART) da NASA — a primeira demonstração mundial de tecnologia de defesa planetária — teve um impacto bem sucedido no seu alvo asteróide, a primeira tentativa da agência para mover um asteróide no espaço.
Na Newsletter desta semana apresentamos diversas noticias, artigos científicos, projetos de maker e alguns vídeos interessantes. É apresentada a revista MagPI nº 122 de Outubro e o livro “Contribute To Open Source: The Right Way 3Rd Edition”.
Esta Newsletter encontra-se mais uma vez disponível no sistema documenta do altLab. Todas as Newsletters encontram-se indexadas no link.