Newsletter Nº386

Newsletter Nº386
News­let­ter Nº386

Faz hoje anos que nas­cia, em 1759, o enge­nhei­ro e eco­no­mis­ta esco­cês Wil­li­am Play­fair. Ele foi pio­nei­ro na repre­sen­ta­ção grá­fi­ca de esta­tís­ti­cas, cri­an­do o grá­fi­co de linhas, grá­fi­co de bar­ras e grá­fi­co de tar­tes, embo­ra o seu nome seja pou­co conhe­ci­do. As suas inven­ções e paten­tes incluíam máqui­nas meta­lúr­gi­cas, a pro­du­ção em mas­sa de colhe­res pra­te­a­das, melho­ra­men­tos em alfai­as agrí­co­las, e modi­fi­ca­ção dos arcos para os navi­os para aumen­tar a velo­ci­da­de. Ganhou expe­ri­ên­cia como apren­diz de Andrew Mei­kle (inven­tor da debu­lha­do­ra) e tra­ba­lhan­do com James Watt e Matthew Boul­ton (fabri­can­tes de moto­res a vapor). O livro Play­fair Com­mer­ci­al and Poli­ti­cal Atlas (1786), que intro­du­ziu os seus méto­dos de expo­si­ção grá­fi­ca, foi o pri­mei­ro gran­de tra­ba­lho a uti­li­zar grá­fi­cos estatísticos.

Faz tam­bém hoje anos que nas­cia, em 1791, o físi­co e quí­mi­co inglês Micha­el Fara­day. Ele ficou conhe­ci­do pelas mui­tas expe­ri­ên­ci­as que con­tri­buí­ram gran­de­men­te para a com­pre­en­são do elec­tro­mag­ne­tis­mo. Embo­ra fos­se um dos mai­o­res expe­ri­men­ta­lis­tas, era em gran­de par­te auto­di­dac­ta. Nome­a­do por Sir Humphry Davy como seu assis­ten­te na Ins­ti­tui­ção Real, Fara­day con­cen­trou-se ini­ci­al­men­te na quí­mi­ca ana­lí­ti­ca, e des­co­briu o ben­ze­no em 1825. O seu tra­ba­lho mais impor­tan­te foi no cam­po do elec­tro­mag­ne­tis­mo, no qual demons­trou rota­ção elec­tro­mag­né­ti­ca e des­co­briu indu­ção elec­tro­mag­né­ti­ca (a cha­ve para o desen­vol­vi­men­to do dína­mo eléc­tri­co e do motor). Des­co­briu tam­bém o dia­mag­ne­tis­mo e as leis da elec­tró­li­se. Publi­cou arti­gos pio­nei­ros que leva­ram ao uso prá­ti­co da elec­tri­ci­da­de, e defen­deu o uso da luz eléc­tri­ca em faróis. A uni­da­de que mede a capa­ci­tân­cia é o Farad (F) em home­na­gem a Faraday.

Por fim, faz hoje anos que nas­cia, em 1959, o astro­fí­si­co nor­te-ame­ri­ca­no Saul Perl­mut­ter. Ele par­ti­lhou (com Bri­an P. Sch­midt e Adam G. Riess) o Pré­mio Nobel da Físi­ca 2011 pela “des­co­ber­ta da expan­são ace­le­ra­da do Uni­ver­so atra­vés de obser­va­ções de super­no­vas dis­tan­tes”. Para este efei­to, tinha sido co-fun­da­dor (1988) e lide­rou o Pro­jec­to Inter­na­ci­o­nal Super­no­va Cos­mo­logy base­a­do no Labo­ra­tó­rio Naci­o­nal Lawren­ce Berkeley.

Na News­let­ter des­ta sema­na apre­sen­ta­mos diver­sas noti­ci­as, arti­gos cien­tí­fi­cos, pro­je­tos de maker e alguns víde­os inte­res­san­tes. É apre­sen­ta­da a revis­tar HackS­pa­ce Maga­zi­ne nº 59 de Outu­bro e os livros “Ele­ments of Pro­gram­ming” e “Fre­e­CAD for Makers”.

Esta News­let­ter encon­tra-se mais uma vez dis­po­ní­vel no sis­te­ma docu­men­ta do altLab. Todas as News­let­ters encon­tram-se inde­xa­das no link.