Newsletter Nº388

Newsletter Nº388
News­let­ter Nº388

Faz hoje anos que nas­cia, em 1735, o pio­nei­ro bri­tâ­ni­co [Jes­se Ramsden](https://en.wikipedia.org/wiki/Jesse_Ramsden). Ele con­ce­beu diver­sas de fer­ra­men­tas de pre­ci­são. Aos 23 anos, Rams­den optou por apren­der a fazer ins­tru­men­tos mate­má­ti­cos. Aos 27 anos de ida­de tinha o seu pró­prio negó­cio em Lon­dres e era conhe­ci­do como o dese­nha­dor mais hábil de ins­tru­men­tos mate­má­ti­cos, astro­nó­mi­cos, de topo­gra­fia e de nave­ga­ção do sécu­lo XVIII. É mais conhe­ci­do pelo design de um teles­có­pio e de um micros­có­pio (ocu­lar) ain­da hoje comum­men­te uti­li­za­do e com o seu nome. O cien­tis­ta fran­cês N. Cas­se­grain propôs o dese­nho de um teles­có­pio reflec­tor em 1672. Foi Rams­den, con­tu­do, 100 anos mais tar­de, que des­co­briu que este dese­nho reduz o emba­ça­men­to da ima­gem cau­sa­do pela esfe­ri­ci­da­de das len­tes ou espe­lhos. Tam­bém cons­truiu tor­nos, baró­me­tros, manó­me­tros e balan­ços de ensaio.

Faz tam­bém hoje anos que nas­cia, em 1831, o mate­má­ti­co ale­mão [Richard Dedekind](https://en.wikipedia.org/wiki/Richard_Dedekind). Ele desen­vol­veu uma gran­de rede­fi­ni­ção de núme­ros irra­ci­o­nais em ter­mos de con­cei­tos arit­mé­ti­cos. Embo­ra não tenha sido ple­na­men­te reco­nhe­ci­do na sua vida, o seu tra­ta­men­to das idei­as do infi­ni­to e do que cons­ti­tui um núme­ro real con­ti­nua a influ­en­ci­ar a mate­má­ti­ca moderna.

Faz igual­men­te hoje anos que nas­cia, em 1846, o enge­nhei­ro, inven­tor e indus­tri­al ame­ri­ca­no [Geor­ge Westinghouse](https://en.wikipedia.org/wiki/George_Westinghouse). Ele fun­dou a sua pró­pria empre­sa para fabri­car a sua inven­ção, o tra­vão de ar. Filho de um fabri­can­te de máqui­nas agrí­co­las de Nova Ior­que, come­çou aos 21 anos de ida­de a tra­ba­lhar numa nova fer­ra­men­ta que inven­tou para gui­ar vagões de com­boio des­car­ri­la­dos de vol­ta à via. Antes de mor­rer 46 anos mais tar­de, pro­du­zia trans­por­te fer­ro­viá­rio mais segu­ro, tur­bi­nas a vapor, ilu­mi­na­ção e aque­ci­men­to a gás, e elec­tri­ci­da­de. Fun­dou não só os nomes Wes­tinghou­se Air Bra­ke e Wes­tinghou­se Elec­tric, mas tam­bém Uni­on Swit­ch & Sig­nal e os pre­cur­so­res de Duques­ne Light, Equi­ta­ble Gas e Rockwell Inter­na­ti­o­nal. Foi tam­bém o prin­ci­pal res­pon­sá­vel pela adop­ção de cor­ren­te alter­na­da para trans­mis­são de ener­gia eléc­tri­ca nos Esta­dos Uni­dos, e deti­nha 400 patentes.

Faz tam­bém hoje anos que nas­cia, em 1866, o físi­co, enge­nhei­ro e inven­tor cana­di­a­no-ame­ri­ca­no [Regi­nald Fessenden](https://en.wikipedia.org/wiki/Reginald_Fessenden). Ele trans­mi­tiu o pri­mei­ro pro­gra­ma de voz e músi­ca. Em 1893, Fes­sen­den mudou-se para Pitts­burgh como che­fe de enge­nha­ria eléc­tri­ca na uni­ver­si­da­de, Fes­sen­den leu sobre o tra­ba­lho de Mar­co­ni e come­çou a fazer expe­ri­ên­ci­as com ele pró­prio. Mar­co­ni só con­se­guia trans­mi­tir o códi­go Mor­se. Mas o objec­ti­vo de Fes­sen­den era trans­mi­tir a voz huma­na e a músi­ca. Ele inven­tou a rádio AM “onda con­tí­nua”: som sobre­pos­to pela modu­la­ção de ampli­tu­de a uma onda de rádio por­ta­do­ra para trans­mis­são. Um recep­tor de rádio extrai o sinal da onda por­ta­do­ra para que o ouvin­te ouça o som ori­gi­nal. Fes­sen­den fez as pri­mei­ras trans­mis­sões de voz de lon­go alcan­ce na vés­pe­ra de Natal de 1906 a par­tir de uma esta­ção em Brant Rock, Mas­sa­chu­setts, ouviu cen­te­nas de qui­ló­me­tros no Atlântico.

Por fim, faz hoje anos que nas­cia, em 1903, o físi­co irlan­dês [Ernest Walton](https://en.wikipedia.org/wiki/Ernest_Walton). Ele rece­beu, com Sir John Dou­glas Cock­croft da Ingla­ter­ra, o Pré­mio Nobel da Físi­ca de 1951 pelo desen­vol­vi­men­to do pri­mei­ro ace­le­ra­dor de par­tí­cu­las nucle­a­res, conhe­ci­do como o gera­dor Cock­croft-Wal­ton. O ace­le­ra­dor foi cons­truí­do numa sala em desu­so no Labo­ra­tó­rio Caven­dish, e for­ne­ci­do com vári­as cen­te­nas de qui­lo­volts de um cir­cui­to mul­ti­pli­ca­dor de vol­ta­gem con­ce­bi­do e cons­truí­do por Coc­kroft e Wal­ton. A 14 de Abril de 1932 Wal­ton ligou o fei­xe de pro­tões a um alvo de lítio. Ape­sar de todas as pro­ba­bi­li­da­des con­tra eles, con­se­gui­ram ser os pri­mei­ros a divi­dir o áto­mo, e Wal­ton foi o pri­mei­ro a ver a reac­ção a ter lugar. Eles iden­ti­fi­ca­ram os pro­du­tos de desin­te­gra­ção como par­tí­cu­las alfa (núcle­os de hélio).

Nes­ta sema­na que pas­sou na sequên­cia da apro­va­ção do Par­la­men­to, os con­su­mi­do­res da UE pode­rão em bre­ve uti­li­zar uma úni­ca solu­ção de car­re­ga­men­to para os seus dis­po­si­ti­vos elec­tró­ni­cos. Até ao final de 2024, todos os tele­mó­veis, tablets e câma­ras foto­grá­fi­cas ven­di­dos na UE terão de estar equi­pa­dos com uma por­ta USB de car­re­ga­men­to tipo C. A par­tir da Pri­ma­ve­ra de 2026, a obri­ga­ção esten­der-se‑á aos com­pu­ta­do­res por­tá­teis. A nova lei, apro­va­da pelo ple­ná­rio na ter­ça-fei­ra com 602 votos a favor, 13 con­tra e 8 abs­ten­ções, faz par­te de um esfor­ço mais amplo da UE para redu­zir o lixo elec­tró­ni­co e para capa­ci­tar os con­su­mi­do­res a faze­rem esco­lhas mais sustentáveis.

Tam­bém nes­ta sema­na que pas­sou a ver­são final do Linux 6.0 ini­cia a série 6.x na sua for­ma mais fina, tra­zen­do um con­jun­to de melho­ri­as de desem­pe­nho, novo supor­te de hard­ware, cor­rec­ções de segu­ran­ça, e o habi­tu­al saco de agar­ra­men­to de ajus­tes no sis­te­ma de fichei­ros. Anun­ci­an­do o lan­ça­men­to na Linux Ker­nel Mai­ling List, Linus Tor­valds dis­se: “Como se espe­ra que seja cla­ro para todos, a gran­de alte­ra­ção do núme­ro de ver­sões é mais sobre eu ficar sem dedos dos pés e das mãos do que sobre quais­quer gran­des mudan­ças fun­da­men­tais”. De entre as novi­da­des temos supor­te de Ker­nel para auten­ti­ca­ção NVMe in-band, Sub­sis­te­ma de veri­fi­ca­ção em run­ti­me, Dri­ver ker­nel do Rasp­ber­ry Pi 4 V3D, IO_uring em user-spa­ce, escri­tas buf­fe­ri­za­das em filesys­tem XFS, supor­te para o pro­to­co­lo Send v2 do filesys­tem Btrfs, H.265/HEVC API pro­mo­vi­da a estável.

Por fim, esta sema­na que pas­sou o CEO da Tes­la, Elon Musk, reve­lou um pro­tó­ti­po de um robô huma­nói­de “Opti­mus” que par­ti­lha algum soft­ware e sen­so­res de IA com as carac­te­rís­ti­cas de assis­tên­cia ao con­du­tor dos seus auto­mó­veis Auto­pi­lot. No iní­cio da apre­sen­ta­ção do Dia da IA de Tes­la 2022, Musk reco­nhe­ceu que tinha “um tipo de fato” no ano pas­sa­do, mas pro­me­teu algo mui­to mais impres­si­o­nan­te hoje. Segun­do Musk, este pro­tó­ti­po pode fazer mais do que aqui­lo que foi mos­tra­do ao vivo, mas “a pri­mei­ra vez que fun­ci­o­nou sem uma cor­da foi esta noi­te no pal­co”. Musk pre­viu que pode­ria atin­gir um pre­ço “pro­va­vel­men­te infe­ri­or a 20.000 dóla­res” e mais tar­de, numa ses­são de per­gun­tas e res­pos­tas, expli­cou que Tes­la é mui­to bom na cons­tru­ção da IA e dos actu­a­do­res neces­sá­ri­os para a robó­ti­ca, com base na expe­ri­ên­cia de pro­du­zir uni­da­des de acci­o­na­men­to para car­ros eléc­tri­cos. Musk dis­se que isso a aju­da­ria a colo­car robôs capa­zes na pro­du­ção e a come­çar por tes­tá-los den­tro das suas fábricas.

Na News­let­ter des­ta sema­na apre­sen­ta­mos diver­sas noti­ci­as, arti­gos cien­tí­fi­cos, pro­je­tos de maker e alguns víde­os interessantes.

Esta News­let­ter encon­tra-se mais uma vez dis­po­ní­vel no sis­te­ma docu­men­ta do altLab. Todas as News­let­ters encon­tram-se inde­xa­das no link.