Newsletter Nº387

Newsletter Nº387
News­let­ter Nº387

Faz hoje anos que nas­cia, em 1803, o mate­má­ti­co fran­cês Jac­ques Char­les-Fran­çois Sturm. Ele é res­pon­sá­vel pelo teo­re­ma de Sturm, uma impor­tan­te con­tri­bui­ção para a teo­ria das equa­ções. Enquan­to tutor da famí­lia de Bro­glie em Paris (1823–24), Sturm conhe­ceu mui­tos dos prin­ci­pais cien­tis­tas e mate­má­ti­cos fran­ce­ses. Em 1826, com o enge­nhei­ro suí­ço Dani­el Col­la­don, ele fez a pri­mei­ra deter­mi­na­ção pre­ci­sa da velo­ci­da­de do som na água. Um ano mais tar­de escre­veu um ensaio pre­mi­a­do sobre flui­dos com­pres­sí­veis. Des­de a épo­ca de René Des­car­tes, exis­tia o pro­ble­ma de encon­trar o núme­ro de solu­ções de uma dada equa­ção dife­ren­ci­al de segun­da ordem den­tro de um deter­mi­na­do inter­va­lo da variá­vel. Sturm for­ne­ceu uma solu­ção com­ple­ta para o pro­ble­ma com o seu teo­re­ma que apa­re­ceu pela pri­mei­ra vez em Mémoi­re sur la réso­lu­ti­on des équa­ti­ons numé­ri­ques (1829; “Tra­ta­do sobre Equa­ções Numé­ri­cas”). Estes prin­cí­pi­os foram apli­ca­dos no desen­vol­vi­men­to da mecâ­ni­ca quân­ti­ca, como na solu­ção da equa­ção de Schrö­din­ger e dos seus valores-limite.

Faz tam­bém hoje anos que nas­cia, em 1899, o inven­tor hún­ga­ro-argen­ti­no Lász­ló Bíró. Ele paten­te­ou a pri­mei­ra esfe­ro­grá­fi­ca moder­na comer­ci­al­men­te bem suce­di­da. A pri­mei­ra esfe­ro­grá­fi­ca tinha sido inven­ta­da apro­xi­ma­da­men­te 50 anos antes por John J. Loud, mas não foi um suces­so comercial.

Faz igual­men­te hoje anos que nas­cia, em 1901, o físi­co íta­lo-ame­ri­ca­no Enri­co Fer­mi. Ele rece­beu o Pré­mio Nobel da Físi­ca em 1938 como um dos prin­ci­pais arqui­tec­tos da era nucle­ar. Foi o últi­mo dos físi­cos de dupla ame­a­ça: um génio na cri­a­ção tan­to de teo­ri­as eso­té­ri­cas como de expe­ri­ên­ci­as ele­gan­tes. Em 1933, desen­vol­veu a teo­ria do decai­men­to beta, pos­tu­lan­do que o recém-des­co­ber­to decai­men­to de neu­trões a um pro­tão emi­te um elec­trão e uma par­tí­cu­la a que cha­mou um neu­tri­no. O desen­vol­vi­men­to da teo­ria para expli­car este decai­men­to resul­tou mais tar­de na des­co­ber­ta da fra­ca for­ça de inte­rac­ção. Ele desen­vol­veu as esta­tís­ti­cas mate­má­ti­cas neces­sá­ri­as para escla­re­cer uma gran­de clas­se de fenó­me­nos suba­tó­mi­cos, des­co­briu a radi­o­ac­ti­vi­da­de indu­zi­da por neu­trões, e diri­giu a pri­mei­ra reac­ção em cadeia con­tro­la­da envol­ven­do a fis­são nuclear.

Faz tam­bém hoje anos que nas­cia, em 1920, o quí­mi­co bri­tâ­ni­co Peter D. Mit­chell. Ele rece­beu o Pré­mio Nobel da Quí­mi­ca de 1978 por aju­dar a escla­re­cer como o ADP (ade­no­si­na difos­fa­to) é con­ver­ti­do no com­pos­to ener­gé­ti­co ATP (ade­no­si­na tri­fos­fa­to) nas mitocôn­dri­as das célu­las vivas.

Faz igual­men­te hoje anos que nas­cia, em 1925, o enge­nhei­ro e inven­tor nor­te-ame­ri­ca­no Paul Mac­Cre­ady. Ele inven­tou não só as pri­mei­ras máqui­nas voa­do­ras movi­das a ener­gia huma­na, mas tam­bém as pri­mei­ras aero­na­ves movi­das a ener­gia solar a fazer voos sus­ten­ta­dos. A 23 de Agos­to de 1977, o avião movi­do a pedal, o Gos­sa­mer Con­dor, voou com suces­so uma rota de 1,15 milhas em núme­ro de 8 para demons­trar um voo sus­ten­ta­do e mano­brá­vel, pelo qual ganhou o Pré­mio Kre­mer de 50.000 libras (95.000 dóla­res). Mac­Cre­ady dese­nhou o Con­dor com o Dr. Peter Lis­sa­men. A sua estru­tu­ra era fei­ta de tubos finos de alu­mí­nio, cober­tos com plás­ti­co mylar apoi­a­do com fio de aço ino­xi­dá­vel. Em 1979, o Gos­sa­mer Alba­tross ganhou o segun­do Pré­mio Kre­mer por ter fei­to um voo atra­vés do Canal da Mancha.

Por fim, faz hoje anos que nas­cia, em 1931, o físi­co de par­tí­cu­las nor­te-ame­ri­ca­no James Wat­son Cro­nin. Ele par­ti­lhou (com Val Logs­don Fit­ch) o Pré­mio Nobel da Físi­ca de 1980 pela “des­co­ber­ta de vio­la­ções dos prin­cí­pi­os de sime­tria fun­da­men­tal na deca­dên­cia dos K‑mesons neu­tros”. A sua expe­ri­ên­cia pro­vou que uma reac­ção inver­sa não segue o cami­nho da reac­ção ori­gi­nal, o que impli­ca­va que o tem­po tem um efei­to sobre as inte­rac­ções suba­tó­mi­cas de par­tí­cu­las. Assim, a expe­ri­ên­cia demons­trou uma que­bra na sime­tria par­tí­cu­la-anti­par­tí­cu­la para cer­tas reac­ções de par­tí­cu­las subatómicas.

Faz hoje 68 que era fun­da­da a Orga­ni­za­ção Euro­peia para a Inves­ti­ga­ção Nucle­ar, mais conhe­ci­da por CERN (deri­va­do do nome Con­seil euro­péen pour la recher­che nucléai­re). Foi ini­ci­al­men­te cons­ti­tui­do por 12 mem­bros fun­da­do­res: Bél­gi­ca, Dina­mar­ca, Fran­ça, Repú­bli­ca Fede­ral da Ale­ma­nha, Gré­cia, Itá­lia, Paí­ses Bai­xos, Noru­e­ga, Sué­cia, Suí­ça, Rei­no Uni­do, e Jugos­lá­via. Actu­al­men­te tem 23 mem­bros e das des­co­ber­tas fei­tas por esta orga­ni­za­ção des­ta­cam-se a des­co­ber­ta de cor­ren­tes neu­tras na câma­ra da bolha da Gar­ga­mel­le em 1973, a des­co­ber­ta dos bósons W e Z nas expe­ri­ên­ci­as dos UA1 e UA2 em 1983, a deter­mi­na­ção do núme­ro de famí­li­as de neu­tri­nos leves no Lar­ge Elec­tron-Posi­tron Col­li­der (LEP) a ope­rar no pico do bosão Z em 1989, a pri­mei­ra cri­a­ção de áto­mos anti-hidro­gé­nio na expe­ri­ên­cia PS210 em 1995, a des­co­ber­ta da vio­la­ção direc­ta da CP na expe­ri­ên­cia NA48 em 1999, o Pro­gra­ma Heavy Ion des­co­briu um novo esta­do da maté­ria, o Plas­ma Quark Glu­on em 2000, o iso­la­men­to de 38 áto­mos de anti-hidro­gé­nio em 2010, a Manu­ten­ção de anti-hidro­gé­nio duran­te mais de 15 minu­tos em 2011, e um bóson com uma mas­sa de cer­ca de 125 GeV/c2 con­sis­ten­te com o bóson de Higgs, há mui­to pro­cu­ra­do em 2012. É tam­bém de real­çar que o pro­jec­to da World Wide Web foi incu­ba­do no CERN.

Nes­ta sema­na que pas­sou, a NASA fez coli­dir a son­da DART con­tra um aste­roi­de. Após 10 meses de voo no espa­ço, o Dou­ble Aste­roid Redi­rec­ti­on Test (DART) da NASA — a pri­mei­ra demons­tra­ção mun­di­al de tec­no­lo­gia de defe­sa pla­ne­tá­ria — teve um impac­to bem suce­di­do no seu alvo aste­rói­de, a pri­mei­ra ten­ta­ti­va da agên­cia para mover um aste­rói­de no espaço.

Na News­let­ter des­ta sema­na apre­sen­ta­mos diver­sas noti­ci­as, arti­gos cien­tí­fi­cos, pro­je­tos de maker e alguns víde­os inte­res­san­tes. É apre­sen­ta­da a revis­ta Mag­PI nº 122 de Outu­bro e o livro “Con­tri­bu­te To Open Sour­ce: The Right Way 3Rd Edition”.

Esta News­let­ter encon­tra-se mais uma vez dis­po­ní­vel no sis­te­ma docu­men­ta do altLab. Todas as News­let­ters encon­tram-se inde­xa­das no link.