Faz hoje anos que nascia, em 1796, o inventor norte-americano Walter Hunt. Ele concebeu a primeira espingarda de repetição. Hunt começou a inventar no final da adolescência uma máquina para fiar linho, que patenteou em 1826. Inventou também um gongo para bombeiros (1827), uma serra florestal, um fogão que queimava carvão duro. Em 1834, inventou uma máquina de costura com ponto de fechadura, que não patenteou até ser demasiado tarde. Embora as suas invenções valessem a pena, ele não as conseguiu comercializar eficazmente. Em 1849, Hunt fez o primeiro alfinete de segurança a partir de um pedaço de arame de latão com cerca de oito polegadas de comprimento, enrolado no centro e protegido numa extremidade. Patenteou esta invenção como um “alfinete de vestuário”, e vendeu os direitos sobre ela por 400 dólares. O seu desenho de espingarda de 1849 tinha um carregador tubular por baixo do cano utilizado com as suas munições de bola “foguete” auto-propulsionadas.
Faz também hoje anos que nascia, em 1898, o físico austríaco-americano Isidor Isaac Rabi. Ele recebeu o Prémio Nobel da Física em 1944 pela sua invenção (em 1937) do método de ressonância magnética atómica e de feixe molecular para medir as propriedades magnéticas dos átomos, moléculas, e núcleos atómicos. Passou a maior parte da sua vida na Universidade de Columbia (1929–67), onde realizou a maior parte da sua investigação pioneira em radar e no momento magnético associado ao spin de electrões nas décadas de 1930 e 1940. O seu trabalho vencedor do Nobel levou à invenção do laser, do relógio atómico, e aos usos diagnósticos da ressonância magnética nuclear. Foi ele que deu origem à ideia do centro de investigação nuclear CERN em Genebra (fundado em 1954).
Faz igualmente hoje anos que nascia, em 1914, o inventor francês Marcel Bich. Ele construiu o seu império empresarial criando canetas, laminas de barbear e isqueiros Bic descartáveis. Em 1945, Marcel Bich e o seu amigo, Edouard Buffard, adquiriram uma fábrica vazia perto de Paris, França, e logo desenvolveram um próspero negócio, produzindo peças para canetas de tinta permanente e lápis mecânicos de chumbo. Mais tarde, Bich passou dois anos a desenvolver o seu desenho de esferográficas, e em 1949, conseguiu produzir uma esferográfica fiável e de baixo custo. Em 1973, o isqueiro Bic foi introduzido nos EUA, seguido de Bic Shavers, introduzido pela primeira vez em 1976.
Por fim, faz hoje anos que nascia, em 1917, o físico inglês Harry Boot. Ele trabalhou com John Randall no desenvolvimento do magnetrão da cavidade, o dispositivo gerador de micro-ondas utilizado no radar. Isto deu uma grande contribuição para vencer a Segunda Guerra Mundial. Os magnetrões anteriores feitos na década de 1920 davam uma baixa potência de saída. Em Fevereiro de 1940, os avanços de Randall e Boot na concepção do magnetrão de cavidade de pequeno tamanho, produziram comprimentos de onda de centímetros a uma potência muito superior, o que permitiu ao radar detectar objectos mais pequenos. Por sua vez, este equipamento mais compacto com uma antena mais pequena permitiu a fácil instalação móvel de radar de alta resolução em aeronaves.
Nesta semana que passou foi enviado para a estação espacial internacional um novo módulo russo. Devido a um problema técnico na acoplagem o módulo, chamado Nauka, começou a disparar inesperadamente os seus propulsores — o que fez com que toda a estação ficasse fora de posição. O módulo científico há muito esperado já tinha encontrado várias questões técnicas no seu caminho para a ISS, mas uma vez atracado na estação espacial na quinta-feira de manhã, parecia estar ok. Depois cerca de três horas após a sua chegada — por volta das 12:34 ET — Nauka começou subitamente a disparar os seus propulsores. Os astronautas da ISS disseram aos controladores de voo que estavam a ver algo estranho pelas suas janelas. Em resposta à falha, os controladores de voo começaram a disparar propulsores sobre duas outras partes do lado russo do ISS, incluindo o módulo de serviço, naquilo a que chamaram um “tug of war” para colocar a estação de novo na sua posição normal. Às 13h30 ET, os controladores de voo da ISS anunciaram que os propulsores da Nauka tinham finalmente parado de disparar e tinham recuperado o controlo do posicionamento da estação. Durante essa hora, Nauka tinha rodado a estação 45 graus.
Na Newsletter desta semana apresentamos diversas noticias, artigos científicos, projetos de maker assim como alguns videos interessantes. São apresentadas as revistas Hackspace Magazine nº 45 e a MagPI Nº107 de Agosto.
Esta Newsletter encontra-se mais uma vez disponível no sistema documenta do altLab. Todas as Newsletters encontram-se indexadas no link.