Newsletter Nº327

Newsletter Nº327
News­let­ter Nº327

Faz hoje anos que nas­cia, em 1802, o mate­má­ti­co noru­e­guês Niels Hen­rik Abel. Ele desen­vol­veu vári­os ramos da mate­má­ti­ca moder­na. Após um iní­cio len­to na esco­la, come­çou a mos­trar geni­a­li­da­de mate­má­ti­ca aos 15 anos de ida­de. Em 1823 pro­vou que não havia fór­mu­la algé­bri­ca para a solu­ção de uma equa­ção poli­no­mi­al geral do quin­to grau. Ele desen­vol­veu o con­cei­to de fun­ções elíp­ti­cas inde­pen­den­te­men­te de Carl Gus­tav Jaco­bi, e a teo­ria dos inte­grais e fun­ções abe­li­a­nas tor­nou-se um tema cen­tral da aná­li­se do final do sécu­lo XIX.

Faz tam­bém hoje anos que nas­cia, em 1924, o cien­tis­ta chi­nês Huang Hong­jia. Ele desen­vol­veu a teo­ria das ondas de aco­pla­men­to no cam­po da teo­ria das micro-ondas. Lide­rou uma equi­pa de inves­ti­ga­ção que desen­vol­veu com suces­so fibras ópti­cas mono-modo em 1980.

Por fim, faz hoje anos que nas­cia, em 1930, o Astro­nau­ta nor­te-ame­ri­ca­no Neil Alden Arms­trong. Ele foi o pri­mei­ro homem a cami­nhar na lua (a 20 de Julho de 1969, Apol­lo 11). Ser­viu como pilo­to da Mari­nha duran­te a Guer­ra da Coreia, ten­do depois ingres­sa­do no Comi­té Con­sul­ti­vo Naci­o­nal para a Aero­náu­ti­ca (que se tor­nou na NASA), como pilo­to de tes­tes civis. Em 1962, foi o pri­mei­ro civil a entrar no pro­gra­ma de trei­no de astro­nau­tas. Ganhou expe­ri­ên­cia como pilo­to de coman­do da mis­são Gemi­ni 8, que rea­li­zou a pri­mei­ra união físi­ca de duas naves espa­ci­ais em órbi­ta. Mais tar­de, foi coman­dan­te da mis­são lunar da Apol­lo 11.

Faz hoje 48 anos que era lan­ça­da a son­da Mars 6 em direc­ção a Mar­te. Esta foi uma das vári­as son­das sovié­ti­cas Mars — 4, 5, 6, e 7 — lan­ça­da em Julho-Agos­to de 1973. Ao che­gar a Mar­te, o módu­lo de des­ci­da sol­to-se para a sua mis­são de estu­dar a atmos­fe­ra e a super­fí­cie de Mar­te. Após 224 segun­dos de trans­mis­são de dados — os pri­mei­ros dados devol­vi­dos da atmos­fe­ra de Mar­te — o con­tac­to com o módu­lo de des­ci­da per­deu-se antes da sua pla­ne­a­da ater­ra­gem à super­fí­cie. Infe­liz­men­te, mui­tos des­tes dados eram ile­gí­veis devi­do a um chip de com­pu­ta­dor defei­tu­o­so. Foram rela­ta­das infor­ma­ções sobre pres­são, tem­pe­ra­tu­ra e vapor de água. O módu­lo de des­ci­da con­ti­nu­ou a envi­ar as medi­ções dos seus pró­pri­os instrumentos.

Em 1858 era com­ple­ta­do o pri­mei­ro cabo tran­sa­tlân­ti­co de tele­gra­fo. Esten­den­do-se por qua­se 3200 qui­ló­me­tros atra­vés do Atlân­ti­co a uma pro­fun­di­da­de fre­quen­te­men­te supe­ri­or a três qui­ló­me­tros. A 16 de Agos­to, o Pre­si­den­te James Bucha­nan e a Rai­nha Vitó­ria tro­ca­ram men­sa­gens for­mais intro­du­tó­ri­as e de cor­te­sia. Infe­liz­men­te, o cabo reve­lou-se fra­co e a cor­ren­te insu­fi­ci­en­te e, no iní­cio de Setem­bro, tinha dei­xa­do de funcionar.

Nes­ta sema­na que pas­sou o saté­li­te EUTELSAT QUANTUM foi lan­ça­do com suces­so na órbi­ta de trans­fe­rên­cia geo­es­ta­ci­o­ná­ria pela Ari­a­nes­pa­ce uti­li­zan­do um fogue­te Ari­a­ne 5 que des­co­lou do Cen­tro Espa­ci­al da Gui­a­na em Kou­rou, Gui­a­na Fran­ce­sa, às 21 horas, hora uni­ver­sal (23 horas CET) do dia 30 de Julho. A sepa­ra­ção ocor­reu após um voo de 37 minu­tos e a veri­fi­ca­ção dos sis­te­mas das naves espa­ci­ais foi então com­ple­ta­da com suces­so duran­te um perío­do de apro­xi­ma­da­men­te 3 horas. Cons­truí­do pela Air­bus Defen­ce and Spa­ce, o EUTELSAT QUANTUM anun­cia uma nova era de ser­vi­ço comer­ci­al via saté­li­te. As suas carac­te­rís­ti­cas repro­gra­má­veis em órbi­ta esta­be­le­cem um novo padrão de fle­xi­bi­li­da­de que per­mi­ti­rá aos uti­li­za­do­res, nome­a­da­men­te nos mer­ca­dos de Gover­no e Mobi­li­da­de, defi­nir e mol­dar acti­va­men­te o desem­pe­nho e alcan­çar gra­ças ao seu dese­nho base­a­do em software.

Na News­let­ter des­ta sema­na apre­sen­ta­mos diver­sas noti­ci­as, arti­gos cien­tí­fi­cos, pro­je­tos de maker assim como alguns vide­os interessantes.

Esta News­let­ter encon­tra-se mais uma vez dis­po­ní­vel no sis­te­ma docu­men­ta do altLab. Todas as News­let­ters encon­tram-se inde­xa­das no link.