Newsletter Nº325

Newsletter Nº325
News­let­ter Nº325

Faz hoje anos que nas­cia, em 1784, o astró­no­mo ale­mão Fri­e­dri­ch Bes­sel. Ele pas­sou toda a sua car­rei­ra des­de os 26 anos de ida­de (nome­a­do 1809) como direc­tor de Fre­de­rick Wil­li­am III do novo Obser­va­tó­rio Königs­berg da Prús­sia e pro­fes­sor de astro­no­mia. A sua tare­fa monu­men­tal era deter­mi­nar as posi­ções e os movi­men­tos ade­qua­dos para cer­ca de 50.000 estre­las, o que per­mi­tiu a pri­mei­ra deter­mi­na­ção pre­ci­sa das dis­tân­ci­as inte­res­te­la­res. O tra­ba­lho de Bes­sel na deter­mi­na­ção das cons­tan­tes de pré-ces­são, nuta­ção e aber­ra­ção ganhou-lhe mais hon­ras. Para além do sol, foi o pri­mei­ro a medir a dis­tân­cia de uma estre­la, por para­la­xe, de 61 Cyg­ni (1838). Na aná­li­se mate­má­ti­ca, ele é conhe­ci­do pela sua fun­ção de Bessel.

Faz tam­bém hoje anos que nas­cia, em 1887, o físi­co quân­ti­co ale­mão Gus­tav Ludwig Hertz. Ele, com James Franck, rece­beu o Pré­mio Nobel da Físi­ca em 1925 pela expe­ri­ên­cia Franck-Hertz, que con­fir­mou a teo­ria quân­ti­ca de que a ener­gia só pode ser absor­vi­da por um áto­mo em quan­ti­da­des defi­ni­das e for­ne­ceu uma impor­tan­te con­fir­ma­ção do mode­lo ató­mi­co de Bohr. Era um sobri­nho de Hein­ri­ch Hertz.

Em 1894 era rea­li­za­da a pri­mei­ra cor­ri­da de car­ros entre cida­des, entre Paris e Rou­en em Fran­ça. É con­si­de­ra­da a pri­mei­ra cor­ri­da auto­mó­vel competitiva.

Nes­ta sema­na que pas­sou, a Blue Ori­gin com­ple­tou com suces­so o pri­mei­ro voo huma­no da New She­pard com qua­tro cida­dãos a bor­do. A tri­pu­la­ção incluía Jeff Bezos, Mark Bezos, Wally Funk e Oli­ver Dae­men, que se tor­na­ram todos ofi­ci­al­men­te astro­nau­tas quan­do pas­sa­ram a Linha Kár­mán, a fron­tei­ra do espa­ço reco­nhe­ci­da inter­na­ci­o­nal­men­te. Wally Funk, 82 anos, tor­nou-se a pes­soa mais velha a voar no espa­ço. Oli­ver Dae­men, 18 anos, foi o pri­mei­ro astro­nau­ta comer­ci­al de sem­pre a com­prar um bilhe­te e a voar para o espa­ço num veí­cu­lo espa­ci­al pri­va­do e licen­ci­a­do a par­tir de um local de lan­ça­men­to pri­va­do. Tor­nou-se tam­bém a pes­soa mais jovem a voar no espaço.
O New She­pard tor­nou-se o pri­mei­ro veí­cu­lo comer­ci­al sob uma licen­ça de veí­cu­lo de lan­ça­men­to reu­ti­li­zá­vel subor­bi­tal a voar cli­en­tes pagan­tes, tan­to de car­ga útil como de astro­nau­ta, para o espa­ço e de volta.
Jeff e Mark Bezos tor­na­ram-se os pri­mei­ros irmãos a voar jun­tos no espaço.

Na News­let­ter des­ta sema­na apre­sen­ta­mos diver­sas noti­ci­as, arti­gos cien­tí­fi­cos, pro­je­tos de maker assim como alguns vide­os interessantes.

Esta News­let­ter encon­tra-se mais uma vez dis­po­ní­vel no sis­te­ma docu­men­ta do altLab. Todas as News­let­ters encon­tram-se inde­xa­das no link.