Newsletter Nº405

Newsletter Nº405
News­let­ter Nº405

Faz hoje anos que nas­cia, em 1522, o mate­má­ti­co ita­li­a­no Lodo­vi­co Fer­ra­ri. Ele foi o pri­mei­ro a encon­trar uma solu­ção algé­bri­ca para a equa­ção biqua­drá­ti­ca, ou quar­tic (uma equa­ção algé­bri­ca que con­tém o quar­to poder da quan­ti­da­de des­co­nhe­ci­da mas sem poder superior).

Faz tam­bém hoje anos que nas­cia, em 1984, o físi­co holan­dês Hans Kra­mers. Ele tra­ba­lhou com Niels Bohr para com­pre­en­der como as ondas elec­tro­mag­né­ti­cas inte­ra­gem com a maté­ria e fez impor­tan­tes con­tri­bui­ções para a mecâ­ni­ca quân­ti­ca e a físi­ca esta­tís­ti­ca. Em 1925, com Wer­ner Hei­sen­berg, desen­vol­veu a fór­mu­la de dis­per­são de Kra­mers-Hei­sen­berg. É tam­bém creditado[3] por ter intro­du­zi­do em 1948 o con­cei­to de renor­ma­li­za­ção na teo­ria quân­ti­ca de cam­po, embo­ra a sua abor­da­gem fos­se não-rela­ti­vis­ta. É tam­bém cre­di­ta­do pelas rela­ções Kra­mers-Kro­nig com Ralph Kro­nig, que são equa­ções mate­má­ti­cas que rela­ci­o­nam par­tes reais e ima­gi­ná­ri­as de fun­ções com­ple­xas limi­ta­das pela cau­sa­li­da­de. Uma outra refe­re-se a uma rota­ção de Kra­mers quan­do a taxa de pas­sa­gem da bar­rei­ra ter­mi­ca­men­te acti­va­da em fun­ção do amor­te­ci­men­to pas­sa por um máxi­mo, pas­san­do assim por uma tran­si­ção entre os regi­mes de difu­são de ener­gia e de difu­são espa­ci­al. É tam­bém conhe­ci­do pelo teo­re­ma de Kramers.

Em 1935, o detec­ti­ve Leo­nard Kee­ler rea­li­zou a pri­mei­ra uti­li­za­ção da sua inven­ção, o polí­gra­fo Kee­ler, ou máqui­na detec­tor de men­ti­ras, nes­te dia, em Por­ta­ge, WI. Os exa­mi­na­dos foram dois cri­mi­no­sos Cecil Loni­el­lo e Tony Grig­na­no, que foram con­de­na­dos por agres­são no seu jul­ga­men­to, onde os resul­ta­dos foram intro­du­zi­dos como prova.

Na News­let­ter des­ta sema­na apre­sen­ta­mos diver­sas noti­ci­as, arti­gos cien­tí­fi­cos, pro­je­tos de maker e alguns víde­os interessantes.

Esta News­let­ter encon­tra-se mais uma vez dis­po­ní­vel no sis­te­ma docu­men­ta do altLab. Todas as News­let­ters encon­tram-se inde­xa­das no link.