Newsletter Nº406

Newsletter Nº406
News­let­ter Nº406

Faz hoje anos que nas­cia, em 1775, o mate­má­ti­co, poe­ta e dra­ma­tur­go hún­ga­ro Far­kas Bolyai. Ele pas­sou uma vida intei­ra a ten­tar pro­var o pos­tu­la­do de Eucli­des (quin­to) de que as linhas para­le­las não se encon­tram. Enquan­to estu­da­va na Uni­ver­si­da­de de Göt­tin­gen, conhe­ceu como cole­ga, o notá­vel mate­má­ti­co ale­mão Carl F. Gauss, com quem cor­res­pon­dia como ami­go de toda a vida. Bolyai ensi­nou mate­má­ti­ca, físi­ca e quí­mi­ca em Maros­vá­sárhely duran­te toda a sua vida.

Faz tam­bém hoje anos que nas­cia, em 1846, o enge­nhei­ro e dese­nha­dor ale­mão Wilhelm May­ba­ch. Ele inven­tou o car­bu­ra­dor spray e foi o desig­ner-che­fe dos pri­mei­ros auto­mó­veis Mer­ce­des (1900–01). Aos 26 anos, come­çou a dese­nhar car­ros com Got­tli­eb Daim­ler e Niko­laus Otto, com quem desen­vol­veu o ciclo do motor a qua­tro tem­pos. Em Abril de 1882, May­ba­ch jun­tou-se a Got­tli­eb Daim­ler numa par­ce­ria para pro­du­zir um motor a gaso­li­na leve e de alta velo­ci­da­de ade­qua­do para veí­cu­los. May­ba­ch inven­tou o car­bu­ra­dor de ali­men­ta­ção flu­tu­an­te (1893) no qual o com­bus­tí­vel era vapo­ri­za­do pas­san­do por um jac­to como um spray fino e mis­tu­ra­do com ar para pro­du­zir uma mis­tu­ra com­bus­tí­vel para o motor. May­ba­ch con­ce­beu o pri­mei­ro car­ro Mer­ce­des para a Daim­ler em 1901, mas refor­mou-se em 1907 para con­ce­ber e fabri­car moto­res para os diri­gí­veis Zep­pe­lin. O seu filho, Karl May­ba­ch, seguiu‑o na pro­du­ção de auto­mó­veis de luxo.

Por fim, faz hoje anos que nas­cia, em 1910, o bioquí­mi­co fran­cês Jac­ques Monod. Ele, jun­ta­men­te com Fran­çois Jacob, inves­ti­gou como os genes regu­lam o meta­bo­lis­mo celu­lar diri­gin­do a bios­sín­te­se das enzi­mas. A dupla par­ti­lhou (com André Lwoff) o Pré­mio Nobel da Medi­ci­na de 1965. Monod des­co­briu o sis­te­ma ope­ron que con­tro­la a acção dos genes nas bactérias.

Em 1996, pou­co mais de um ano após terem cri­a­do o ele­men­to 111, uma equi­pa de cien­tis­tas ale­mães lide­ra­da por Peter Arm­brus­ter na Gesells­chaft für schwe­ri­o­nen­fors­chung (GSI) em Darms­tadt, Ale­ma­nha, afir­mou ter cri­a­do um áto­mo do ele­men­to 112. O seu núcleo tem 112 pró­tons e 166 neu­trões, dan­do-lhe um núme­ro de mas­sa de 277. Como novo ele­men­to, foi nome­a­do unun­bium, sím­bo­lo Uub, de acor­do com um sis­te­ma adop­ta­do inter­na­ci­o­nal­men­te para nome­ar novos ele­men­tos. Isto foi base­a­do na pre­sen­ça de um áto­mo do ele­men­to fei­to ace­le­ran­do os áto­mos de zin­co a alta velo­ci­da­de e bom­bar­de­an­do-os para chum­bo. Quan­do um áto­mo de cada um se fun­diu para fazer o novo núcleo, este durou uma frac­ção de milé­si­mo de segun­do antes de se decom­por, emi­tin­do uma par­tí­cu­la alfa para se tor­nar um núcleo do ele­men­to 110. Mais tar­de este ele­men­to pas­sa­ria a cha­mar-se Coper­ní­cio e ter o sím­bo­lo Cn.

Na News­let­ter des­ta sema­na apre­sen­ta­mos diver­sas noti­ci­as, arti­gos cien­tí­fi­cos, pro­je­tos de maker e alguns víde­os interessantes.

Esta News­let­ter encon­tra-se mais uma vez dis­po­ní­vel no sis­te­ma docu­men­ta do altLab. Todas as News­let­ters encon­tram-se inde­xa­das no link.