Newsletter Nº404

Newsletter Nº404
News­let­ter Nº404

Faz hoje anos que nas­cia, em 1832, o cirur­gião e inven­tor nor­te-ame­ri­ca­no Rufus Henry Gil­bert. Ele desem­pe­nhou um papel impor­tan­te no desen­vol­vi­men­to do trân­si­to rápi­do na cida­de de Nova Ior­que. Depois de ser­vir como cirur­gião no Exér­ci­to Fede­ral na Guer­ra Civil, inte­res­sou-se pelo trân­si­to rápi­do como meio de liber­tar as pes­so­as de vive­rem nos cor­ti­ços insa­lu­bres e api­nha­dos nos cen­tros das gran­des cida­des. Gil­bert obte­ve duas paten­tes em 1870 sobre um sis­te­ma de tubos pneu­má­ti­cos, e incor­po­rou a Gil­bert Elec­tric Railway Com­pany a 17 de Junho de 1872, para cons­truir linhas ele­va­das na cida­de de Nova Ior­que. Os car­ros seri­am pro­pul­si­o­na­dos por pres­são de ar de tubos pneu­má­ti­cos mon­ta­dos na estru­tu­ra ele­va­da. Uma depres­são finan­cei­ra atra­sou a cons­tru­ção até 1876, e obri­gou à adop­ção de uma via con­ven­ci­o­nal com com­boi­os puxa­dos por loco­mo­ti­vas a vapor, que abriu a 6 de Junho de 1878.

Faz tam­bém hoje anos que nas­cia, em 1909, o quí­mi­co esco­cês Ale­xan­der King. Ele foi pio­nei­ro na sen­si­bi­li­za­ção ambi­en­tal, aler­tan­do para os peri­gos que o desen­vol­vi­men­to indus­tri­al exten­si­vo repre­sen­ta para o ambi­en­te. Ele co-comis­si­o­nou o rela­tó­rio Limi­tes ao Cres­ci­men­to de 1972, que ini­ci­ou a aten­ção inter­na­ci­o­nal às pre­o­cu­pa­ções ambi­en­tais. Con­ti­nua a ser um dos livros mais ven­di­dos do mun­do sobre o ambi­en­te. Depois de diri­gir a inves­ti­ga­ção cien­tí­fi­ca como par­te do esfor­ço de guer­ra na II Guer­ra Mun­di­al, vol­tou-se para a apli­ca­ção da ciên­cia para a melho­ria da vida. Em par­ti­cu­lar, foi cien­tis­ta che­fe no depar­ta­men­to de inves­ti­ga­ção cien­tí­fi­ca e indus­tri­al (1950–56), tra­ba­lhan­do para aju­dar as fábri­cas bri­tâ­ni­cas a tor­na­rem-se mais pro­du­ti­vas. Após a publi­ca­ção de Limi­tes ao Cres­ci­men­to, co-fun­dou o Clu­be de Roma, um gru­po de refle­xão cen­tra­do na for­ma de esta­be­le­cer um desen­vol­vi­men­to sus­ten­tá­vel. Foi o pre­si­den­te des­se gru­po em 1984–90.

Por fim, faz hoje anos que nas­cia, em 1911, o físi­co ger­ma­no-ame­ri­ca­no Poly­karp Kus­ch. Ele par­ti­lhou o Pré­mio Nobel da Físi­ca em 1955 pela sua deter­mi­na­ção pre­ci­sa de que o momen­to mag­né­ti­co do elec­trão é mai­or do que o seu valor teó­ri­co. Isto ele dedu­ziu ao pes­qui­sar a estru­tu­ra hiper­fi­na dos níveis ener­gé­ti­cos em cer­tos ele­men­tos, e em 1947 encon­trou uma dis­cre­pân­cia de cer­ca de 0,1% entre o valor obser­va­do e o pre­vis­to pela teo­ria. Embo­ra minu­ci­o­sa, esta ano­ma­lia foi de gran­de sig­ni­fi­ca­do e levou a teo­ri­as revis­tas sobre as inte­rac­ções dos elec­trões com a radi­a­ção elec­tro­mag­né­ti­ca, ago­ra conhe­ci­da como elec­tro­di­nâ­mi­ca quân­ti­ca. (Par­ti­lhou o pré­mio com Wil­lis E. Lamb, Jr., que rea­li­zou expe­ri­ên­ci­as inde­pen­den­tes mas rela­ci­o­na­das na Uni­ver­si­da­de de Colum­bia sobre a estru­tu­ra hiper­fi­na do áto­mo de hidrogénio).

O Aste­rói­de 2023 BU tem apro­xi­ma­da­men­te o tama­nho de um camião e pre­vê-se que faça uma das apro­xi­ma­ções mais pró­xi­mas por um objec­to pró­xi­mo da Ter­ra algu­ma vez regis­ta­do. Nes­ta quin­ta-fei­ra, 26 de Janei­ro, um peque­no aste­rói­de pró­xi­mo da Ter­ra terá um encon­tro mui­to pró­xi­mo com o nos­so pla­ne­ta. Desig­na­do 2023 BU, o aste­rói­de vai fazer zoom sobre a pon­ta sul da Amé­ri­ca do Sul por vol­ta das 16:27 PST (19:27 p.m. EST) ape­nas 3.600 qui­ló­me­tros aci­ma da super­fí­cie do pla­ne­ta e bem den­tro da órbi­ta dos saté­li­tes geossíncronos.

Na News­let­ter des­ta sema­na apre­sen­ta­mos diver­sas noti­ci­as, arti­gos cien­tí­fi­cos, pro­je­tos de maker e alguns víde­os inte­res­san­tes. É apre­sen­ta­do a Mag­PI nº126 de Fevereiro.

Esta News­let­ter encon­tra-se mais uma vez dis­po­ní­vel no sis­te­ma docu­men­ta do altLab. Todas as News­let­ters encon­tram-se inde­xa­das no link.