Newsletter Nº389

Newsletter Nº389
News­let­ter Nº389

Faz hoje anos que nas­cia, em 1776, o mate­má­ti­co e enge­nhei­ro inglê Peter Bar­low. Ele inven­tou duas vari­e­da­des de len­tes teles­có­pi­cas acro­má­ti­cas (não-dis­tor­ce­do­ras de cor). Em 1819, Bar­low come­çou a tra­ba­lhar no pro­ble­ma do des­vio das bús­so­las de navi­os cau­sa­do pela pre­sen­ça de fer­ro no cas­co. Pelo seu méto­do de cor­rec­ção do des­vio por jus­ta­po­si­ção da bús­so­la com um peda­ço de fer­ro com a for­ma ade­qua­da, foi-lhe atri­buí­da a Meda­lha Copley. Em 1822, cons­truiu um dis­po­si­ti­vo que deve ser con­si­de­ra­do um dos pri­mei­ros mode­los de um motor eléc­tri­co for­ne­ci­do por cor­ren­te con­tí­nua. Tra­ba­lhou tam­bém no dese­nho de pon­tes, em par­ti­cu­lar tra­ba­lhan­do (1819–26) com Tho­mas Tel­ford no dese­nho da pon­te sobre o Estrei­to de Menai, a pri­mei­ra gran­de pon­te sus­pen­sa moder­na. Bar­low este­ve acti­vo duran­te o perío­do da cons­tru­ção fer­ro­viá­ria na Grã-Bretanha.

Por fim, faz hoje anos que nas­cia, em 1932, o mate­má­ti­co nor­te-ame­ri­ca­no John G. Thomp­son. Ele rece­beu a Meda­lha Fields em 1970 pelo seu tra­ba­lho em teo­ria de gru­po, resol­ven­do (com Wal­ter Feit) um dos seus pro­ble­mas mais espi­nho­sos, o cha­ma­do pro­ble­ma da “ordem estra­nha”. (A teo­ria de gru­po é um ramo da mate­má­ti­ca que se con­cen­tra no estu­do das sime­tri­as — tais como as sime­tri­as de uma figu­ra geo­mé­tri­ca, ou sime­tri­as que sur­gem em solu­ções para equa­ções algé­bri­cas). A pro­va de Thomp­son, com 253 pági­nas de equa­ções, pre­en­cheu um núme­ro intei­ro do Paci­fic Jour­nal of Mathe­ma­tics. Des­ta­ca-se como uma das mais lon­gas e com­ple­xas da mate­má­ti­ca. Thomp­son tam­bém cola­bo­rou na clas­si­fi­ca­ção dos gru­pos fini­tos sim­ples, os blo­cos de cons­tru­ção de gru­pos mais gerais. A teo­ria dos gru­pos tem apli­ca­ções impor­tan­tes em físi­ca, quí­mi­ca e outros campos.

Na News­let­ter des­ta sema­na apre­sen­ta­mos diver­sas noti­ci­as, arti­gos cien­tí­fi­cos, pro­je­tos de maker e alguns víde­os interessantes.

Esta News­let­ter encon­tra-se mais uma vez dis­po­ní­vel no sis­te­ma docu­men­ta do altLab. Todas as News­let­ters encon­tram-se inde­xa­das no link.