Newsletter Nº381

Newsletter Nº381
News­let­ter Nº381

Faz hoje anos que nas­cia, em 1685, o mate­má­ti­co bri­tâ­ni­co Bro­ok Tay­lor. Ele ficou conhe­ci­do pela série Tay­lor, um méto­do para expan­dir fun­ções em séri­es infi­ni­tas. Em 1708, Tay­lor pro­du­ziu uma solu­ção para o pro­ble­ma do cen­tro de osci­la­ção. O seu Metho­dus incre­men­to­rum direc­ta et inver­sa (“Direct and Indi­rect Methods of Incre­men­ta­ti­on”, 1715) intro­du­ziu o que ago­ra se cha­ma o cál­cu­lo das dife­ren­ças fini­tas. Usan­do isto, foi o pri­mei­ro a expres­sar mate­ma­ti­ca­men­te o movi­men­to de uma cor­da vibra­tó­ria com base em prin­cí­pi­os mecâ­ni­cos. Metho­dus tam­bém con­ti­nha o teo­re­ma de Tay­lor, mais tar­de reco­nhe­ci­do (1772) por Joseph Lagran­ge como a base do cál­cu­lo dife­ren­ci­al. Artis­ta dota­do, Tay­lor tam­bém escre­veu sobre prin­cí­pi­os bási­cos de pers­pec­ti­va (1715), con­ten­do o pri­mei­ro tra­ta­men­to geral do prin­cí­pio dos pon­tos de fuga.

Por fim, faz hoje anos que nas­cia, em 1897, o enge­nhei­ro ucra­no-ame­ri­ca­no Bern Dib­ner. Ele tra­ba­lhou como enge­nhei­ro duran­te a elec­tri­fi­ca­ção de Cuba. Per­ce­ben­do a neces­si­da­de de melho­res méto­dos de liga­ção de con­du­to­res eléc­tri­cos, em 1924, fun­dou a Burndy Engi­ne­e­ring Com­pany. Alguns anos mais tar­de, inte­res­sou-se pela his­tó­ria da ciên­cia renas­cen­tis­ta. Pos­te­ri­or­men­te, come­çou a colec­ci­o­nar livros e tudo o que encon­trou que esti­ves­se rela­ci­o­na­do com a his­tó­ria da ciên­cia. Esta tor­nou-se uma segun­da car­rei­ra como eru­di­to que iria decor­rer para­le­la­men­te à sua vida como homem de negó­ci­os. Escre­veu mui­tos livros e pan­fle­tos, sobre tópi­cos des­de o trans­por­te de obe­lis­cos anti­gos, até às bio­gra­fi­as auto­ri­za­das de mui­tos pio­nei­ros cien­tí­fi­cos, incluin­do Ales­san­dro Vol­ta, inven­tor da bate­ria eléc­tri­ca, e Wilhelm Rönt­gen, des­co­bri­dor do raio X.

Na News­let­ter des­ta sema­na apre­sen­ta­mos diver­sas noti­ci­as, arti­gos cien­tí­fi­cos, pro­je­tos de maker e alguns víde­os inte­res­san­tes. É apre­sen­ta­da a revis­ta Hacks­pa­ce Maga­zi­ne nº58 de Setembro.

Esta News­let­ter encon­tra-se mais uma vez dis­po­ní­vel no sis­te­ma docu­men­ta do altLab. Todas as News­let­ters encon­tram-se inde­xa­das no link.