Newsletter Nº382

Newsletter Nº382
News­let­ter Nº382

Faz hoje anos que nas­cia, em 1877, o inven­tor nor­te-ame­ri­ca­no Joshua Lio­nel Cowen. Ele ficou conhe­ci­do pela inven­ção de com­boi­os mode­lo eléc­tri­cos. Aos 18 anos, tinha inven­ta­do um ras­ti­lho para acen­der o pó de mag­né­sio para foto­gra­fia com flash, que o Depar­ta­men­to da Mari­nha lhe com­prou para ser um ras­ti­lho para deto­nar minas sub­ma­ri­nas. Ele con­ce­beu uma luz de tubo de bate­ria, mas sem apli­ca­ção prá­ti­ca. (O seu par­cei­ro, Con­rad Hubert, a quem deu os direi­tos melhorou‑o e fun­dou a Eve­re­ady Flash­light Com­pany). Aos 22 anos de ida­de, cri­ou uma loco­mo­ti­va de com­boi­os movi­da a bate­ria, des­ti­na­da ape­nas como atrai­dor de aten­ção para outras mer­ca­do­ri­as na mon­tra de uma loja. Para sua sur­pre­sa, mui­tos cli­en­tes que­ri­am com­prar o com­boio de brin­que­do. Assim, fun­dou uma empre­sa mode­lo de caminhos-de-ferro.

Por fim, faz hoje anos que nas­cia, em 1910, o inven­tor nor­te-ame­ri­ca­no Arnold Neus­tad­ter. Ele inven­tou o Rolo­dex, um fichei­ro de car­tas rota­ti­vas por ordem alfa­bé­ti­ca com uma embrai­a­gem com rola­men­tos de esfe­ras. Ele inven­tou o dis­po­si­ti­vo nos anos 40 com a aju­da de um enge­nhei­ro que desen­vol­veu a cai­xa cilín­dri­ca. Neus­tad­ter espe­ci­a­li­zou-se em tec­no­lo­gia de escri­tó­rio, inven­tan­do tam­bém o Swi­vo­dex, um tin­tei­ro à pro­va de der­ra­ma­men­to e o Cli­po­dex, uma fer­ra­men­ta de dita­do de joelho.

Há trin­ta e três anos atrás, a 25 de Agos­to de 1989, a nave espa­ci­al Voya­ger 2 da NASA fez um voo de apro­xi­ma­ção a Nep­tu­no. Deu à huma­ni­da­de o seu pri­mei­ro gran­de pla­no do 8º pla­ne­ta do nos­so sis­te­ma solar. Tam­bém mar­cou o fim da Gran­de Via­gem da mis­são Voya­ger aos 4 pla­ne­tas gigan­tes do sis­te­ma solar, Júpi­ter, Satur­no, Ura­no e Neptuno.

Há 31 anos era anun­ci­a­do publi­ca­men­te, por Linus Tor­valds, o Linux. A sua inten­ção de cri­ar o Linux como um sis­te­ma ope­ra­ti­vo livre, como um hobby, nada de pro­fis­si­o­nal, e ape­nas para pro­ces­sa­do­res intel 386/486. Pas­sa­dos estes anos todos sabe­mos a impor­tân­cia e impac­to que este sis­te­ma tem no mun­do actu­al e a for­ma humil­de como nas­ceu. Sen­do usa­do em todo os smartpho­nes Android, rou­ters, set-top-boxes, ser­vi­do­res, Desk­tops e nos 500 mais rápi­dos super-com­pu­ta­do­res, tra­ta-se de um soft­ware bas­tan­te com­ple­xo e que está pre­sen­te, ain­da que escon­di­do, nas nos­sas vidas.

Na News­let­ter des­ta sema­na apre­sen­ta­mos diver­sas noti­ci­as, arti­gos cien­tí­fi­cos, pro­je­tos de maker e alguns víde­os inte­res­san­tes. É apre­sen­ta­da a revis­ta Mag­PI Maga­zi­ne nº121 de Setem­bro e o livro “Build a Rasp­ber­ry Pi Media Player”.

Esta News­let­ter encon­tra-se mais uma vez dis­po­ní­vel no sis­te­ma docu­men­ta do altLab. Todas as News­let­ters encon­tram-se inde­xa­das no link.