Newsletter Nº351

Newsletter Nº351
News­let­ter Nº351

Faz hoje anos que nas­cia, em 1775, o físi­co e mate­má­ti­co fran­cês André-Marie Ampè­re. Ele foi um dos fun­da­do­res da ciên­cia do elec­tro­mag­ne­tis­mo clás­si­co, a que se refe­riu como “elec­tro­di­nâ­mi­ca”. É tam­bém o inven­tor de nume­ro­sas apli­ca­ções, tais como o sole­nói­de (ter­mo por ele cunha­do) e o telé­gra­fo eléc­tri­co. Como auto­di­dac­ta, Ampè­re foi mem­bro da Aca­de­mia Fran­ce­sa de Ciên­ci­as e pro­fes­sor na Poli­téc­ni­ca de Éco­le e no Collè­ge de Fran­ce. A uni­da­de SI de medi­ção de cor­ren­te eléc­tri­ca, o ampe­re, tem o seu nome. O seu nome é tam­bém um dos 72 nomes ins­cri­tos na Tor­re Eiffel.

Faz tam­bém hoje anos que nas­cia, em 1899,o enge­nhei­ro japo­nês Ken­ji­ro Takaya­na­gi. Ele foi pio­nei­ro no desen­vol­vi­men­to da tele­vi­são. Ape­sar de não ter obti­do mui­to reco­nhe­ci­men­to no Oci­den­te, cons­truiu o pri­mei­ro recep­tor de tele­vi­são total­men­te elec­tró­ni­co do mun­do, e é refe­ri­do como “o pai da tele­vi­são”. Em 1925, Takaya­na­gi ini­ci­ou a inves­ti­ga­ção na tele­vi­são após ter lido sobre a nova tec­no­lo­gia numa revis­ta fran­ce­sa. Desen­vol­veu um sis­te­ma seme­lhan­te ao de John Logie Baird, uti­li­zan­do um dis­co Nip­kow para digi­ta­li­zar o sujei­to e gerar sinais eléc­tri­cos. Mas ao con­trá­rio de Baird, Takaya­na­gi deu o impor­tan­te pas­so de uti­li­zar um tubo de rai­os cató­di­cos para exi­bir o sinal rece­bi­do, desen­vol­ven­do assim o pri­mei­ro apa­re­lho de tele­vi­são “total­men­te-elec­tró­ni­co”.

Faz igual­men­te hoje anos que nas­cia, em 1930, o astro­nau­ta nor­te-ame­ri­ca­no Buzz Aldrin. Ele ficou conhe­ci­do por ter esta­be­le­ceu um recor­de de acti­vi­da­de extra-vei­cu­lar e foi o segun­do homem a pôr os pés na Lua. Como anti­go pilo­to da For­ça Aérea dos EUA na Coreia, foi um dos ter­cei­ros astro­nau­tas nome­a­dos pela NASA em Outu­bro de 1963. Em 11 de Novem­bro de 1966, foi lan­ça­do na Gemi­ni 12 com o pilo­to de coman­do James Lovell num voo de 4 dias, duran­te o qual Aldrin esta­be­le­ceu um novo recor­de de acti­vi­da­de extra-vei­cu­lar (5½ horas) fora da nave espa­ci­al. Aldrin foi o pilo­to do módu­lo lunar da Apol­lo 11, lan­ça­do a 16 de Julho de 1969. Esta foi a pri­mei­ra mis­são de ater­ra­gem lunar tri­pu­la­da, e Aldrin foi o segun­do homem a pôr os pés na Lua, (seguin­do Neil Arms­trong) a 20 de Julho de 1969, e pas­sou 2 horas e 15 minu­tos na super­fí­cie lunar.

Por fim, faz hoje anos que nas­cia, em 1931, o físi­co nor­te-ame­ri­ca­no David M. Lee. Ele, com Robert C. Richard­son e Dou­glas D. Oshe­roff, rece­beu em 1996 o Pré­mio Nobel da Físi­ca de 1996 pela sua des­co­ber­ta con­jun­ta em 1972 de super­flui­da­de no raro isó­to­po hélio‑3. Tra­ba­lhan­do no labo­ra­tó­rio de bai­xa tem­pe­ra­tu­ra da Uni­ver­si­da­de de Cor­nell, cons­truí­ram os seus pró­pri­os apa­re­lhos para redu­zir a tem­pe­ra­tu­ra para cer­ca de 0,002K. Este era subs­tan­ci­al­men­te infe­ri­or a cer­ca de 2K, no qual o hélio‑4 do isó­to­po comum se tor­na um super­flui­do, como obser­va­do por Pjo­tr Kapit­sa no final da déca­da de 1930. Mas He‑3 teve de ser redu­zi­do em tem­pe­ra­tu­ra para qua­se zero abso­lu­to antes de se tor­nar super­flui­do, e capaz de fluir sem resis­tên­cia, mes­mo para esca­lar as pare­des dos reci­pi­en­tes e fluir para o exte­ri­or. Os áto­mos tinham, até esse pon­to, movi­do com velo­ci­da­des e direc­ções ale­a­tó­ri­as. Mas como super­flui­dos, os áto­mos movi­men­tam-se então de for­ma coordenada.

Na News­let­ter des­ta sema­na apre­sen­ta­mos diver­sas noti­ci­as, arti­gos cien­tí­fi­cos, pro­je­tos de maker e alguns víde­os interessantes.

Esta News­let­ter encon­tra-se mais uma vez dis­po­ní­vel no sis­te­ma docu­men­ta do altLab. Todas as News­let­ters encon­tram-se inde­xa­das no link.