Newsletter Nº352

Newsletter Nº352
News­let­ter Nº352

Faz hoje anos que nas­cia, em 1792, o relo­jo­ei­ro e inven­tor nor­te-ame­ri­ca­no Phi­ne­as Davis. Ele virou das suas capa­ci­da­des de auto­di­da­ta de fazer jói­as e reló­gi­os para inven­tar a pri­mei­ra loco­mo­ti­va a car­vão bem suce­di­da cons­truí­da nos E.U.A. Ante­ri­or­men­te, os cami­nhos-de-fer­ro uti­li­za­vam loco­mo­ti­vas impor­ta­das. A 4 de Janei­ro de 1831, a Bal­ti­mo­re e a Ohio Rail­ro­ad Com­pany anun­ci­a­ram um pré­mio de 4.000 dóla­res para o melhor motor em ensai­os rea­li­za­dos em Junho de 1831. Davis cri­ou a sua loco­mo­ti­va de York e ganhou o concurso.

Faz tam­bém hoje anos que nas­cia, em 1832, o mate­má­ti­co, fotó­gra­fo, e roman­cis­ta inglês Lewis Car­roll. Com o ver­da­dei­ro nome de Char­les Lutwid­ge Dodg­son, ele é conhe­ci­do pelas Aven­tu­ras de Ali­ce no País das Mara­vi­lhas (1865) e a sua seque­la. Depois de se for­mar no Christ Chur­ch Col­le­ge, Oxford em 1854, Dodg­son per­ma­ne­ceu lá, dan­do pales­tras sobre mate­má­ti­ca e tra­ta­dos de escri­ta até 1881. Como mate­má­ti­co, Dodg­son era con­ser­va­dor. Foi autor de um bom núme­ro de livros de mate­má­ti­ca, por exem­plo, A Syl­la­bus of Pla­ne Alge­brai­cal Geo­me­try (1860). Os seus livros de mate­má­ti­ca não pro­va­ram ter uma impor­tân­cia dura­dou­ra, excep­to Eucli­des e os seus Rivais Moder­nos (1879), que são de inte­res­se his­tó­ri­co. Como lógi­co, ele esta­va mais inte­res­sa­do na lógi­ca como um jogo do que como um ins­tru­men­to para tes­tar a razão.

Faz igual­men­te hoje anos que nas­cia, em 1888, o geoquí­mi­co e mine­ra­lo­gis­ta suí­ço-noru­e­guês Vic­tor Golds­ch­midt. Ele esta­be­le­ceu uma base teó­ri­ca para a geoquí­mi­ca (que no sécu­lo ante­ri­or se tinha limi­ta­do à reco­lha de dados sobre a cros­ta ter­res­tre aces­sí­vel, águas e atmos­fe­ra). Golds­ch­midt inves­ti­gou os ele­men­tos mai­o­res e meno­res nos mine­rais, e pro­cu­rou expli­car a sua dis­tri­bui­ção como resul­ta­do de ori­gens cós­mi­cas. Inven­tou a quí­mi­ca cris­ta­li­na, atra­vés da qual ten­tou com­ple­tar um regis­to das for­mas de cris­tais mine­rais, e ligar as vari­a­ções des­sas for­mas às con­di­ções físi­cas e quí­mi­cas sob as quais foram for­ma­das. Nes­ta bus­ca, melho­rou os ins­tru­men­tos exis­ten­tes e inven­tou novos ins­tru­men­tos. É con­si­de­ra­do como o fun­da­dor da geoquí­mi­ca moderna.

Por fim, faz hoje anos que nas­cia, em 1936, o físi­co nor­te-ame­ri­ca­no Samu­el C. C. Ting. Ele par­ti­lhou (com Bur­ton Rich­ter) o Pré­mio Nobel da Físi­ca de 1976 pela sua des­co­ber­ta de uma nova par­tí­cu­la suba­tó­mi­ca, a par­tí­cu­la J/psi. Mais recen­te­men­te, tem sido o prin­ci­pal inves­ti­ga­dor na inves­ti­ga­ção con­du­zi­da com o Espec­tró­me­tro Mag­né­ti­co Alfa, um dis­po­si­ti­vo ins­ta­la­do na Esta­ção Espa­ci­al Inter­na­ci­o­nal em 2011.

Em 1951 é fei­ta a pri­mei­ra deto­na­ção con­tro­la­da de uma bom­ba ató­mi­ca. ‘Able’ foi o pri­mei­ro dis­po­si­ti­vo nucle­ar lan­ça­do pelo ar a ser explo­di­do em solo ame­ri­ca­no. O tes­te teve lugar em Fren­ch­man Flat, um lei­to de rio seco no local de tes­te de Neva­da. A explo­são de 1 qui­lo-tone­la­da lan­çou a quar­ta série de tes­tes nucle­a­res dos EUA com o nome de códi­go ‘Ran­ger’, que con­sis­tiu em cin­co tes­tes nucle­a­res lar­ga­dos do ar no iní­cio de 1951.

Em 1967, um aci­den­te com a Apol­lo 1 em Ter­ra cau­sou a mor­te dos astro­nau­tas Vir­gil “Gus” Gris­som, Edward H. Whi­te II, e Roger B. Chaf­fee. Uma inves­ti­ga­ção indi­cou que um fio eléc­tri­co defei­tu­o­so no inte­ri­or do módu­lo de coman­do Apol­lo 1 foi a cau­sa pro­vá­vel do incên­dio. Os astro­nau­tas, os pri­mei­ros ame­ri­ca­nos a mor­rer numa nave espa­ci­al, tinham esta­do a par­ti­ci­par numa simu­la­ção do lan­ça­men­to da Apol­lo 1 pro­gra­ma­da para o mês seguinte.

Na News­let­ter des­ta sema­na apre­sen­ta­mos diver­sas noti­ci­as, arti­gos cien­tí­fi­cos, pro­je­tos de maker e alguns víde­os inte­res­san­tes. São apre­sen­ta­das as revis­tas Mag­Pi nº 114 e a revis­ta Hacks­pa­ce­Mag nº 51 de Feve­rei­ro. É tam­bém apre­sen­ta­do o livro “How to Build a Micro­com­pu­ter … and Really Unders­tand it”.

Esta News­let­ter encon­tra-se mais uma vez dis­po­ní­vel no sis­te­ma docu­men­ta do altLab. Todas as News­let­ters encon­tram-se inde­xa­das no link.