Newsletter Nº350

Newsletter Nº350
News­let­ter Nº350

Faz hoje anos que, em 1864, físi­co ale­mão Wilhelm Wien. Ele rece­beu o Pré­mio Nobel da Físi­ca em 1911 pela sua lei de des­lo­ca­men­to rela­ti­va à radi­a­ção emi­ti­da pelo cor­po negro per­fei­ta­men­te efi­ci­en­te (uma super­fí­cie que absor­ve toda a ener­gia radi­an­te que cai sobre ele). Ao estu­dar os flu­xos de gás ioni­za­do Wien, em 1898, iden­ti­fi­cou uma par­tí­cu­la posi­ti­va igual em mas­sa ao áto­mo de hidro­gé­nio. Wien, com este tra­ba­lho, lan­çou as bases da espec­tros­co­pia de mas­sa. J. J. Thom­son refi­nou o apa­re­lho de Vie­na e rea­li­zou novas expe­ri­ên­ci­as em 1913, depois, após o tra­ba­lho de Ernest Ruther­ford em 1919, a par­tí­cu­la de Vie­na foi acei­te e bap­ti­za­da com o nome de pro­tão. Wien tam­bém fez impor­tan­tes con­tri­bui­ções para o estu­do dos rai­os cató­di­cos, rai­os X e rai­os de canal.

O nas­ci­men­to da radi­o­di­fu­são públi­ca é atri­buí­do a Lee de Forest, que trans­mi­tiu a pri­mei­ra emis­são públi­ca mun­di­al em Nova Ior­que a 13 de Janei­ro de 1910. Esta emis­são apre­sen­ta­va as vozes de Enri­co Caru­so e de outras estre­las da Ópe­ra Metro­po­li­ta­na. Mem­bros do públi­co e da impren­sa uti­li­za­ram aus­cul­ta­do­res para ouvir a emis­são em vári­os locais de toda a cida­de. Isto mar­cou o iní­cio do que viria a ser uma comu­ni­ca­ção rádio sem fios qua­se universal.

Nes­ta sema­na que pas­sou foi lan­ça­do o Ker­nel de Linux 5.16. A gran­de novi­da­de des­ta ver­são é a intro­du­ção de uma nova sys­tem call cha­ma­da FUTEX2 ou futex_waitv(). Con­tri­buí­do pela Col­la­bo­ra, esta fun­ci­o­na­li­da­de pode­rá aju­dar a melho­rar a expe­ri­ên­cia de jogos nati­vos Linux mas, mais con­cre­ta­men­te, para jogos Win­dows a cor­rer via Wine. Per­mi­te que os jogos espe­rem por múl­ti­plos ‘fute­xes’ com uma úni­ca cha­ma­da de sis­te­ma, o que deve­rá aju­dar a redu­zir a uti­li­za­ção da CPU e aumen­tar o FPS para mui­tos jogos. Adi­ci­o­nal­men­te os rela­tó­ri­os de esta­bi­li­da­de dos sis­te­mas de fichei­ros (filesys­tems) rece­bem uma gran­de melho­ria com uma nova API base­a­da no fano­tify, embo­ra actu­al­men­te ape­nas supor­ta­do em sis­te­mas EXT4.
Cada actu­a­li­za­ção do Ker­nel melho­ra o supor­te grá­fi­co, e esta 5.16 não é excep­ção, ofe­re­cen­do Dis­play­Port 2.0 ao dri­ver da GPU AMD antes das pla­cas de pró­xi­ma gera­ção que o dis­tri­bu­em; mais tra­ba­lho de base para grá­fi­cos DG2/Alchemist e, rela­ci­o­na­do, supor­te ‘está­vel’ para grá­fi­cos Intel Alder Lake S (i.e. DG1). Foi adi­ci­o­na­do supor­te para as ins­tru­ções Intel AMX, assim como para os con­tro­la­do­res Joy-Con e Pro da Nin­ten­do e para o Dual­Sen­se LED em con­tro­la­do­res Plays­ta­ti­on 5. Foram fei­tas melho­ri­as ao nível do supor­te de diver­sos dis­po­si­ti­vos Micro­soft Sur­fa­ce e um novo dri­ver para o Real­tek 802.11ax. Res­ta ago­ra aguar­dar que as dis­tri­bui­ções main-stre­am peguem nes­te ker­nel e o dis­po­ni­bi­li­zem com­pi­la­do para as mesmas.

Na News­let­ter des­ta sema­na apre­sen­ta­mos diver­sas noti­ci­as, arti­gos cien­tí­fi­cos, pro­je­tos de maker e alguns víde­os interessantes.

Esta News­let­ter encon­tra-se mais uma vez dis­po­ní­vel no sis­te­ma docu­men­ta do altLab. Todas as News­let­ters encon­tram-se inde­xa­das no link.