Newsletter Nº348

Newsletter Nº348
News­let­ter Nº348

Faz hoje anos que nas­cia, em 1934, o astro­fí­si­co nor­te-ame­ri­ca­no John N. Bah­call. Ele foi pio­nei­ro no desen­vol­vi­men­to da astro­fí­si­ca dos neu­tri­nos no iní­cio da déca­da de 1960. Ele teo­ri­zou que os neu­tri­nos (par­tí­cu­las suba­tó­mi­cas que não têm car­ga e inte­rac­ção exces­si­va­men­te fra­ca com a maté­ria) podem ser usa­dos para com­pre­en­der como bri­lham as estre­las. São emi­ti­das pelo sol e pelas estre­las duran­te o pro­ces­so de cri­a­ção de ener­gia de fusão, e a mai­o­ria con­se­gue pas­sar atra­vés da Ter­ra sem ser para­da. Ele cal­cu­lou a pro­du­ção espe­ra­da de neu­tri­nos do sol, o que cri­ou um desa­fio expe­ri­men­tal para expli­car o resul­ta­do ines­pe­ra­do. Ganhou a Meda­lha Naci­o­nal da Ciên­cia (1998) tan­to pelas suas con­tri­bui­ções para o pla­ne­a­men­to e desen­vol­vi­men­to do Teles­có­pio Espa­ci­al Hub­ble, como pela sua inves­ti­ga­ção pio­nei­ra em astro­fí­si­ca dos neutrinos.

Faz tam­bém hoje anos que nas­cia, em 1950, o cien­tis­ta infor­má­ti­co dina­marquês Bjar­ne Strous­trup. Ele é ficou conhe­ci­do pela cri­a­ção e desen­vol­vi­men­to da lin­gua­gem de pro­gra­ma­ção C++. Em 1979, come­çou a desen­vol­ver o C++ (ini­ci­al­men­te cha­ma­do “C com Clas­ses”). Nas suas pró­pri­as pala­vras, ele “inven­tou o C++, escre­veu as suas pri­mei­ras defi­ni­ções, e pro­du­ziu a sua pri­mei­ra imple­men­ta­ção […] esco­lheu e for­mu­lou os cri­té­ri­os de con­cep­ção de C++, con­ce­beu todas as suas prin­ci­pais ins­ta­la­ções, e foi res­pon­sá­vel pelo pro­ces­sa­men­to de pro­pos­tas de exten­são no comi­té de nor­mas C++”. O C++ foi dis­po­ni­bi­li­za­do em geral em 1985.

Por fim, faz hoje anos que nas­cia, em 1954, o enge­nhei­ro e inven­tor aus­tra­li­a­no Rod­ney Bro­oks. Ele foi pio­nei­ro na apli­ca­ção de inte­li­gên­cia arti­fi­ci­al à cons­tru­ção de robôs autó­no­mos. Foi o direc­tor (1997–2007) do MIT Arti­fi­ci­al Intel­li­i­gen­ce Labo­ra­tory e depois do MIT Com­pu­ter Sci­en­ce & Arti­fi­ci­al Intel­li­gen­ce Labo­ra­tory. Bro­oks fun­dou a iRo­bot Cor­po­ra­ti­on que fabri­ca robôs, incluin­do um robô para Mar­te para reco­lher amos­tras para a NASA, aju­dan­do a cri­ar o avião robô Pre­da­tor para uti­li­za­ção pelos mili­ta­res no Ira­que e Afe­ga­nis­tão. Para a casa, a empre­sa pro­du­ziu o pri­mei­ro robô de lim­pe­za do chão. A máqui­na, cha­ma­da Room­ba, pesa menos de 3 qui­lo­gra­mas e foi intro­du­zi­da ao pre­ço de 199 dólares.

E nes­ta sema­na que pas­sou foi final­men­te lan­ça­da a ver­são 6.0.0 do soft­ware para a auto­ma­ti­za­ção do dese­nho elec­tró­ni­co (EDA). Esta ver­são este­ve em desen­vol­vi­men­to duran­te dois anos e meio e nela des­ta­cam-se uma inter­fa­ce de uti­li­za­dor actu­a­li­za­da, con­ce­bi­da para redu­zir as bar­rei­ras de entra­da de novos uti­li­za­do­res e faci­li­tar o atri­to ao mudar entre o KiCad e outro soft­ware de con­cep­ção. O edi­tor esque­má­ti­co do KiCad rece­beu a sua mai­or revi­são de sem­pre para a ver­são 6.0. Ago­ra uti­li­za o mes­mo para­dig­ma de selec­ção e mani­pu­la­ção de objec­tos que o edi­tor PCB, e rece­beu deze­nas de novas fun­ci­o­na­li­da­des para dar poder ao seu dese­nho. O edi­tor PCB da KiCad levou com uma actu­a­li­za­ção com­ple­ta, apre­sen­tan­do mui­tas opções novas para o aju­dar a nave­gar em dese­nhos com­pli­ca­dos. Visu­a­li­ze a sua pla­ca de mais for­mas do que nun­ca com o visu­a­li­za­dor 3D actu­a­li­za­do do KiCad, com con­tro­los de ilu­mi­na­ção de ray­tra­cing, des­ta­que de objec­tos selec­ci­o­na­dos no edi­tor PCB, e aces­so mais fácil aos con­tro­los fre­quen­te­men­te utilizados.

Tam­bém nes­ta sema­na que pas­sou o teles­có­pio Espa­ci­al James Webb foi lan­ça­do para o espa­ço a bor­do de um fogue­tão Ari­a­ne 5 a par­tir da Gui­a­na Fran­ce­sa no dia 25. Este equi­pa­men­to este­ve a ser desen­vol­vi­do des­de 1996 pela NASA com con­tri­bui­ções da ESA e da CSA. O espe­lho pri­má­rio do JWST, o Ele­men­to Teles­có­pio Ópti­co, con­sis­te em seg­men­tos de espe­lho de 18 hexá­go­nos, indi­vi­du­al­men­te ajus­tá­veis, fei­tos de berí­lio dou­ra­do, que se com­bi­nam para cri­ar um espe­lho de 6,5 metros de diâ­me­tro — con­si­de­ra­vel­men­te mai­or do que o espe­lho de Hub­ble de 2,4 m — tem uma sen­si­bi­li­da­de 100 vezes superior.
As equi­pas ter­res­tres come­ça­ram a rece­ber dados de tele­me­tria do Webb cer­ca de cin­co minu­tos após o lan­ça­men­to. O fogue­tão Ari­a­nes­pa­ce Ari­a­ne 5 actu­ou como espe­ra­do, sepa­ran­do-se do teles­có­pio 27 minu­tos depois do lan­ça­men­to. O teles­có­pio foi lan­ça­do a uma alti­tu­de de apro­xi­ma­da­men­te 1.400 qui­ló­me­tros. Apro­xi­ma­da­men­te 30 minu­tos após o lan­ça­men­to, o Webb des­do­brou a sua matriz de pai­néis sola­res, e os ges­to­res da mis­são con­fir­ma­ram que a mes­ma for­ne­cia ener­gia ao teles­có­pio. O teles­có­pio está equi­pa­do com um escu­do solar des­do­brá­vel do tama­nho de um cam­po de ténis que o man­te­rá frio para poder ope­rar. Espe­ra-se o iní­cio das obser­va­ções cien­tí­fi­cas seis meses após o lan­ça­men­to e os pri­mei­ros dados ain­da em mea­dos de 2022.

Na News­let­ter des­ta sema­na apre­sen­ta­mos diver­sas noti­ci­as, arti­gos cien­tí­fi­cos, pro­je­tos de maker assim como alguns víde­os inte­res­san­tes. Nes­ta ulti­ma news­let­ter do ano res­ta-me dese­jar a todos um exce­len­te ano de 2022.

Esta News­let­ter encon­tra-se mais uma vez dis­po­ní­vel no sis­te­ma docu­men­ta do altLab. Todas as News­let­ters encon­tram-se inde­xa­das no link.