Newsletter Nº349

Newsletter Nº349
News­let­ter Nº349

Faz hoje anos que nas­cia, em 1745, o pio­nei­ro fran­cês do balão Jac­ques-Éti­en­ne Mont­gol­fi­er. Ele, com o seu irmão Joseph-Michel Mont­gol­fi­er, desen­vol­veu o balão de ar quen­te e rea­li­zou os pri­mei­ros voos desa­mar­ra­dos. Uma pri­mei­ra expe­ri­ên­cia com um balão de tafe­tá cheio de fumo quen­te foi fei­ta numa demons­tra­ção públi­ca a 5 de Junho de 1783. Seguiu-se um voo com três ani­mais como pas­sa­gei­ros a 19 de Setem­bro de 1783, exi­bi­do em Paris e tes­te­mu­nha­do pelo Rei Luís XVI. A 21 de Novem­bro de 1783, o seu balão trans­por­tou os dois pri­mei­ros homens num voo desa­mar­ra­do — o pri­mei­ro voo tri­pu­la­do de balões. Modi­fi­ca­ções do dese­nho bási­co de Mont­gol­fi­er foram incor­po­ra­das na cons­tru­ção de balões mai­o­res que, em anos pos­te­ri­o­res, leva­ram à explo­ra­ção da atmos­fe­ra supe­ri­or. Éti­en­ne tam­bém desen­vol­veu um pro­ces­so de fabri­co de vellum.

Faz tam­bém hoje anos que nas­cia, em 1795, o quí­mi­co fran­cês Ansel­me Payen. Ele fez impor­tan­tes con­tri­bui­ções para a quí­mi­ca indus­tri­al e des­co­briu a celu­lo­se, um cons­ti­tuin­te bási­co das célu­las vege­tais. As fábri­cas do seu pai pro­du­zi­ram vári­os pro­du­tos quí­mi­cos, e açú­car refi­na­do, pelo que Payen estu­dou ciên­cia. Em 1815, aos 20 anos, foi nome­a­do geren­te da fábri­ca do seu pai para a refi­na­ção de bórax bru­to impor­ta­do. Aí desen­vol­veu uma sín­te­se para o bórax a par­tir de soda e áci­do bóri­co e em 1820 cri­ou uma nova indús­tria que pode­ria comer­ci­a­li­zar o pro­du­to sin­té­ti­co a um ter­ço do pre­ço do bórax natu­ral refi­na­do. Em 1822, ele tinha encon­tra­do o valor do car­vão vege­tal ani­mal para cla­ri­fi­car as solu­ções de açú­car. Em 1833, Payen des­co­briu a pri­mei­ra enzi­ma, para a qual cunhou o nome de dias­ta­se. Con­ver­te ami­do em açú­car, e foi mais tar­de (1893) cha­ma­do amilase.

Por fim, faz hoje anos que nas­cia, em 1925, o fabri­can­te de auto­mó­veis John DeLo­re­an. Ele geriu o desen­vol­vi­men­to de vári­os veí­cu­los ao lon­go da sua car­rei­ra, incluin­do o Pon­ti­ac GTO mus­cle car, o Pon­ti­ac Fire­bird, Pon­ti­ac Grand Prix, Che­vro­let Cosworth Vega, e por fim o DMC DeLo­re­an sports car, que foi apre­sen­ta­do no fil­me de 1985 Back to the Futu­re. Foi o che­fe de divi­são mais jovem da his­tó­ria da Gene­ral Motors, ten­do depois par­ti­do para ini­ci­ar a DeLo­re­an Motor Com­pany (DMC) em 1973. Os atra­sos na pro­du­ção sig­ni­fi­ca­ram que o pri­mei­ro car­ro da DMC não che­gou ao mer­ca­do con­su­mi­dor até 1981, quan­do um mer­ca­do de com­pras depri­mi­do foi agra­va­do por má impren­sa de crí­ti­cos e do públi­co. Após um ano, o DeLo­re­an não con­se­guiu recu­pe­rar os seus 175 milhões de dóla­res de cus­tos de inves­ti­men­to, acu­mu­lan­do car­ros não ven­di­dos, e a empre­sa esta­va em difi­cul­da­des finan­cei­ras. Foram pro­du­zi­dos cer­ca de 9000 vei­cu­los. Ape­sar de o car­ro ter uma repu­ta­ção de má qua­li­da­de de cons­tru­ção e uma expe­ri­ên­cia de con­du­ção menos satis­fa­tó­ria, o DeLo­re­an con­ti­nua a ter um for­te segui­men­to impul­si­o­na­do em par­te pela popu­la­ri­da­de dos fil­mes Back to the Futu­re. Esti­ma-se que 6.500 DeLo­re­a­nos ain­da se encon­tram na estrada.

Em 1838, o sis­te­ma tele­grá­fi­co de Samu­el Mor­se é demons­tra­do pela pri­mei­ra vez na Spe­edwell Iron Works em Mor­ris­town, Nova Jer­sey. O telé­gra­fo, um dis­po­si­ti­vo que uti­li­za­va impul­sos eléc­tri­cos para trans­mi­tir men­sa­gens codi­fi­ca­das atra­vés de um fio, aca­ba­ria por revo­lu­ci­o­nar a comu­ni­ca­ção de lon­ga dis­tân­cia, atin­gin­do o auge da sua popu­la­ri­da­de nas déca­das de 1920 e 1930.

E nes­ta pri­mei­ra edi­ção da news­let­ter de 2022 gos­ta­ria de pas­sar uma vis­ta de olhos pelo que pas­sou mais de rele­van­te nas 52 news­let­ters de 2021.

Em ter­mos de elec­tró­ni­ca DIY tive­mos o lan­ça­men­to do Rasp­ber­ry Pi Pico e da pla­ca Rasp­ber­ry Pi Zero 2 W, não esque­cen­do da ver­são 6.0 do soft­ware EDA KiCad.
O Pla­ne­ta Mar­te foi visi­ta­do por três equi­pa­men­tos lan­ça­dos pelo Homem. Os Emi­ra­dos Ára­bes Uni­dos envi­a­ram a son­da “Amal”. A Chi­na envi­ou a son­da Tianwen‑1 com o rover Zhu­rong e por fim a NASA envi­ou a son­da Mars 2020 com o rover Per­se­ve­ran­ce e o heli­cóp­te­ro Inge­nuity equi­pa­do com Linux.
A Vir­gin Galac­tic assim como a Blue Ori­gin ini­ci­a­ram as via­gens espa­ci­ais comer­ci­ais con­se­guin­do trans­por­tar até à orla exte­ri­or da atmos­fe­ra (cer­ca de 86 qui­ló­me­tros de alti­tu­de) e tra­zer de vol­ta civis à Ter­ra. Ambas dura­ram alguns minutos.
Tam­bém a Spa­ceX lan­çou do Spa­ceX Crew Dra­gon Resi­li­en­ce com qua­tro nor­te-ame­ri­ca­nos civis. Lan­ça­da aco­pla­da ao fogue­tão Fal­con 9, esta mis­são teve o nome de bap­tis­mo “Inspiration4” e é con­si­de­ra­da a pri­mei­ra mis­são espa­ci­al total­men­te civil. Esta mis­são durou 3 dias.
O final do ano de 2021 ficou ain­da mar­ca­do pelo lan­ça­men­to tão aguar­da­do do Teles­có­pio Espa­ci­al James Webb. Desen­vol­vi­do des­de 1996 pela NASA com con­tri­bui­ções da ESA e da CSA, o teles­có­pio irá fazer uma via­gem de 1.500 milhões de qui­ló­me­tros até entrar numa órbi­ta halo a vol­ta do Sol-Ter­ra (Pon­to de Lagran­ge L2) a par­tir de onde fará as observações.
A Micro­soft lan­çou o Win­dows 11, a Cano­ni­cal lan­çou os Ubun­tu 21.04 e 21.10, a RedHat lan­çou o Fedo­ra 35 e a Debi­an lan­çou o Debi­an 11 — Bus­ter. O Linux fez 30 anos em 2021.

Esta sema­na decor­re a CES 2022. A Intel lan­çou a sua 12ª gera­ção de pro­ces­sa­do­res Alder Lake . A AMD apre­sen­tou os seus novos pro­ces­sa­do­res Ryzen 6000. A Sony demons­trou o seu novo con­cei­to de SUV, o Vision‑S 02, que incor­po­ra capa­ci­da­des de ope­ra­ção remo­ta poden­do ser con­tro­la­do à dis­tân­cia atra­vés de redes 5G. A BMW apre­sen­tou em con­jun­to com a Eink um pro­to­ti­po do seu novo car­ro, o iX, que per­mi­te con­tro­lar a cor do vei­cu­lo em tem­po real alte­ran­do a apre­sen­ta­ção do mes­mo de for­ma dinâ­mi­ca entre bran­co e pre­to. O car­ro repre­sen­ta uma nova apli­ca­ção radi­cal da tec­no­lo­gia E Ink, e embo­ra alguns pos­sam vê-lo como o der­ra­dei­ro veí­cu­lo de fuga ao modi­fi­car ins­tan­ta­ne­a­men­te a sua tona­li­da­de, exis­tem algu­mas apli­ca­ções prá­ti­cas (e mais inte­res­san­tes) para um car­ro com mudan­ça de cor. A uti­li­za­ção de bran­co para reflec­tir o Sol em dias quen­tes e de pre­to em dias fri­os para reter o calor do Sol faz dife­ren­ça em ter­mos de apro­vei­ta­men­to térmico.

E nes­ta sema­na que pas­sou tam­bém rece­be­mos a noti­cia que o escu­do solar que o Teles­có­pio James Webb trans­por­ta foi aber­to com suces­so. Este escu­do de 21 metros é um mar­co fun­da­men­tal na sua pre­pa­ra­ção para ope­ra­ções cien­tí­fi­cas. O escu­do solar — do tama­nho apro­xi­ma­do de um cam­po de ténis em tama­nho real — foi dobra­do para caber den­tro da área de car­ga útil de do fogue­tão Ari­a­nes­pa­ce Ari­a­ne 5 antes do lan­ça­men­to. A equi­pa Webb come­çou a implan­tar remo­ta­men­te o escu­do do Sol 28 de Dezem­bro de 2021, três dias após o lançamento.

Na News­let­ter des­ta sema­na apre­sen­ta­mos diver­sas noti­ci­as, arti­gos cien­tí­fi­cos, alguns mode­los 3D, pro­je­tos de maker e alguns víde­os inte­res­san­tes. É apre­sen­ta­do o livro de pinouts cri­a­do para desig­ners e enge­nhei­ros como uma refe­rên­cia rápi­da para recor­dar as dife­ren­tes fun­ções de pinout nos seus pro­jec­tos electrónicos.

Esta News­let­ter encon­tra-se mais uma vez dis­po­ní­vel no sis­te­ma docu­men­ta do altLab. Todas as News­let­ters encon­tram-se inde­xa­das no link.