Faz hoje anos que nascia, em 1934, o astrofísico norte-americano John N. Bahcall. Ele foi pioneiro no desenvolvimento da astrofísica dos neutrinos no início da década de 1960. Ele teorizou que os neutrinos (partículas subatómicas que não têm carga e interacção excessivamente fraca com a matéria) podem ser usados para compreender como brilham as estrelas. São emitidas pelo sol e pelas estrelas durante o processo de criação de energia de fusão, e a maioria consegue passar através da Terra sem ser parada. Ele calculou a produção esperada de neutrinos do sol, o que criou um desafio experimental para explicar o resultado inesperado. Ganhou a Medalha Nacional da Ciência (1998) tanto pelas suas contribuições para o planeamento e desenvolvimento do Telescópio Espacial Hubble, como pela sua investigação pioneira em astrofísica dos neutrinos.
Faz também hoje anos que nascia, em 1950, o cientista informático dinamarquês Bjarne Stroustrup. Ele é ficou conhecido pela criação e desenvolvimento da linguagem de programação C++. Em 1979, começou a desenvolver o C++ (inicialmente chamado “C com Classes”). Nas suas próprias palavras, ele “inventou o C++, escreveu as suas primeiras definições, e produziu a sua primeira implementação […] escolheu e formulou os critérios de concepção de C++, concebeu todas as suas principais instalações, e foi responsável pelo processamento de propostas de extensão no comité de normas C++”. O C++ foi disponibilizado em geral em 1985.
Por fim, faz hoje anos que nascia, em 1954, o engenheiro e inventor australiano Rodney Brooks. Ele foi pioneiro na aplicação de inteligência artificial à construção de robôs autónomos. Foi o director (1997–2007) do MIT Artificial Intelliigence Laboratory e depois do MIT Computer Science & Artificial Intelligence Laboratory. Brooks fundou a iRobot Corporation que fabrica robôs, incluindo um robô para Marte para recolher amostras para a NASA, ajudando a criar o avião robô Predator para utilização pelos militares no Iraque e Afeganistão. Para a casa, a empresa produziu o primeiro robô de limpeza do chão. A máquina, chamada Roomba, pesa menos de 3 quilogramas e foi introduzida ao preço de 199 dólares.
E nesta semana que passou foi finalmente lançada a versão 6.0.0 do software para a automatização do desenho electrónico (EDA). Esta versão esteve em desenvolvimento durante dois anos e meio e nela destacam-se uma interface de utilizador actualizada, concebida para reduzir as barreiras de entrada de novos utilizadores e facilitar o atrito ao mudar entre o KiCad e outro software de concepção. O editor esquemático do KiCad recebeu a sua maior revisão de sempre para a versão 6.0. Agora utiliza o mesmo paradigma de selecção e manipulação de objectos que o editor PCB, e recebeu dezenas de novas funcionalidades para dar poder ao seu desenho. O editor PCB da KiCad levou com uma actualização completa, apresentando muitas opções novas para o ajudar a navegar em desenhos complicados. Visualize a sua placa de mais formas do que nunca com o visualizador 3D actualizado do KiCad, com controlos de iluminação de raytracing, destaque de objectos seleccionados no editor PCB, e acesso mais fácil aos controlos frequentemente utilizados.
Também nesta semana que passou o telescópio Espacial James Webb foi lançado para o espaço a bordo de um foguetão Ariane 5 a partir da Guiana Francesa no dia 25. Este equipamento esteve a ser desenvolvido desde 1996 pela NASA com contribuições da ESA e da CSA. O espelho primário do JWST, o Elemento Telescópio Óptico, consiste em segmentos de espelho de 18 hexágonos, individualmente ajustáveis, feitos de berílio dourado, que se combinam para criar um espelho de 6,5 metros de diâmetro — consideravelmente maior do que o espelho de Hubble de 2,4 m — tem uma sensibilidade 100 vezes superior.
As equipas terrestres começaram a receber dados de telemetria do Webb cerca de cinco minutos após o lançamento. O foguetão Arianespace Ariane 5 actuou como esperado, separando-se do telescópio 27 minutos depois do lançamento. O telescópio foi lançado a uma altitude de aproximadamente 1.400 quilómetros. Aproximadamente 30 minutos após o lançamento, o Webb desdobrou a sua matriz de painéis solares, e os gestores da missão confirmaram que a mesma fornecia energia ao telescópio. O telescópio está equipado com um escudo solar desdobrável do tamanho de um campo de ténis que o manterá frio para poder operar. Espera-se o início das observações científicas seis meses após o lançamento e os primeiros dados ainda em meados de 2022.
Na Newsletter desta semana apresentamos diversas noticias, artigos científicos, projetos de maker assim como alguns vídeos interessantes. Nesta ultima newsletter do ano resta-me desejar a todos um excelente ano de 2022.
Esta Newsletter encontra-se mais uma vez disponível no sistema documenta do altLab. Todas as Newsletters encontram-se indexadas no link.