Newsletter Nº340

Newsletter Nº340
News­let­ter Nº340

Faz hoje anos que nas­cia, em 1841, o indus­tri­al ame­ri­ca­no Ben­ja­min Goo­dri­ch. Ele fun­dou a B.F. Goo­dri­ch Rub­ber Co. em Akron, Ohio. Após a Guer­ra Civil, duran­te a qual ser­viu como cirur­gião do Exér­ci­to, Goo­dri­ch com J.P. Mor­ris adqui­riu a Hud­son River Rub­ber Co. por $5.000,00 ao abri­go de um acor­do de licen­ça com Char­les Goodye­ar. Esta empre­sa, tal como a seguin­te, falhou em Mel­ro­se, NY. Goo­dri­ch mudou-se para Akron e ini­ci­ou uma par­ce­ria, a Goo­dri­ch, Tew and Co., em 31 de Dezem­bro de 1870 e come­çou a fabri­car pro­du­tos de bor­ra­cha como man­guei­ras de incên­dio, cin­tos indus­tri­ais e pneus de bici­cle­ta em 19 de Feve­rei­ro de 1871. Após a sua reor­ga­ni­za­ção (1874), a Com­pa­nhia B.F. Goo­dri­ch foi incor­po­ra­da em 1880.

Faz tam­bém hoje anos que nas­cia, em 1929, a indi­a­na Sha­kun­ta­la Devi. Ela ficou conhe­ci­da como o com­pu­ta­dor huma­no. Des­de os seus seis anos que, em publi­co, fazia demons­tra­ções das suas capa­ci­da­des de adi­ci­o­nar rapi­da­men­te nume­ro até 13 dígi­tos. Usan­do as suas capa­ci­da­des men­tais, ela apli­cou ata­lhos usan­do algo­rit­mos mate­má­ti­cos, embo­ra não con­se­guis­se expli­car essa capa­ci­da­de. Os seus cál­cu­los incluí­ram a uti­li­za­ção de gran­des núme­ros em mul­ti­pli­ca­ção e divi­são de gran­des núme­ros. Ela tam­bém rapi­da­men­te deu raí­zes qua­dra­das e em cubos, e podia nome­ar o dia da sema­na para qual­quer data do sécu­lo pas­sa­do. Exem­plos inclu­em tomar a raiz cúbi­ca de 188.132.517 ou nome­ar os dias da sema­na em que o 14º dia de cada mês ocor­reu em 1935. A sua habi­li­da­de era de cál­cu­lo, mas não tinha memó­ria foto­grá­fi­ca para outros fac­tos, e podia ter lap­sos de memó­ria como o reco­nhe­ci­men­to de pes­so­as encon­tra­das em anos passados.

Em 1845, Micha­el Fara­day, a tra­ba­lhar no seu labo­ra­tó­rio no Royal Ins­ti­tu­ti­on, pen­du­rou um peda­ço de vidro pesa­do entre os pos­tes de um elec­troí­man e obser­vou que o vidro se ali­nhou atra­vés das linhas de for­ça do íman. Fez ain­da expe­ri­ên­ci­as com mui­tas outras subs­tân­ci­as, com resul­ta­dos seme­lhan­tes, um fenó­me­no a que deu o nome de dia-mag­ne­tis­mo. Estas inves­ti­ga­ções mos­tra­ram a Fara­day que o mag­ne­tis­mo era ine­ren­te à maté­ria. Isto levou à sua pales­tra “Thoughts on Ray-vibra­ti­ons”, em Abril de 1846, que expan­diu nos anos seguin­tes na sua teo­ria de cam­po do electromagnetismo.

Em 1939, o pri­mei­ro auto­mó­vel com ar con­di­ci­o­na­do foi expos­to pelo seu fabri­can­te, Pac­kard Motor Co. de Detroit Michi­gan. A expo­si­ção públi­ca no 40º Salão Auto­mó­vel em Chi­ca­go, Illi­nois, decor­reu entre 4–12 de Novem­bro. O ar no car­ro foi arre­fe­ci­do, desu­mi­di­fi­ca­do, fil­tra­do e cir­cu­la­do. O calor foi for­ne­ci­do para uti­li­za­ção no Inver­no. As ser­pen­ti­nas fri­go­rí­fi­cas esta­vam loca­li­za­das atrás do assen­to tra­sei­ro numa con­du­ta de ar, com ser­pen­ti­nas de aque­ci­men­to num outro com­par­ti­men­to da mes­ma con­du­ta. A capa­ci­da­de da uni­da­de era equi­va­len­te a 1,5 tone­la­das de gelo em 24 horas, quan­do o car­ro era con­du­zi­do a cer­ca de 100 km/h.

Nes­ta sema­na que pas­sou foi lan­ça­da a nova ver­são da dis­tri­bui­ção do sis­te­ma Linux, o Fedo­ra 35. Voca­ci­o­na­do para o Desk­top, em par­ti­cu­lar para pro­gra­ma­do­res de soft­ware esta ver­são apre­sen­ta como novi­da­des o GNOME 41, que inclui melho­ri­as na ges­tão de ener­gia, intro­duz o Con­nec­ti­ons que é um novo cli­en­te para liga­ções remo­tas VNC e RDP. Tam­bém os prin­ci­pais paco­tes de lin­gua­gens de pro­gra­ma­ção foram actu­a­li­za­dos incluin­do o Python 3.10, o Perl 5.34 e o PHP 8.0.

Na News­let­ter des­ta sema­na apre­sen­ta­mos diver­sas noti­ci­as, arti­gos cien­tí­fi­cos, pro­je­tos de maker assim como alguns vide­os interessantes.

Esta News­let­ter encon­tra-se mais uma vez dis­po­ní­vel no sis­te­ma docu­men­ta do altLab. Todas as News­let­ters encon­tram-se inde­xa­das no link.