Newsletter Nº341

Newsletter Nº341
News­let­ter Nº341

Faz hoje anos que nas­cia, em 1904, o mate­má­ti­co bri­tâ­ni­co J. H. C. Whi­tehe­ad. Ele influ­en­ci­ou gran­de­men­te o desen­vol­vi­men­to da teo­ria da homo­to­pia (um tipo espe­ci­al de mape­a­men­to de espa­ços topo­ló­gi­cos). O tra­ba­lho de Whi­tehe­ad em geo­me­tria dife­ren­ci­al cul­mi­nou no arti­go “On the Cove­ring of a Com­ple­te Spa­ce by the Geo­de­sics Through a Point” (1935), con­ten­do con­tri­bui­ções pio­nei­ras para esta área da mate­má­ti­ca. Man­te­ve sem­pre o seu inte­res­se pela geo­me­tria, mas logo se con­cen­trou na topo­lo­gia. Fez con­tri­bui­ções subs­tan­ci­ais para a homo­to­pia com­bi­na­tó­ria e colec­to­res Sti­e­fel e fun­dou uma esco­la de topo­lo­gia em Oxford.

Nes­ta sema­na que pas­sou um lan­ça­men­to da Spa­ceX mar­ca o lan­ça­men­to de 600 via­jan­tes espa­ci­ais em 60 anos. Na pas­sa­da quar­ta-fei­ra, um fogue­tão da Spa­ceX trans­por­tou qua­tro astro­nau­tas em órbi­ta. O voo repe­ti­da­men­te atra­sa­do ocor­reu ape­nas dois dias depois da Spa­ceX ter tra­zi­do qua­tro outros astro­nau­tas da Esta­ção Espa­ci­al Inter­na­ci­o­nal para casa. Eles deve­ri­am ter lá esta­do para dar as boas-vin­das aos recém-che­ga­dos, mas a NASA e a Spa­ceX deci­di­ram mudar a ordem com base no tem­po ide­al de recu­pe­ra­ção de segun­da-fei­ra no Gol­fo do Méxi­co, e conseguiram-no.

Na News­let­ter des­ta sema­na apre­sen­ta­mos diver­sas noti­ci­as, arti­gos cien­tí­fi­cos, pro­je­tos de maker assim como alguns vide­os interessantes.

Esta News­let­ter encon­tra-se mais uma vez dis­po­ní­vel no sis­te­ma docu­men­ta do altLab. Todas as News­let­ters encon­tram-se inde­xa­das no link.