Newsletter Nº339

Newsletter Nº339
News­let­ter Nº339

Faz hoje anos que nas­cia, em 1845, o físi­co pola­co Zyg­munt Flo­renty von Wro­blews­ki. Ele lique­fez os “gases per­ma­nen­tes” tais como azo­to e monó­xi­do de car­bo­no em mai­o­res quan­ti­da­des do que as ante­ri­or­men­te rea­li­za­das por Cail­le­tet, cujo méto­do ele melho­rou. Em 1883, ele con­se­guiu a lique­fac­ção está­ti­ca do oxi­gé­nio e do ar. Foi o pri­mei­ro a lique­fa­zer o hidro­gé­nio. Embo­ra o tenha con­se­gui­do ape­nas numa névoa fina tran­si­tó­ria, publi­cou (1885) dados nota­vel­men­te pre­ci­sos: tem­pe­ra­tu­ra crí­ti­ca 33 K, pres­são crí­ti­ca, 13,3 atm e pon­to de ebu­li­ção, 23 K (valo­res moder­nos 33,3 K, 12,8 atm, 20,3 K).

Faz tam­bém hoje anos que nas­cia, em 1914, o bioquí­mi­co bri­tâ­ni­co Richard Syn­ge. Ele par­ti­lhou o Pré­mio Nobel da Quí­mi­ca de 1952 com A.J.P. Mar­tin pelo seu desen­vol­vi­men­to da cro­ma­to­gra­fia de par­ti­ção, nome­a­da­men­te a cro­ma­to­gra­fia em papel. Alguns dos avan­ços da quí­mi­ca neces­si­tam de novos méto­dos para a sepa­ra­ção de vári­as subs­tân­ci­as. Na cro­ma­to­gra­fia de papel-fil­tro, uma gota de uma mis­tu­ra de subs­tân­ci­as é dei­xa­da cair sobre uma tira de papel-fil­tro, que é auto­ri­za­da a ela­bo­rar um sol­ven­te ade­qua­do (ex. água com álco­ol butí­li­co), por acção capi­lar. A man­cha come­ça a mover-se e, em segui­da, gra­du­al­men­te segre­ga-se em vári­os pon­tos. Algu­mas man­chas seguem rapi­da­men­te o sol­ven­te, enquan­to outras ficam para trás. O resul­ta­do é uma reso­lu­ção da mis­tu­ra em par­tes com­po­nen­tes. Uma gota de mis­tu­ras extre­ma­men­te com­pli­ca­das pode ser ana­li­sa­da des­ta for­ma simples.

Faz igual­men­te hoje anos que nas­cia, em 1937, o enge­nhei­ro elec­tro­téc­ni­co ame­ri­ca­no Mar­ci­an Hoff. Ele con­ce­beu o 4004, o pri­mei­ro micro­pro­ces­sa­dor comer­ci­al do mun­do, adap­tan­do a tec­no­lo­gia de cir­cui­to inte­gra­do (CI) exis­ten­te para com­bi­nar fun­ções de memó­ria, arit­mé­ti­ca e lógi­ca como um com­pu­ta­dor num úni­co chip de silí­cio. Lide­rou o pro­jec­to na Intel, em con­jun­to com Stan­ley Mazor, Masa­toshi Shi­ma e Fede­ri­co Fag­gin. O 4004 tinha uma ROM de 256 bytes, uma RAM de 32 bits, um regis­to de des­lo­ca­men­to de 10 bits (uma for­ma de RAM) e um micro­pro­ces­sa­dor de 4 bits. Tudo num total de 2300 tran­sís­to­res num paco­te de 16 pinos. Por­que, como um chip, subs­ti­tuiu vári­os cir­cui­tos inte­gra­dos com fios numa cal­cu­la­do­ra pro­gra­má­vel, o 4004 revo­lu­ci­o­nou a indús­tria elec­tró­ni­ca. Quan­do lan­ça­do em Novem­bro de 1971, o 4004 tor­nou pos­sí­vel incluir o pro­ces­sa­men­to de dados em cen­te­nas de dispositivos.

Por fim, faz hoje anos que nas­cia, em 1955, o mag­na­ta empre­sa­ri­al ame­ri­ca­no, inves­ti­dor, autor, e filan­tro­po Bill Gates. Ele foi co-fun­da­dor da Micro­soft, jun­ta­men­te com o seu ami­go de infân­cia Paul Allen. Duran­te a sua car­rei­ra na Micro­soft, Gates ocu­pou os car­gos de pre­si­den­te, direc­tor exe­cu­ti­vo (CEO), pre­si­den­te e arqui­tec­to de soft­ware, sen­do tam­bém o mai­or acci­o­nis­ta indi­vi­du­al até Maio de 2014. É con­si­de­ra­do um dos empre­sá­ri­os mais conhe­ci­dos da revo­lu­ção dos micro­com­pu­ta­do­res dos anos 70 e 80.

Em 1886 era inau­gu­ra­da a Está­tua da Liber­da­de, um pre­sen­te de ami­za­de do povo fran­cês para o povo dos Esta­dos Uni­dos, é dedi­ca­da no por­to de Nova Ior­que pelo Pre­si­den­te Gro­ver Cle­ve­land. Ori­gi­nal­men­te conhe­ci­da como “Liberty Enligh­te­ning the World”, a está­tua foi pro­pos­ta pelo his­to­ri­a­dor fran­cês Edou­ard de Labou­laye para come­mo­rar a ali­an­ça fran­co-ame­ri­ca­na duran­te a Revo­lu­ção Ame­ri­ca­na. Dese­nha­da pelo escul­tor fran­cês Fre­de­ric-Augus­te Barthol­di, a está­tua de 46 metros tem a for­ma de uma mulher com um bra­ço ergui­do segu­ran­do uma tocha. A sua estru­tu­ra de gigan­tes­cos supor­tes de aço foi con­ce­bi­da por Euge­ne-Emma­nu­el Viol­let-le-Duc e Ale­xan­dre-Gus­ta­ve Eif­fel, este últi­mo famo­so pela sua con­cep­ção da Tor­re Eif­fel em Paris.

Nes­ta sema­na que pas­sou, a fun­da­ção Rasp­ber­ry PI anun­ci­ou uma nova pla­ca a Rasp­ber­ry Pi Zero 2 W. Esta é lan­ça­da seis anos após o lan­ça­men­to da pri­mei­ra pla­ca Zero. Usan­do o mes­mo form-fac­tor esta pla­ca usa o mes­mo pro­ces­sa­dor do Rasp­ber­ry PI 3 — o Bro­ad­com BCM2710A1 SoC. Vem equi­pa­da com 512MB de memó­ria, 2.4GHz IEEE 802.11b/g/n wire­less LAN, Blu­e­to­oth 4.2, BLE e é lan­ça­da a um pre­ço de 15 USD. Este pre­ço reflec­te não só as melho­ri­as que a pla­ca intro­duz rela­ti­va­men­te à ante­ri­or Zero mas tam­bém é fru­to das con­di­ci­o­nan­tes que actu­al­men­te se sen­tem no mer­ca­do de componentes.

Na News­let­ter des­ta sema­na apre­sen­ta­mos diver­sas noti­ci­as, arti­gos cien­tí­fi­cos, pro­je­tos de maker assim como alguns vide­os inte­res­san­tes. É apre­sen­ta­da a revis­ta Mag­Pi nº111 de Novembro.

Esta News­let­ter encon­tra-se mais uma vez dis­po­ní­vel no sis­te­ma docu­men­ta do altLab. Todas as News­let­ters encon­tram-se inde­xa­das no link.