Newsletter Nº338

Newsletter Nº338
News­let­ter Nº338

Faz hoje anos que nas­cia, em 1823, o mate­má­ti­co ita­li­a­no Enri­co Bet­ti. Ele des­ta­cou-se pelas suas con­tri­bui­ções em álge­bra e topo­lo­gia. O seu tra­ba­lho ini­ci­al é na área das equa­ções e álge­bra. Escre­veu a pri­mei­ra expo­si­ção rigo­ro­sa da teo­ria das equa­ções, ante­ri­or­men­te dada sem pro­vas, desen­vol­vi­da pelo notá­vel mate­má­ti­co fran­cês Éva­ris­te Galois (1811–32). Bet­ti esten­deu e deu pro­vas rela­ci­o­na­das com os con­cei­tos algé­bri­cos de Galois, publi­ca­das em vári­as obras de 1851. Bet­ti deu assim um impor­tan­te con­tri­bu­to para a tran­si­ção da álge­bra clás­si­ca para a moder­na. Ele foi o pri­mei­ro a dar uma pro­va de que o gru­po Galois está fecha­do sob mul­ti­pli­ca­ção. Bet­ti tam­bém escre­veu uma memó­ria pio­nei­ra sobre topo­lo­gia, o estu­do das super­fí­ci­es e do espa­ço. Bet­ti fez um tra­ba­lho impor­tan­te em físi­ca teó­ri­ca, em par­ti­cu­lar em teo­ria e elas­ti­ci­da­de potenciais.

Faz tam­bém hoje anos que nas­cia, em 1833, o quí­mi­co e inven­tor sue­co Alfred Nobel. Ele inven­tou a dina­mi­te e outros explo­si­vos mais pode­ro­sos. Peri­to em explo­si­vos como o seu pai, em 1866 inven­tou uma for­ma segu­ra e con­tro­lá­vel de nitro­gli­ce­ri­na a que cha­mou dina­mi­te, e mais tar­de, pól­vo­ra sem fumo e (1875) gelig­ni­te. Aju­dou a cri­ar um impé­rio indus­tri­al, fabri­can­do mui­tas das suas outras inven­ções. O Nobel acu­mu­lou uma enor­me for­tu­na, gran­de par­te da qual dei­xou num fun­do para dotar os pré­mi­os anu­ais que levam o seu nome. Con­ce­di­dos pela pri­mei­ra vez em 1901, estes pré­mi­os eram para rea­li­za­ções nas áre­as da físi­ca, quí­mi­ca, fisi­o­lo­gia ou medi­ci­na, lite­ra­tu­ra, e paz. O sex­to pré­mio, de eco­no­mia, foi ins­ti­tuí­do em sua hon­ra em 1969.

Por fim, faz hoje anos que nas­cia, em 1914, o físi­co e enge­nhei­ro nor­te-ame­ri­ca­no Samu­el W. Alder­son. Ele inven­tou o bone­co de tes­te de coli­são uti­li­za­do para tes­tar a segu­ran­ça de auto­mó­veis, pára-que­das e outros dis­po­si­ti­vos. Des­de a déca­da de 1930, quan­do a segu­ran­ça dos car­ros duran­te um aci­den­te era tes­ta­da, tinham sido uti­li­za­dos cadá­ve­res. Quan­do fun­dou uma empre­sa em 1952, Alder­son Rese­ar­ch Labo­ra­to­ri­es, que con­ce­beu um mane­quim antro­po­mór­fi­co, a pri­mei­ra apli­ca­ção foi para tes­tar ban­cos de ejec­ção de jac­tos. Em 1968, pro­du­ziu um mane­quim (cha­ma­do V.I.P.) cons­truí­do espe­ci­fi­ca­men­te para tes­tes auto­mó­veis com ins­tru­men­tos incor­po­ra­dos para a reco­lha de dados. Tinha jun­tas arti­cu­la­das com dimen­sões e dis­tri­bui­ção de peso como um homem adul­to médio. Mais tar­de, a sua empre­sa fez tam­bém fan­tas­mas médi­cos para simu­la­ções, tais como feri­das sin­té­ti­cas que escor­ri­am san­gue falso.

Em 1915 foi fei­ta a pri­mei­ra comu­ni­ca­ção expe­ri­men­tal de fala por radi­o­te­le­fo­nia tran­sa­tlân­ti­ca. Apro­vei­tan­do os trans­mis­so­res e recep­to­res de tubos de vácuo recen­te­men­te desen­vol­vi­dos, a AT&T rea­li­zou tes­tes de radi­o­te­le­fo­nia da NAA, a esta­ção da Mari­nha dos EUA em Arling­ton. B. Webb da AT&T em Arling­ton, VA.Virginia fala com o tenen­te-coro­nel Fer­ri­es do gover­no fran­cês uti­li­zan­do pon­tos de retrans­mis­são no Cana­dá e na Tor­re Eif­fel em Paris. A sua voz foi ouvi­da tão lon­ge como Hono­lu­lu, HI., o que mos­trou cla­ra­men­te o quão avan­ça­do esta­va o equi­pa­men­to de tubos de vácuo, des­de o “um pou­co mais de 10 milhas” (16-km) de alcan­ce dos ino­va­do­res tes­tes do alter­na­dor-trans­mis­sor de Fes­sen­den (1906). O Pre­si­den­te Vail anun­ci­ou que a AT&T esta­va a pla­ne­ar acres­cen­tar liga­ções radi­o­te­le­fó­ni­cas ao sis­te­ma Bell.

Em 2011, a Con­fe­rên­cia Geral sobre Pesos e Medi­das (CGPM) em Sèvres, Fran­ça, con­si­de­rou uma reso­lu­ção para con­si­de­rar a futu­ra revi­são da defi­ni­ção de uni­da­des SI. Esta ain­da neces­si­ta­va de apro­va­ção final, e a sua imple­men­ta­ção não seria antes de 2014. No “Novo SI”, uma for­mu­la­ção “explí­ci­ta-cons­tan­te” apli­car-se-ia a qua­tro das uni­da­des de base do SI. Assim, o qui­lo­gra­ma, o ampe­re, o kel­vin e o mole seri­am rede­fi­ni­dos em ter­mos de inva­ri­an­tes da natu­re­za; as novas defi­ni­ções serão base­a­das em valo­res numé­ri­cos fixos da cons­tan­te de Planck (h), da car­ga ele­men­tar (e), da cons­tan­te de Boltz­mann (k), e da cons­tan­te de Avo­ga­dro (NA), res­pec­ti­va­men­te. Mais nota­vel­men­te, pela pri­mei­ra vez, o qui­lo­gra­ma dei­xa­ria de ser defi­ni­do pelo pro­tó­ti­po inter­na­ci­o­nal, um objec­to metá­li­co espe­cí­fi­co e a sua pos­sí­vel vari­a­ção sub­til na massa.

Nes­ta sema­na que pas­sou a nave Shenzhou-13 trans­por­tou para a a esta­ção espa­ci­al Tian­gong três astro­nau­tas chi­ne­ses. Dois homens e uma mulher irão ficar na esta­ção duran­te cer­ca de seis meses. Um dos objec­ti­vos da mis­são é tes­tar a capa­ci­da­de dos astro­nau­tas e das ins­ta­la­ções duran­te uma esta­dia lon­ga. Vão tam­bém con­du­zir diver­sas expe­ri­ên­ci­as cien­ti­fi­cas com um bra­ço robó­ti­co que será ins­ta­la­do numa das cami­nha­das no espa­ço pre­vis­tas. A esta­ção espa­ci­al Tian­gong vai pesar cer­ca de 70 tone­la­das, após estar con­cluí­da, e deve­rá fun­ci­o­nar duran­te 15 anos, orbi­tan­do a cer­ca de 400 qui­ló­me­tros aci­ma da super­fí­cie da Terra.

Na News­let­ter des­ta sema­na apre­sen­ta­mos diver­sas noti­ci­as, arti­gos cien­tí­fi­cos, pro­je­tos de maker assim como alguns vide­os inte­res­san­tes. É apre­sen­ta­da a revis­ta Hacks­pa­ce Maga­zi­ne nº48 de Novembro.

Esta News­let­ter encon­tra-se mais uma vez dis­po­ní­vel no sis­te­ma docu­men­ta do altLab. Todas as News­let­ters encon­tram-se inde­xa­das no link.