Newsletter Nº337

Newsletter Nº337
News­let­ter Nº337

Faz hoje anos que nas­cia, em 1788, o físi­co, astró­no­mo e explo­ra­dor irlan­dês-inglês Edward Sabi­ne. Ele estu­dou a for­ma da Ter­ra e o seu cam­po mag­né­ti­co. Foi nome­a­do na Arti­lha­ria Real, e atin­giu o pos­to de Major-Gene­ral antes de se refor­mar em 1877. Como explo­ra­dor, o astró­no­mo do par­ti­do, jun­tou-se à expe­di­ção de John Ross para encon­trar a Pas­sa­gem do Noro­es­te (1818). Tam­bém foi com Par­ry numa expe­di­ção ao Árc­ti­co (1819–20). Atra­vés de expe­ri­ên­ci­as uti­li­zan­do um pên­du­lo em dife­ren­tes locais glo­bais, ele deter­mi­nou a for­ma da Ter­ra (1821–3). Sabi­ne tam­bém estu­dou o cam­po mag­né­ti­co da Ter­ra, e a 6 de Abril de 1852 anun­ci­ou a liga­ção entre man­chas sola­res e vari­a­ções geo­mag­né­ti­cas irregulares.

Faz tam­bém hoje anos que nas­cia, em 1840, o físi­co ale­mão Fri­e­dri­ch Wilhelm Georg Kohl­raus­ch. Ele inves­ti­gou as pro­pri­e­da­des dos elec­tró­li­tos (subs­tân­ci­as que con­du­zem elec­tri­ci­da­de em solu­ções por trans­fe­rên­cia de iões) e con­tri­buiu para a com­pre­en­são do seu com­por­ta­men­to. Algu­mas das rea­li­za­ções pio­nei­ras de Kohl­raus­ch inclu­em medi­ções de con­du­ti­vi­da­de em elec­tró­li­tos, o seu tra­ba­lho na deter­mi­na­ção de gran­de­zas mag­né­ti­cas e eléc­tri­cas bási­cas, e o aper­fei­ço­a­men­to das tec­no­lo­gi­as de medi­ção asso­ci­a­das. Foi sob a sua direc­ção que a “Phy­si­ka­lis­ch-Tech­nis­che Rei­ch­sans­talt” (o então Ins­ti­tu­to Impe­ri­al Téc­ni­co Físi­co na Ale­ma­nha) cri­ou nume­ro­sas nor­mas e padrões de cali­bra­ção que foram tam­bém uti­li­za­dos inter­na­ci­o­nal­men­te fora da Alemanha.

Faz igual­men­te hoje anos que nas­cia, em 1857, o inven­tor nor­te-ame­ri­ca­no Elwo­od Hay­nes. Ele cons­truiu um dos pri­mei­ros auto­mó­veis a gaso­li­na de suces­so. Em 1886, quan­do o gás natu­ral foi encon­tra­do na sua cida­de natal de Por­tland, Indi­a­na, Hay­nes orga­ni­zou uma empre­sa para o for­ne­cer à cida­de. Ele con­ce­beu um méto­do para desi­dra­tar o gás antes de este ser bom­be­a­do atra­vés das linhas. Tam­bém em 1886, inven­tou um peque­no ter­mós­ta­to de vapor uti­li­za­do no gás natu­ral. Em 1893, com­prou um motor a gaso­li­na e con­ce­beu uma “car­ru­a­gem sem cava­los”. Quan­do Hay­nes esta­va à pro­cu­ra de uma liga que fizes­se um eléc­tro­do de vela durá­vel, inven­tou a liga de stel­li­te, cuja inven­ção ain­da hoje con­tri­bui para a soci­e­da­de. Mais duro que o aço e resis­ten­te à cor­ro­são, este metal desem­pe­nha ago­ra um papel impor­tan­te no fabri­co de mate­ri­ais aero­náu­ti­cos ade­qua­dos para a explo­ra­ção do espa­ço exterior.

Por fim, faz hoje anos que nas­cia, em 1908, o enge­nhei­ro elec­tro­téc­ni­co nor­te-ame­ri­ca­no Geor­ge Harold Brown. Ele foi pio­nei­ro em rádio-tér­mi­ca, que deu gran­des con­tri­bui­ções para o desen­vol­vi­men­to de ante­nas de rádio e tele­vi­são. Em 1936, Brown inven­tou a cha­ma­da ante­na de esti­lo “turnsty­le” para a radi­o­di­fu­são tele­vi­si­va. Devi­do a isso, a Comis­são Fede­ral de Comu­ni­ca­ções (FCC) adop­tou um sis­te­ma de TV de 441 linhas. Em 1938, Brown desen­vol­veu o fil­tro de ban­da late­ral ves­ti­gi­al para uti­li­za­ção na trans­mis­são de tele­vi­são, dupli­can­do a reso­lu­ção hori­zon­tal das ima­gens de tele­vi­são em qual­quer ban­da. Duran­te a II Guer­ra Mun­di­al, com os inves­ti­ga­do­res da RCA, o gru­po de Geor­ge Brown uti­li­zou o aque­ci­men­to por radi­o­frequên­cia na desi­dra­ta­ção a gra­nel da peni­ci­li­na na E.R. Squibb, uma “máqui­na de cos­tu­ra” para ter­mo­plás­ti­cos, e téc­ni­cas de rebi­ta­gem e sol­da­du­ra mais consistentes.

Em 1947, Chuck Yea­ger, um pilo­to de caça da II Guer­ra Mun­di­al, tor­nou-se o pri­mei­ro huma­no a voar mais rápi­do do que a velo­ci­da­de do som, que­bran­do a bar­rei­ra do som num avião Bell XS‑1 movi­do a fogue­te sobre o Murac Dry Lake, Cali­fór­nia. Os qua­tro moto­res de fogue­tão des­te minús­cu­lo avião de inves­ti­ga­ção com nariz de agu­lha podi­am engo­lir todo um for­ne­ci­men­to de com­bus­tí­vel em 2–1/2 minu­tos. Para pou­par com­bus­tí­vel, o Bell XS‑1 foi trans­por­ta­do para alti­tu­de por um B‑29 e depois lan­ça­do, e Yea­ger dis­pa­rou os seus fogue­tes. A 37.000 pés, o X‑1 voou bem, mas come­çou a bater à medi­da que se apro­xi­ma­va da bar­rei­ra do som. Quan­do um avião via­ja à velo­ci­da­de do som, as par­tí­cu­las de ar à fren­te são com­pri­mi­das numa “pare­de de ar espes­so” invisível.

Nes­ta sema­na que pas­sou foi lan­ça­do o Ubun­tu 21.10. Deno­mi­na­do de “Impish Indri” esta ver­são que não é LTS traz como prin­ci­pais novi­da­des o Desk­top GNOME 40, o Ker­nel 5.13, PHP 8.0, GCC 11, Mesa 21.2 e uti­li­za a com­pres­são Zstd para os paco­tes Debi­an. Traz tam­bém supor­te para a ulti­ma ver­são dos dri­vers pro­pri­e­tá­ri­os da NVIDIA com Wayland.

Na News­let­ter des­ta sema­na apre­sen­ta­mos diver­sas noti­ci­as, arti­gos cien­tí­fi­cos, pro­je­tos de maker assim como alguns vide­os interessantes.

Esta News­let­ter encon­tra-se mais uma vez dis­po­ní­vel no sis­te­ma docu­men­ta do altLab. Todas as News­let­ters encon­tram-se inde­xa­das no link.