Newsletter Nº336

Newsletter Nº336
News­let­ter Nº336

Faz hoje anos que nas­cia, em 1885, o físi­co dina­marquês Niels Bohr. Ele foi o pri­mei­ro a apli­car a teo­ria quân­ti­ca, que res­trin­ge a ener­gia de um sis­te­ma a cer­tos valo­res dis­cre­tos, ao pro­ble­ma da estru­tu­ra ató­mi­ca e mole­cu­lar. Por este tra­ba­lho, rece­beu o Pré­mio Nobel da Físi­ca em 1922. Desen­vol­veu a cha­ma­da teo­ria de Bohr do áto­mo e mode­lo líqui­do do núcleo. Bohr era de ori­gem judai­ca e quan­do os nazis ocu­pa­ram a Dina­mar­ca esca­pou em 1943 para a Sué­cia, num bar­co de pes­ca. De lá foi trans­por­ta­do de avião para Ingla­ter­ra, onde come­çou a tra­ba­lhar no pro­jec­to de fazer uma bom­ba de fis­são nucle­ar. Após alguns meses, foi com a equi­pa de inves­ti­ga­ção bri­tâ­ni­ca para Los Ala­mos, nos EUA, onde con­ti­nu­ou a tra­ba­lhar no projecto.

Faz tam­bém hoje anos que nas­cia, em 1939, o quí­mi­co inglês Har­ry Kro­to. Ele par­ti­lhou (com Richard E. Smal­ley e Robert F. Curl, Jr.) o Pré­mio Nobel da Quí­mi­ca de 1996 pela sua des­co­ber­ta con­jun­ta dos com­pos­tos de car­bo­no cha­ma­dos ful­le­re­nes. Estas novas for­mas do ele­men­to car­bo­no con­têm 60 ou mais áto­mos dis­pos­tos em con­chas fecha­das. O núme­ro de áto­mos de car­bo­no na con­cha pode vari­ar, e por esta razão nume­ro­sas novas estru­tu­ras de car­bo­no tor­na­ram-se conhe­ci­das. Ante­ri­or­men­te, eram conhe­ci­das seis for­mas cris­ta­li­nas do ele­men­to car­bo­no, nome­a­da­men­te dois tipos de gra­fi­te, dois tipos de dia­man­te, caoit (1968) e carbono(VI) (1972). Os ful­le­re­nos for­mam-se quan­do o car­bo­no vapo­ri­za­do con­den­sa numa atmos­fe­ra de gás iner­te. Os aglo­me­ra­dos de car­bo­no podem então ser ana­li­sa­dos com espec­tro­me­tria de massa.

Em 1959 a son­da rus­sa Luna 3 foto­gra­fa­va pela pri­mei­ra vez o lado escu­ro da Lua. O objec­ti­vo da mis­são da son­da Luna 3 era for­ne­cer as pri­mei­ras ima­gens do lado escu­ro da Lua. Para con­se­guir isto, a son­da foi equi­pa­da com uma câma­ra com uma len­te de 35 mm, uma len­te de 200 mm, com aber­tu­ra de f/5.6, e outra câma­ra de 500 mm com f/9.5. A sequên­cia de ima­gens foi auto­ma­ti­ca­men­te dis­pa­ra­da quan­do a foto-célu­la da son­da Luna 3 detec­tou o lado escu­ro da Lua, o que acon­te­ceu quan­do a son­da pas­sa­va a apro­xi­ma­da­men­te 64370 qui­ló­me­tros aci­ma da super­fí­cie lunar.

Nes­ta sema­na que pas­sou foi lan­ça­do ofi­ci­al­men­te o Win­dows 11 da Micro­soft. Foca­do na expe­ri­ên­cia do uti­li­za­dor o Win­dows 11 é a nova pro­pos­ta da Micro­soft para o Desk­top do PC. Refres­can­do a inter­fa­ce já habi­tu­al do Win­dows trás um con­jun­to de aspec­tos ino­va­do­res e que de algu­ma for­ma que­bram com o pas­sa­do. Este pas­sa a ter requi­si­tos supe­ri­o­res aos do Win­dows 10 nome­a­da­men­te no espa­ço em dis­co neces­sá­rio que é de 64GB, pro­ces­sa­dor de 1 Ghz com pelo menos 2 cores, 4GB de memó­ria RAM e o sis­te­ma com capa­ci­da­de de UEFI e TPM 2.0. Tem tam­bém que supor­tar um ecrã de 9 pole­ga­das e 720p míni­mo com uma pla­ca grá­fi­ca com­pa­tí­vel com o DirectX 12 ou supe­ri­or com dri­vers WDDM 2.0.

Na News­let­ter des­ta sema­na apre­sen­ta­mos diver­sas noti­ci­as, arti­gos cien­tí­fi­cos, pro­je­tos de maker assim como alguns vide­os interessantes.

Esta News­let­ter encon­tra-se mais uma vez dis­po­ní­vel no sis­te­ma docu­men­ta do altLab. Todas as News­let­ters encon­tram-se inde­xa­das no link.