Newsletter Nº321

Newsletter Nº321
News­let­ter Nº321

Faz hoje anos que nas­cia, em 1771, o indus­tri­al fran­co-ame­ri­ca­no Éleuthè­re Iré­née du Pont. Ele emi­grou após a Revo­lu­ção Fran­ce­sa de Fran­ça para os Esta­dos Uni­dos em 1800. A par­tir de 1788, tra­ba­lhou para o quí­mi­co fran­cês Antoi­ne Lavoi­si­er, então che­fe dos tra­ba­lhos reais em pó, e tor­nou-se o seu pri­mei­ro assis­ten­te em 1791. Assim, teve o conhe­ci­men­to para reco­nhe­cer uma opor­tu­ni­da­de de fabri­car pól­vo­ra nos EUA, e em 1803 tinha esta­be­le­ci­do um peque­no moi­nho em Wil­ming­ton, Delawa­re. Ordens gover­na­men­tais duran­te a guer­ra ame­ri­ca­na de 1812 fize­ram da Du Pont o prin­ci­pal fabri­can­te dos EUA. Des­de este iní­cio, diver­si­fi­cou com inte­res­ses num moi­nho de lã, uma fábri­ca de algo­dão, um cur­tu­me e tor­nou-se direc­tor do Ban­co dos Esta­dos Unidos.

Faz tam­bém hoje anos que nas­cia, em 1835, o quí­mi­co ale­mão Johan­nes Wis­li­ce­nus. O seu tra­ba­lho pio­nei­ro levou ao reco­nhe­ci­men­to da impor­tân­cia da dis­po­si­ção espa­ci­al dos áto­mos den­tro de uma molé­cu­la. É conhe­ci­do pelo seu tra­ba­lho sobre os áci­dos lác­ti­cos, e em par­ti­cu­lar pelas suas des­co­ber­tas no estu­do do iso­me­ris­mo geo­mé­tri­co (a exis­tên­cia de fór­mu­las idên­ti­cas com pro­pri­e­da­des quí­mi­cas dife­ren­tes) dos com­pos­tos orgânicos.

Faz igual­men­te hoje anos que nas­cia, em 1880, o mate­má­ti­co nor­te-ame­ri­ca­no Oswald Veblen. Ele deu impor­tan­tes con­tri­bui­ções na topo­lo­gia ini­ci­al, e na geo­me­tria pro­jec­ti­va e dife­ren­ci­al — tra­ba­lho que encon­trou apli­ca­ções na físi­ca ató­mi­ca e na teo­ria da rela­ti­vi­da­de. Em 1905, ele pro­vou o teo­re­ma da cur­va do Jor­dão, que afir­ma que cada loop não auto-inter­sec­tan­te no pla­no divi­de o pla­no num “inte­ri­or” e um “exte­ri­or”. Embo­ra pos­sa pare­cer óbvio na sua afir­ma­ção, é um teo­re­ma mui­to difí­cil de pro­var. Duran­te a II Guer­ra Mun­di­al, ele este­ve envol­vi­do na super­vi­são do tra­ba­lho que pro­du­ziu o com­pu­ta­dor digi­tal elec­tró­ni­co pio­nei­ro ENIAC. O seu nome é come­mo­ra­do pelo Pré­mio Oswald Veblen da Ame­ri­can Mathe­ma­ti­cal Soci­ety. Atri­buí­do de cin­co em cin­co anos, é o pré­mio de mai­or pres­tí­gio em reco­nhe­ci­men­to da notá­vel inves­ti­ga­ção em geometria.

Faz tam­bém hoje anos que nas­cia, em 1883, o físi­co aus­tría­co-ame­ri­ca­no Vic­tor Fran­cis Hess. Ele par­ti­lhou (com Carl D. Ander­son dos Esta­dos Uni­dos) o Pré­mio Nobel da Físi­ca em 1936 pela sua des­co­ber­ta dos rai­os cós­mi­cos (radi­a­ção de alta ener­gia ori­gi­na­da no espa­ço exte­ri­or). Por meio de ins­tru­men­tos trans­por­ta­dos em balões, Hess e outros pro­va­ram que a radi­a­ção que ioni­za a atmos­fe­ra é de ori­gem cós­mi­ca. Ele obser­vou um ciclo de 27 dias de inten­si­da­de de radi­a­ção cós­mi­ca ao cam­po mag­né­ti­co do sol e correlacionou‑o com o perío­do de 27 dias de rota­ção do sol. Tam­bém tra­ba­lhou na con­cep­ção de méto­dos para a detec­ção de quan­ti­da­des míni­mas de subs­tân­ci­as radi­o­ac­ti­vas. Hess fez con­tri­bui­ções bási­cas para uma com­pre­en­são da radi­a­ção e dos seus efei­tos sobre o cor­po humano.

Faz igual­men­te hoje anos que nas­cia, em 1909, o físi­co nucle­ar bri­tâ­ni­co Wil­li­am Pen­ney. Ele lide­rou o desen­vol­vi­men­to da bom­ba ató­mi­ca na Grã-Bre­ta­nha. Pen­ney este­ve na Grã-Bre­ta­nha como Robert Oppe­nhei­mer este­ve nos EUA. Foi uma par­te pro­e­mi­nen­te da Mis­são Bri­tâ­ni­ca em Los Ala­mos duran­te a II Guer­ra Mun­di­al, onde a sua prin­ci­pal mis­são era estu­dar os efei­tos noci­vos da explo­são da bom­ba ató­mi­ca, mas tam­bém se envol­veu em estu­dos de implo­são. A com­bi­na­ção de perí­cia, habi­li­da­de ana­lí­ti­ca, comu­ni­ca­ção efi­caz, e a capa­ci­da­de de os tra­du­zir em apli­ca­ção prá­ti­ca, fize­ram dele um dos cin­co mem­bros do “brain trust” de Los Ala­mos que tomou deci­sões cha­ve. Ele foi o úni­co bri­tâ­ni­co a fazer par­te do Comi­té dos Dez Homens Alvo que ela­bo­rou a lis­ta de alvos para o bom­bar­de­a­men­to ató­mi­co do Japão.

Faz tam­bém hoje anos que nas­cia, em 1915, o astró­no­mo e mate­má­ti­co inglês Fred Hoy­le. Ele é mais conhe­ci­do como o prin­ci­pal pro­po­nen­te e defen­sor da teo­ria do esta­do esta­ci­o­ná­rio do uni­ver­so. Esta teo­ria sus­ten­ta que o uni­ver­so está em expan­são e que a maté­ria está a ser con­ti­nu­a­men­te cri­a­da para man­ter cons­tan­te a den­si­da­de média da maté­ria no espa­ço. Tor­nou-se o astró­no­mo mais conhe­ci­do da Grã-Bre­ta­nha em 1950 com as suas pales­tras sobre A Natu­re­za do Uni­ver­so, e lem­brou-se de cunhar o ter­mo “Big Bang” na últi­ma des­sas pales­tras. Embo­ra ao lon­go do tem­po, a cren­ça num uni­ver­so em “esta­do está­vel” como Hoy­le tinha pro­pos­to foi par­ti­lha­da por cada vez menos cien­tis­tas devi­do a novas des­co­ber­tas, Hoy­le nun­ca acei­tou a ago­ra mais popu­lar teo­ria do “Big Bang” para a ori­gem do universo.

Por fim, faz hoje anos que nas­cia, em 1927, o físi­co ame­ri­ca­no Mar­tin Perl. Ele rece­beu o Pré­mio Nobel da Físi­ca de 1995 por ter des­co­ber­to uma par­tí­cu­la suba­tó­mi­ca a que deu o nome de tau, um lep­tão maci­ço com uma car­ga nega­ti­va. O tau, que encon­trou em mea­dos dos anos 70, foi a pri­mei­ra pro­va de uma ter­cei­ra “gera­ção” de par­tí­cu­las fun­da­men­tais. É um pri­mo super-pesa­do do elec­trão, idên­ti­co em todos os aspec­tos, excep­to que o tau é mais de 3.500 vezes mais pesa­do que o elec­trão e sobre­vi­ve menos de um tri­lião de segun­do, enquan­to que o elec­trão é estável.

Faz hoje 22 anos que a son­da Cas­si­ni da NASA voo per­to de Vénus na sua jor­na­da até Satur­no. Apro­vei­tan­do a gra­vi­da­de de Vénus, a Cas­si­ni ganhou impul­so sufi­ci­en­te duran­te o encon­tro para pas­sar a cin­tu­ra de aste­rói­des. Depois de Vénus, a Cas­si­ni voou pela Ter­ra, pela Lua e por Júpi­ter antes de che­gar a Satur­no. Toda a via­gem de Vénus a Satur­no demo­rou cer­ca de cin­co anos.

Hoje a Micro­soft lan­çou a nova ver­são do seu Sis­te­ma — o Win­dows 11. Este novo sis­te­ma sim­pli­fi­ca o design e a expe­ri­ên­cia do uti­li­za­dor para poten­ci­ar a sua pro­du­ti­vi­da­de e ins­pi­rar a sua cri­a­ti­vi­da­de. É moder­no, fres­co, lim­po e boni­to. Des­de o novo botão Start e bar­ra de tare­fas até cada som, fon­te e íco­ne, tudo foi fei­to inten­ci­o­nal­men­te para o colo­car no con­tro­lo e tra­zer uma sen­sa­ção de cal­ma e faci­li­da­de. Foi colo­ca­do o botão de Start no cen­tro e tor­nou-se mais fácil encon­trar rapi­da­men­te o que pre­ci­sa. Start uti­li­za o poder da nuvem e do Micro­soft 365 para lhe mos­trar os seus fichei­ros recen­tes, inde­pen­den­te­men­te da pla­ta­for­ma ou dis­po­si­ti­vo em que os esta­va a visu­a­li­zar ante­ri­or­men­te, mes­mo que esti­ves­se num dis­po­si­ti­vo Android ou iOS. Os requi­si­tos míni­mos tam­bém foram incre­men­ta­dos rela­ti­va­men­te ao Win­dows 10 e pas­sa ser exi­gi­do um pro­ces­sa­dor de 64 bits de pelo menos 1 Ghz, míni­mo de 4 GB de memó­ria, 64 GB de dis­co, sis­te­ma de boot UEFI e dis­po­si­ti­vo de apre­sen­ta­ção de pelo menos 9 pole­ga­das com 1366x768 de reso­lu­ção mini­ma e com­pa­tí­vel com o DirectX 12.

É tam­bém hoje que é pos­sí­vel obser­var a pri­mei­ra lua cheia des­te verão. A lua cheia des­ta noi­te é tam­bém uma super-lua, que ocor­re quan­do a lua está no seu pon­to mais pró­xi­mo da Ter­ra na sua órbi­ta, tam­bém conhe­ci­da como peri­geu. Por sua vez, a lua pare­ce­rá ligei­ra­men­te mai­or e mais bri­lhan­te, uma vez que está mais pró­xi­ma da Ter­ra do que é habi­tu­al. A Lua de Moran­guei­ro de Junho é a segun­da e últi­ma super-lua do ano.

Na News­let­ter des­ta sema­na apre­sen­ta­mos diver­sas noti­ci­as, arti­gos cien­tí­fi­cos, pro­je­tos de maker assim como alguns vide­os inte­res­san­tes. É apre­sen­ta­da a revis­ta Mag­PI Nº107 de Julho.

Esta News­let­ter encon­tra-se mais uma vez dis­po­ní­vel no sis­te­ma docu­men­ta do altLab. Todas as News­let­ters encon­tram-se inde­xa­das no link.