Newsletter Nº320

Newsletter Nº320
News­let­ter Nº320

Faz hoje anos que nas­cia, em 1800, o astró­no­mo irlan­dês Wil­li­am Par­sons, 3rd Earl of Ros­se. Ele cons­truiu o mai­or teles­có­pio reflec­tor do sécu­lo XIX. Apren­deu a polir espe­lhos de metal (1827) e pas­sou os anos seguin­tes a cons­truir um teles­có­pio de 36 pole­ga­das. Mais tar­de, com­ple­tou um teles­có­pio gigan­te de 72 pole­ga­das (1845) a que deu o nome de “Levi­athan”, que per­ma­ne­ceu o mai­or jamais cons­truí­do até déca­das após a sua mor­te. Foi o pri­mei­ro a resol­ver a for­ma espi­ral dos objec­tos — ante­ri­or­men­te vis­tos ape­nas como nuvens — que mui­to mais tar­de foram iden­ti­fi­ca­dos como galá­xi­as inde­pen­den­tes da nos­sa pró­pria galá­xia Via Lác­tea e a milhões de anos-luz de dis­tân­cia. O seu pri­mei­ro avis­ta­men­to foi fei­to em 1845, e em 1850 tinha des­co­ber­to mais 13. Em 1848, encon­trou e nome­ou a Nebu­lo­sa de Can­cer (por­que pen­sa­va que se asse­me­lha­va a um caran­gue­jo), nome pelo qual ain­da é conhecido.

Faz tam­bém hoje anos que nas­cia, em 1821, o quí­mi­co e con­fe­ren­cis­ta inglês John Henry Pep­per. Ele inven­tou a ilu­são “Pep­per’s Ghost” uti­li­za­da em pal­co para pro­por­ci­o­nar o efei­to de um actor que apa­re­ce como uma ima­gem trans­pa­ren­te e desa­pa­re­ce no ar. Uti­li­zou uma gran­de cha­pa de vidro no pal­co, incli­na­da a um ângu­lo de 45 graus em rela­ção ao chão. A uti­li­za­ção de ilu­mi­na­ção espe­ci­al per­mi­tiu ao públi­co ver o refle­xo de um actor colo­ca­do fora do pal­co, fora da vis­ta direc­ta do públi­co. Pep­per apren­deu pela pri­mei­ra vez a usar o show­manship para o públi­co no Royal Poly­te­ch­nic Ins­ti­tu­ti­on de Lon­dres para apre­sen­tar demons­tra­ções expe­ri­men­tais de rit­mo rápi­do e sur­pre­en­den­te para aumen­tar a com­pre­en­são do públi­co dos fenó­me­nos em físi­ca e quí­mi­ca. Na déca­da de 1870, expan­diu as suas acti­vi­da­des a uma audi­ên­cia glo­bal, visi­tan­do a Aus­trá­lia, o Cana­dá e os Esta­dos Unidos.

Faz igual­men­te hoje anos que nas­cia, em 1832, o físi­co e quí­mi­co inglês Wil­li­am Cro­o­kes. Ele des­co­briu o ele­men­to tálio e mos­trou que os rai­os cató­di­cos eram par­tí­cu­las em movi­men­to rápi­do, car­re­ga­das nega­ti­va­men­te. O espa­ço escu­ro Cro­o­kes é a região escu­ra em tor­no de um cáto­do que faz des­car­gas eléc­tri­cas a bai­xa pres­são. Ele inven­tou o radió­me­tro (1875) no qual qua­tro palhe­tas sus­pen­sas numa agu­lha no vácuo com um lado pre­to e o outro bran­co são obser­va­das a rodar pelo efei­to da luz inci­den­te. Inven­tou tam­bém o espin­tis­có­pio (1903), que reve­la par­tí­cu­las alfa emi­ti­das pelo rádio, enquan­to a luz pis­ca quan­do estas inci­dem sobre uma tela de sul­fu­re­to de zin­co vis­ta sob ampli­a­ção. Os seus inte­res­ses incluíam o espi­ri­tu­a­lis­mo, mas for­ne­ci­am uma ori­en­ta­ção mais prá­ti­ca para melho­rar o sane­a­men­to e os fer­ti­li­zan­tes artificiais.

Por fim, faz hoje anos que nas­cia, em 1898, o artis­ta e ilus­tra­dor holan­dês M. C. Escher. Ele ficou famo­so pelas suas mui­tas obras de arte moder­na com ilu­sões de pers­pec­ti­va inven­ti­vas e intrin­ca­das pavi­men­ta­ções e ins­pi­ra­ções da mate­má­ti­ca. A sua arte é apre­ci­a­da por milhões de pes­so­as em todo o mun­do, como se pode ver nos mui­tos web­si­tes rela­ti­vos à sua vida e obra. É mais famo­so pelas suas cons­tru­ções ditas impos­sí­veis, tais como Ascen­den­te e Des­cen­den­te, Rela­ti­vi­da­de assim como as suas Impres­sões de Trans­for­ma­ção, tais como Meta­mor­fo­se I, II e III, Céu e Água I ou Répteis.

Nes­ta sema­na que pas­sou três astro­nau­tas chi­ne­ses a bor­do da nave espa­ci­al Shenzhou-12 entra­ram no módu­lo cen­tral da esta­ção espa­ci­al chi­ne­sa Tia­nhe. Depois de Shenzhou-12 ter com­ple­ta­do com suces­so um rápi­do encon­tro auto­má­ti­co e aco­pla­do com o módu­lo orbi­tal Tia­nhe, a tri­pu­la­ção de Shenzhou-12 entrou na cáp­su­la orbi­tal a par­tir da cáp­su­la de retor­no da nave espacial.
Após uma série de pre­pa­ra­ti­vos, os astro­nau­tas abri­ram as esco­ti­lhas do nó e do módu­lo de Tia­nhe. Às 18:48, Nie Haisheng, Liu Boming e Tang Hong­bo tinham entra­do um a um no módu­lo Tia­nhe, sig­ni­fi­can­do que pela pri­mei­ra vez os chi­ne­ses tinham entra­do na sua pró­pria esta­ção espacial.

Na News­let­ter des­ta sema­na apre­sen­ta­mos diver­sas noti­ci­as, arti­gos cien­tí­fi­cos, pro­je­tos de maker assim como alguns vide­os inte­res­san­tes. É apre­sen­ta­da a revis­ta HackS­pa­ce­Mag Nº44 de Julho.

Esta News­let­ter encon­tra-se mais uma vez dis­po­ní­vel no sis­te­ma docu­men­ta do altLab. Todas as News­let­ters encon­tram-se inde­xa­das no link.