Newsletter Nº322

Newsletter Nº322
News­let­ter Nº322

Faz hoje anos que nas­cia, em 1646, o filó­so­fo e mate­má­ti­co ale­mão Gott­fri­ed Wilhelm Leib­niz. Ele foi impor­tan­te tan­to como meta­fí­si­co como lógi­co, e tam­bém dis­tin­gui­do pela sua inven­ção inde­pen­den­te do cál­cu­lo dife­ren­ci­al e inte­gral. Atra­vés de encon­tros com estu­di­o­sos como Chris­ti­a­an Huy­gens em Paris e com mem­bros da Royal Soci­ety, incluin­do Robert Boy­le, duran­te duas via­gens a Lon­dres em 1673 e 1676, Leib­niz foi apre­sen­ta­do aos pro­ble­mas pen­den­tes que desa­fi­am os mate­má­ti­cos e físi­cos da Euro­pa. Ele des­co­briu inde­pen­den­te­men­te o cál­cu­lo dife­ren­ci­al e inte­gral (publi­ca­do em 1684), mas envol­veu-se numa amar­ga dis­pu­ta pri­o­ri­tá­ria com Isa­ac New­ton, cujas idei­as sobre o cál­cu­lo foram desen­vol­vi­das mais cedo (1665), mas publi­ca­das mais tar­de (1687).

Faz tam­bém hoje anos que nas­cia, em 1788, o mate­má­ti­co e enge­nhei­ro fran­cês Jean-Vic­tor Pon­ce­let. Ele estu­dou o pólo e as linhas pola­res asso­ci­a­das à cóni­ca que leva­ram ao prin­cí­pio da dua­li­da­de. Em 1822 publi­cou Trai­té des pro­prié­tés pro­jec­ti­ves des figu­res em que apre­sen­tou as suas idei­as fun­da­men­tais de geo­me­tria pro­jec­ti­va tais como a rela­ção cru­za­da, pers­pec­ti­va, invo­lu­ção e os pon­tos cir­cu­la­res ao infi­ni­to. Como pro­fes­sor de mecâ­ni­ca (1825–35), apli­cou a mecâ­ni­ca para melho­rar as rodas de água e foi capaz de dupli­car a sua eficiência.

Faz igual­men­te hoje anos que nas­cia, em 1872, o enge­nhei­ro eléc­tri­co inglês Wil­li­am Du Bois Dud­dell. Ele inven­tou o osci­ló­gra­fo de bobi­na móvel sen­sí­vel capaz de regis­tar foto­gra­fi­ca­men­te um pon­to de luz que tra­ça as osci­la­ções de uma ten­são eléc­tri­ca, e outros ins­tru­men­tos eléc­tri­cos. Ele con­ce­beu o que pode ser con­si­de­ra­do como o pri­mei­ro ins­tru­men­to musi­cal eléc­tri­co, o Arco Can­tan­te (1899), com base nos sons emi­ti­dos por uma lâm­pa­da eléc­tri­ca de arco de car­bo­no quan­do a sua ten­são de ali­men­ta­ção era vari­a­da. Foi um resul­ta­do da sua inves­ti­ga­ção para resol­ver o pro­ble­ma dos ruí­dos inde­se­já­veis de zum­bi­do gera­do pela ilu­mi­na­ção de rua em arco de car­bo­no. Esta inves­ti­ga­ção des­co­briu um prin­cí­pio asso­ci­a­do de resis­tên­cia nega­ti­va. As frequên­ci­as de áudio foram gera­das pela comu­ta­ção de cir­cui­tos res­so­nan­tes ade­qua­dos para o arco.

Faz tam­bém hoje anos que nas­cia, em 1906, o mate­má­ti­co fran­cês Jean Dieu­don­né. Ele ficou conhe­ci­do pelos seus escri­tos sobre álge­bra abs­trac­ta, aná­li­se fun­ci­o­nal, topo­lo­gia, e a sua teo­ria dos gru­pos de Lie. Dieu­don­né foi um dos dois prin­ci­pais con­tri­buin­tes para a série de tex­tos Bour­ba­ki. Come­çou a sua car­rei­ra mate­má­ti­ca tra­ba­lhan­do na aná­li­se de poli­nó­mi­os. Tra­ba­lhou numa gran­de vari­e­da­de de áre­as mate­má­ti­cas incluin­do topo­lo­gia geral, espa­ços vec­to­ri­ais topo­ló­gi­cos, geo­me­tria algé­bri­ca, teo­ria inva­riá­vel e os gru­pos clássicos.

Por fim, faz hoje anos que nas­cia, em 1956, o bioquí­mi­co, gene­ti­cis­ta e onco­lo­gis­ta ame­ri­ca­no Gregg L. Semen­za. Ele par­ti­lhou o Pré­mio Nobel da Medi­ci­na de 2019 com Wil­li­am G. Kae­lin Jr. e Peter J. Rat­clif­fe, pelo seu tra­ba­lho sobre como as célu­las se sen­tem e se adap­tam à dis­po­ni­bi­li­da­de de oxi­gé­nio. Semen­za fez a des­co­ber­ta pio­nei­ra do HIF‑1 (fac­tor indu­zí­vel de hipo­xia 1), uma pro­teí­na, que con­tro­la os genes em res­pos­ta a mudan­ças na dis­po­ni­bi­li­da­de de oxi­gé­nio, e ajus­ta a quan­ti­da­de de oxi­gé­nio que é rece­bi­da pelas célu­las. Esta linha de inves­ti­ga­ção tem impli­ca­ções de gran­de alcan­ce no tra­ta­men­to de vári­as doen­ças, incluin­do can­cro, ata­ques car­día­cos, ane­mia e aci­den­tes vas­cu­la­res cere­brais. Por exem­plo, podem ser fei­tos mais estu­dos para exa­mi­nar se as célu­las can­ce­ro­sas estão à pro­cu­ra de oxi­gé­nio quan­do se espa­lham pelos teci­dos cir­cun­dan­tes e pela cor­ren­te san­guí­nea que as trans­por­ta pelo corpo.

Faz hoje trin­ta anos que foi fei­ta a pri­mei­ra cha­ma­da ofi­ci­al GSM entre o anti­go pri­mei­ro-minis­tro fin­lan­dês Har­ri Hol­ke­ri e o vice-pre­si­den­te de Tam­pe­re Kaa­ri­na Suo­nio, a 1 de Julho de 1991, durou pou­co mais de três minu­tos. A Nokia desen­vol­veu duran­te dois inten­sos anos a tec­no­lo­gia que viria a per­mi­tir este feito.

O rádio tran­sís­tor foi uma mara­vi­lha tec­no­ló­gi­ca que colo­cou a músi­ca lite­ral­men­te nas mãos dos con­su­mi­do­res em mea­dos da déca­da de 1950. Era bara­to, fiá­vel e por­tá­til, mas nun­ca con­se­guia sequer apro­xi­mar a qua­li­da­de sono­ra de um dis­co a ser toca­do numa apa­re­lha­gem domés­ti­ca. Era, no entan­to, a úni­ca tec­no­lo­gia dis­po­ní­vel para os aman­tes de músi­ca em movi­men­to até que a Sony Cor­po­ra­ti­on desen­ca­de­ou uma revo­lu­ção na elec­tró­ni­ca pes­so­al com a intro­du­ção do pri­mei­ro lei­tor de cas­se­tes esté­reo pes­so­al. Um apa­re­lho tão espan­to­so no pri­mei­ro encon­tro como o tele­mó­vel ou câma­ra digi­tal seria mais tar­de, o Sony Walk­man foi pos­to à ven­da pela pri­mei­ra vez em 1 de Julho de 1979.

Nes­ta sema­na que pas­sou foi lan­ça­do o Ker­nel de Linux 5.13. As prin­ci­pais novi­da­des são o supor­te ini­ci­al para o Apple M1, supor­te pre­li­mi­nar para a pla­ca grá­fi­ca inte­gra­da no CPU Intel Alder Lake S, supor­te para o HDMI adap­ta­ti­vo das GPUs da AMD, um novo dri­ver gené­ri­co USB, supor­te bas­tan­te melhor da arqui­tec­tu­ra RISC‑V. Tra­tou-se de um dos mai­o­res lan­ça­men­tos com cer­ca de 17 mil alterações.

Tam­bém nes­ta sema­na que pas­sou a Klein Visi­on fez uma demons­tra­ção das capa­ci­da­des do seu pro­to­ti­po do Air­Car, um car­ro voa­dor, fazen­do uma via­gem de cer­ca de 35 minu­tos entre duas cida­des da Eslo­vá­quia. O vei­cu­lo voa a uma velo­ci­da­de de cru­zei­ro de 190 km/h e a uma alti­tu­de de cer­ca de 2500 metros. É objec­ti­vo da com­pa­nhia desen­vol­ver um novo pro­to­ti­po que con­si­ga atin­gir velo­ci­da­des de cru­zei­ro de cer­ca de 300 km/h e ter uma auto­no­mia de cer­ca de 1000 qui­ló­me­tros sem reabastecimentos.

Na News­let­ter des­ta sema­na apre­sen­ta­mos diver­sas noti­ci­as, arti­gos cien­tí­fi­cos, pro­je­tos de maker assim como alguns vide­os interessantes.

Esta News­let­ter encon­tra-se mais uma vez dis­po­ní­vel no sis­te­ma docu­men­ta do altLab. Todas as News­let­ters encon­tram-se inde­xa­das no link.