Faz hoje anos que nascia, em 1659, o matemático e astrónomo escocês David Gregory. Ele publicou em 1702 o livro Astronomiae physicae et geometricae elementa, um esforço de popularização da ciência newtoniana. No entanto, na questão da aberração cromática, Gregory notou algo que Newton se tinha esquecido. Diferentes tipos de vidro espalham as cores do espectro em diferentes quantidades. Ele sugeriu que uma combinação adequada de dois tipos diferentes de vidro pode eliminar a aberração cromática. (Meio século depois, Dollond conseguiu esse resultado.) Os telescópios eram de seu interesse especial, e Gregory também fez experiências com a construção de um telescópio acromático. Gregory fez trabalhos importantes nas séries infinitas.
Faz tambḿe hoje anos que nascia, em 1777, o químico francês Charles Bernard Desormes. Ele colaborou com Nicolas Clément em investigações científicas, incluindo a determinação exacta da composição do monóxido de carbono e do dissulfeto de carbono. Eles também determinaram experimentalmente a proporção dos calores específicos dos gases (1819). Em trabalho independente, seguindo a pilha de Volta, Desormes concebe pilhas eléctricas secas compostas por discos metálicos separados por uma camada de pasta de sal (1801–04). Juntamente com Clement, Desormes estudou o calor e estimou grosseiramente o zero absoluto.
Faz igualmente hoje que nascia, em 1810, o sismólogo e engenheiro civil irlandês Robert Mallet. Ele começou a sua carreira em parceria com a fábrica de seu pai e, em poucos anos, envolveu-se em grandes projectos de engenharia. Sua primeira façanha foi levantar o telhado de 133 toneladas da Igreja de São Jorge em Dublin. Os seus interesses incluíam geologia física e ele escreveu vários artigos sobre terramotos de 1836 a 1879. Embora outros antes dele tenham atribuído os terramotos à vibração durante a passagem das ondas terrestres, Mallet estudou-os com mais detalhes, usando a abordagem de uma ciência exacta. Ele mediu a velocidade das ondas através da crosta terrestre, compilou um catálogo de terramotos registados e apresentou um mapa sísmico do mundo. Desde que ele cunhou o termo, ele pode realmente ser chamado de o primeiro sismólogo e pai dessa ciência.
Por fim, faz hoje anos que nascia, em 1864, o inventor e fabricante de automóveis americano Ransom E. Olds. Ele foi o projectista do Oldsmobile de três cavalos de força e traços curvos, o primeiro automóvel americano de sucesso comercial e o primeiro a usar um sistema de montagem progressivo, que antecipava os métodos modernos de produção em massa. Em 1887, numa distância de um quarteirão, Olds dirigiu o primeiro automóvel de Lansing, um veículo experimental a vapor. Ele continuou a trabalhar com vapor, gasolina e energia eléctrica. Eventualmente, ele produziu um veículo movido a gasolina que acomodava quatro pessoas e podia fazer 18 milhas por hora em terreno plano.
Em 1965 a cerca de 193 Km acima da Terra, o Major Edward H. White II abre a escotilha do Gemini 4 e sai da cápsula, tornando-se o primeiro astronauta americano a caminhar no espaço. Preso à nave por uma corda de 25 pés e controlando seus movimentos com uma pistola de propulsão a jacto de oxigénio, White permaneceu fora da cápsula por pouco mais de 20 minutos. Como um viajante espacial, White foi precedido pelo cosmonauta soviético Aleksei A. Leonov, que em 18 de Março de 1965 foi o primeiro homem a caminhar no espaço.
Nesta semana que passou foi inaugurado o cabo submarino EllaLink que liga Portugal ao Brasil. O EllaLink é a primeira ligação directa de alta velocidade por cabo submarino entre a Europa e a América do Sul.
Na Newsletter desta semana apresentamos diversas noticias, artigos científicos, projetos de maker assim como alguns videos interessantes.
Esta Newsletter encontra-se mais uma vez disponível no sistema documenta do altLab. Todas as Newsletters encontram-se indexadas no link.