Newsletter Nº318

Newsletter Nº318
News­let­ter Nº318

Faz hoje anos que nas­cia, em 1659, o mate­má­ti­co e astró­no­mo esco­cês David Gre­gory. Ele publi­cou em 1702 o livro Astro­no­mi­ae phy­si­cae et geo­me­tri­cae ele­men­ta, um esfor­ço de popu­la­ri­za­ção da ciên­cia new­to­ni­a­na. No entan­to, na ques­tão da aber­ra­ção cro­má­ti­ca, Gre­gory notou algo que New­ton se tinha esque­ci­do. Dife­ren­tes tipos de vidro espa­lham as cores do espec­tro em dife­ren­tes quan­ti­da­des. Ele suge­riu que uma com­bi­na­ção ade­qua­da de dois tipos dife­ren­tes de vidro pode eli­mi­nar a aber­ra­ção cro­má­ti­ca. (Meio sécu­lo depois, Dol­lond con­se­guiu esse resul­ta­do.) Os teles­có­pi­os eram de seu inte­res­se espe­ci­al, e Gre­gory tam­bém fez expe­ri­ên­ci­as com a cons­tru­ção de um teles­có­pio acro­má­ti­co. Gre­gory fez tra­ba­lhos impor­tan­tes nas séri­es infinitas.

Faz tambḿe hoje anos que nas­cia, em 1777, o quí­mi­co fran­cês Char­les Ber­nard Desor­mes. Ele cola­bo­rou com Nico­las Clé­ment em inves­ti­ga­ções cien­tí­fi­cas, incluin­do a deter­mi­na­ção exac­ta da com­po­si­ção do monó­xi­do de car­bo­no e do dis­sul­fe­to de car­bo­no. Eles tam­bém deter­mi­na­ram expe­ri­men­tal­men­te a pro­por­ção dos calo­res espe­cí­fi­cos dos gases (1819). Em tra­ba­lho inde­pen­den­te, seguin­do a pilha de Vol­ta, Desor­mes con­ce­be pilhas eléc­tri­cas secas com­pos­tas por dis­cos metá­li­cos sepa­ra­dos por uma cama­da de pas­ta de sal (1801–04). Jun­ta­men­te com Cle­ment, Desor­mes estu­dou o calor e esti­mou gros­sei­ra­men­te o zero absoluto.

Faz igual­men­te hoje que nas­cia, em 1810, o sis­mó­lo­go e enge­nhei­ro civil irlan­dês Robert Mal­let. Ele come­çou a sua car­rei­ra em par­ce­ria com a fábri­ca de seu pai e, em pou­cos anos, envol­veu-se em gran­des pro­jec­tos de enge­nha­ria. Sua pri­mei­ra faça­nha foi levan­tar o telha­do de 133 tone­la­das da Igre­ja de São Jor­ge em Dublin. Os seus inte­res­ses incluíam geo­lo­gia físi­ca e ele escre­veu vári­os arti­gos sobre ter­ra­mo­tos de 1836 a 1879. Embo­ra outros antes dele tenham atri­buí­do os ter­ra­mo­tos à vibra­ção duran­te a pas­sa­gem das ondas ter­res­tres, Mal­let estu­dou-os com mais deta­lhes, usan­do a abor­da­gem de uma ciên­cia exac­ta. Ele mediu a velo­ci­da­de das ondas atra­vés da cros­ta ter­res­tre, com­pi­lou um catá­lo­go de ter­ra­mo­tos regis­ta­dos e apre­sen­tou um mapa sís­mi­co do mun­do. Des­de que ele cunhou o ter­mo, ele pode real­men­te ser cha­ma­do de o pri­mei­ro sis­mó­lo­go e pai des­sa ciência.

Por fim, faz hoje anos que nas­cia, em 1864, o inven­tor e fabri­can­te de auto­mó­veis ame­ri­ca­no Ran­som E. Olds. Ele foi o pro­jec­tis­ta do Olds­mo­bi­le de três cava­los de for­ça e tra­ços cur­vos, o pri­mei­ro auto­mó­vel ame­ri­ca­no de suces­so comer­ci­al e o pri­mei­ro a usar um sis­te­ma de mon­ta­gem pro­gres­si­vo, que ante­ci­pa­va os méto­dos moder­nos de pro­du­ção em mas­sa. Em 1887, numa dis­tân­cia de um quar­tei­rão, Olds diri­giu o pri­mei­ro auto­mó­vel de Lan­sing, um veí­cu­lo expe­ri­men­tal a vapor. Ele con­ti­nu­ou a tra­ba­lhar com vapor, gaso­li­na e ener­gia eléc­tri­ca. Even­tu­al­men­te, ele pro­du­ziu um veí­cu­lo movi­do a gaso­li­na que aco­mo­da­va qua­tro pes­so­as e podia fazer 18 milhas por hora em ter­re­no plano.

Em 1965 a cer­ca de 193 Km aci­ma da Ter­ra, o Major Edward H. Whi­te II abre a esco­ti­lha do Gemi­ni 4 e sai da cáp­su­la, tor­nan­do-se o pri­mei­ro astro­nau­ta ame­ri­ca­no a cami­nhar no espa­ço. Pre­so à nave por uma cor­da de 25 pés e con­tro­lan­do seus movi­men­tos com uma pis­to­la de pro­pul­são a jac­to de oxi­gé­nio, Whi­te per­ma­ne­ceu fora da cáp­su­la por pou­co mais de 20 minu­tos. Como um via­jan­te espa­ci­al, Whi­te foi pre­ce­di­do pelo cos­mo­nau­ta sovié­ti­co Alek­sei A. Leo­nov, que em 18 de Mar­ço de 1965 foi o pri­mei­ro homem a cami­nhar no espaço.

Nes­ta sema­na que pas­sou foi inau­gu­ra­do o cabo sub­ma­ri­no Ella­Link que liga Por­tu­gal ao Bra­sil. O Ella­Link é a pri­mei­ra liga­ção direc­ta de alta velo­ci­da­de por cabo sub­ma­ri­no entre a Euro­pa e a Amé­ri­ca do Sul.

Na News­let­ter des­ta sema­na apre­sen­ta­mos diver­sas noti­ci­as, arti­gos cien­tí­fi­cos, pro­je­tos de maker assim como alguns vide­os interessantes.

Esta News­let­ter encon­tra-se mais uma vez dis­po­ní­vel no sis­te­ma docu­men­ta do altLab. Todas as News­let­ters encon­tram-se inde­xa­das no link.