Newsletter Nº299

Newsletter Nº299
News­let­ter Nº299

Faz hoje anos que nas­cia, em 1743, o inven­tor ame­ri­ca­no John Fit­ch. Ele foi pio­nei­ro do trans­por­te de bar­cos a vapor que pro­du­ziu bar­cos a vapor uti­li­zá­veis antes de Robert Ful­ton. Fit­ch encon­trou apoio pri­va­do, então rapi­da­men­te cons­truiu um motor com recur­sos dos moto­res a vapor de Watt e New­co­men. Ele evo­luiu de erro em erro até fazer o pri­mei­ro bar­co a vapor. Era uma máqui­na estra­nha — movi­da por um supor­te de remos de canoa indi­a­na. Ain­da assim, no verão de 1790, Fit­ch usou‑o numa linha de pas­sa­gei­ros de suces­so entre Fila­dél­fia e Tren­ton. Em 26 de Agos­to de 1791, John Fit­ch rece­beu uma paten­te dos EUA para o bar­co a vapor.

Faz tam­bém hoje anos que nas­cia, em 1868, o quí­mi­co ale­mão Felix Hoff­mann. Ele des­co­briu a aspi­ri­na, enquan­to pes­qui­sa­dor da Bayer & Co. No iní­cio, ele con­si­de­rou a far­má­cia, mas vol­tou-se para a quí­mi­ca. Ele obte­ve um Ph.D. e de segui­da, ingres­sou na empre­sa de Fri­e­dri­ch Bayer em 1894. Ele esta­va inte­res­sa­do em encon­trar um anal­gé­si­co melhor para o reu­ma­tis­mo cró­ni­co do seu pai, para subs­ti­tuir o uso de áci­do sali­cí­li­co, que tinha um sabor amar­go e cau­sa­va dores de estô­ma­go. A 10 de Agos­to de 1897, ele for­mou um deri­va­do, áci­do ace­til­sa­li­cí­li­co (C9H8O4), ace­ti­lan­do áci­do sali­cí­li­co com áci­do acé­ti­co. Os tes­tes da empre­sa mos­tra­ram que era um medi­ca­men­to segu­ro e efi­caz para alí­vio da dor, redu­ção da febre e como anti-infla­ma­tó­rio. Foi comer­ci­a­li­za­do a par­tir de 1899.

Faz igual­men­te hoje anos que nas­cia, em 1874, o mate­má­ti­co fran­cês René-Louis Bai­re. Ele dedi­cou-se ao estu­do de núme­ros irra­ci­o­nais e cujo con­cei­to de divi­dir a noção de con­ti­nui­da­de em semi-con­ti­nui­da­de supe­ri­or e infe­ri­or influ­en­ci­ou mui­to a Esco­la Fran­ce­sa de Mate­má­ti­ca. A sua tese de dou­to­ra­do levou à solu­ção do pro­ble­ma da pro­pri­e­da­de carac­te­rís­ti­ca de fun­ções limi­ta­das de fun­ções con­tí­nu­as e aju­dou a esta­be­le­cer a teo­ria das fun­ções de variá­veis reais.

Por fim, faz hoje anos que nas­cia, em 1912, o bioquí­mi­co ale­mão-ame­ri­ca­no Kon­rad Emil Blo­ch. Ele par­ti­lhou o Pré­mio Nobel de Fisi­o­lo­gia ou Medi­ci­na de 1964 com Feo­dor Lynen pelas suas des­co­ber­tas a res­pei­to da sín­te­se natu­ral de coles­te­rol e de áci­dos gor­dos. Blo­ch iden­ti­fi­cou o pro­ces­so quí­mi­co pelo qual o cor­po trans­for­ma o áci­do acé­ti­co em coles­te­rol. Ele des­co­briu o pon­to em que é pos­sí­vel regu­lar a quan­ti­da­de de coles­te­rol que o cor­po pro­duz. Ele des­co­briu que altos níveis de coles­te­rol na cor­ren­te san­guí­nea cau­sam depó­si­tos de gor­du­ra nas pare­des inter­nas das arté­ri­as, o que pode levar à redu­ção do flu­xo san­guí­neo e aumen­tar as hipó­te­ses de coa­gu­la­ção do san­gue e ata­que cardíaco.

Faz hoje 45 anos que foi intro­du­zi­do o voo super­só­ni­co comer­ci­al. Foram fei­tos nes­sa data dois voos, um a par­tir do aero­por­to Heath­row de Lon­dres com des­ti­no ao Bah­rein, no Gol­fo Pér­si­co. O outro voo a par­tir do Aero­por­to de Orly, em Paris, para o Rio de Janei­ro, Bra­sil, via Sene­gal, na Áfri­ca Oci­den­tal. O Con­cor­de tinha moto­res duas vezes mais poten­tes que os jac­tos nor­mais, a sua velo­ci­da­de de cru­zei­ro de 2.172 Km/h era o dobro da velo­ci­da­de do som (Mach 2,04) e redu­ziu pela meta­de o tem­po das via­gens aére­as, a uma alti­tu­de de cru­zei­ro de 60.000 pés (17.700 m). O seu enor­me cus­to de pro­du­ção foi repar­ti­do entre os gover­nos da Grã-Bre­ta­nha e da Fran­ça. Os desa­fi­os téc­ni­cos incluí­ram a cons­tru­ção da estru­tu­ra da aero­na­ve para supor­tar a pres­são imen­sa de ondas de cho­que e supor­tar altas tem­pe­ra­tu­ras do atri­to do ar. O Con­cor­de tinha uma con­fi­gu­ra­ção de asa del­ta e foi o pri­mei­ro avião civil a ser equi­pa­do com um sis­te­ma de con­tro­le de voo ana­ló­gi­co fly-by-wire. Os voos tran­sa­tlân­ti­cos regu­la­res da Euro­pa come­ça­ram para Washing­ton D.C. em 24 de maio de 1976 e ope­ram para Nova York em 22 de Novem­bro de 1977. O últi­mo voo comer­ci­al do Con­cor­de foi a 24 de Outu­bro de 2003.

E Nes­ta sema­na que pas­sou a Vir­gin Orbit con­se­guiu, com um voo de tes­te que não só atin­giu seus objec­ti­vos de alcan­çar o espa­ço e a órbi­ta, mas tam­bém de entre­gar car­gas úteis a bor­do para a NASA, mar­can­do tam­bém sua pri­mei­ra mis­são comer­ci­al. O lan­ça­men­to foi um suces­so em todos os aspec­tos pos­sí­veis, o que colo­ca a Vir­gin Orbit no cami­nho cer­to para se tor­nar uma opção para lan­ça­men­to no espa­ço de peque­nas car­gas para cli­en­tes comer­ci­ais e de defe­sa. Lan­ça­do a par­tir de um Boeing 747–400 modi­fi­ca­do com o nome de Cos­mic Girl, lan­çou com suces­so o fogue­tão Laun­che­rO­ne que atin­giu o espa­ço. Na con­clu­são do voo de tes­te, foram lan­ça­dos 10 CubeSats.

Tam­bém nes­ta sema­na que pas­sou a Rasp­ber­ry Pi anun­ci­ou um novo mem­bro da famí­lia. Tra­ta-se do Rasp­ber­ry Pi Pico — uma peque­na pla­ca com dimen­sões pare­ci­das com as de um Ardui­no Nano. No entan­to tra­ta-se de uma pla­ca com­ple­ta­men­te dife­ren­te, ao con­tra­rio dos outros Rasp­ber­ry Pi, esta não tem como objec­ti­vo a exe­cu­ção de um sis­te­ma ope­ra­ti­vo como o Linux mas sim, fun­ci­o­nar como um Ardui­no ou um ESP32. Foi dese­nha­do um pro­ces­sa­dor desig­na­do por RP2040 que é um Dual-core ARM Cor­tex M0+, com velo­ci­da­de de reló­gio até 133 Mhz e 264KB de SRAM. A pla­ca tem 2MB de Flash e dis­po­ni­bi­li­za 30 GPIO mul­ti-fun­ção dos quais 4 podem ser usa­dos como entra­das ana­ló­gi­cas, 2 inter­fa­ces SPI, 2 inter­fa­ces I2C, 2 UARTS, 16 canais de PWM e 8 IO pro­gra­má­veis, 1 USB 1.1 para car­ga e comu­ni­ca­ção. Con­se­gue fun­ci­o­nar com cer­ca de 100 mA @ 5 V e tem modos de sus­pen­são com reten­ção de memó­ria total abai­xo de 1 mA. O cus­to tam­bém é uma sur­pre­sa agra­dá­vel e fica-se abai­xo dos 5 USD ou 5€.

Na News­let­ter des­ta sema­na apre­sen­ta­mos diver­sas noti­ci­as, arti­gos cien­tí­fi­cos assim como pro­je­tos de maker. É apre­sen­ta­da a revis­ta Hacks­pa­ce Maga­zi­ne nº 39 e o livro “Get Star­ted with MicroPython on Rasp­ber­ry Pi Pico”.

Esta News­let­ter encon­tra-se mais uma vez dis­po­ní­vel no sis­te­ma docu­men­ta do altLab. Todas as News­let­ters encon­tram-se inde­xa­das no link.