Newsletter Nº298

Newsletter Nº298
News­let­ter Nº298

Faz hoje anos que nas­cia, em 1901, o mate­má­ti­co pola­co-ame­ri­ca­no Alfred Tars­ki. Ele foi res­pon­sá­vel por estu­dos impor­tan­tes de álge­bra geral, teo­ria da medi­da, lógi­ca mate­má­ti­ca, teo­ria dos con­jun­tos e meta-mate­má­ti­ca. As lin­gua­gens cien­tí­fi­cas for­mais podem ser sub­me­ti­das a um estu­do mais com­ple­to pelo méto­do semân­ti­co que ele desen­vol­veu. Ele tra­ba­lhou em teo­ria de mode­los, pro­ble­mas de deci­são mate­má­ti­ca e álge­bra uni­ver­sal. Ele pro­du­ziu axi­o­mas para “con­sequên­cia lógi­ca”, tra­ba­lhou em sis­te­mas dedu­ti­vos, a álge­bra da lógi­ca e a teo­ria da defi­ni­bi­li­da­de. Os teó­ri­cos de gru­po estu­dam “mons­tros Tars­ki”, gru­pos infi­ni­tos cuja exis­tên­cia pare­ce intui­ti­va­men­te impossível.

Faz tam­bém hoje 15 anos que a son­da espa­ci­al Huy­gens pou­sou em Titã, a mai­or lua de Satur­no. Ele tinha sido liber­ta­da da nave Cas­si­ni quan­do a sua órbi­ta a vol­ta de Satur­no con­ver­giu com a tra­jec­tó­ria de Titã a 24 de Dezem­bro de 2004. Nas pri­mei­ras três foto­gra­fi­as rece­bi­das de Huy­gens na super­fí­cie de Titã, os cien­tis­tas viram o que se asse­me­lha­va a canais de dre­na­gem, uma linha cos­tei­ra, regiões inun­da­das cer­ca­das por ter­re­no ele­va­do e uma pla­ní­cie cober­ta por gran­des rochas, pos­si­vel­men­te de gelo. A son­da foi bap­ti­za­da em home­na­gem a Chris­ti­a­an Huy­gens, o astró­no­mo holan­dês que viu Titã pela pri­mei­ra vez em 25 de Mar­ço de 1655, a pri­mei­ra lua de Satur­no a ser descoberta.

Nes­ta sema­na já se pas­sa­ram 3.000 dias mar­ci­a­nos, ou sóis, des­de que Curi­o­sity pou­sou em Mar­te a 6 de Agos­to de 2012, e o rover con­ti­nua a fazer novas des­co­ber­tas duran­te sua esca­la­da gra­du­al até o Mon­te Sharp, de 5 qui­ló­me­tros de altu­ra, a mon­ta­nha que tem vin­do a explo­rar des­de 2014. Os geó­lo­gos fica­ram intri­ga­dos ao ver uma série de “ban­cos” de rocha no pano­ra­ma mais recen­te da missão.

Tam­bém nes­ta sema­na foi deci­di­do pela NASA aban­do­nar defi­ni­ti­va­men­te a mis­são da son­da Insight de per­fu­rar a super­fí­cie de Mar­te. Não ten­do con­se­gui­do obter o atri­to de que pre­ci­sa para cavar, vai ser atri­buí­da outra mis­são a esta son­da. Sen­do um vei­cu­lo esta­ci­o­ná­rio, ela não se con­se­gue mover da posi­ção onde ater­rou e isto tor­nou ain­da mais difí­cil esta missão.

Ain­da esta sema­na foi anun­ci­a­da con­jun­ta­men­te pela See­ed e pela Bea­gle­bo­ne uma par­ce­ria com a líder de solu­ções RISC‑V, Star­Fi­ve, para cri­ar o mais recen­te mem­bro da série BeagleBoard.org, o Bea­gleV. Bea­gleV é a pri­mei­ra pla­ca RISC V aces­sí­vel — pro­jec­ta­da para cor­rer Linux. A Bea­gleV, leva o códi­go aber­to para o pró­xi­mo nível dan­do aos pro­gra­ma­do­res mais liber­da­de e poder para ino­var e pro­jec­tar solu­ções líde­res da indús­tria com um pre­ço ini­ci­al aces­sí­vel de cer­ca de 149 USD, que se segui­rá com vari­an­tes de menor cus­to em lan­ça­men­tos subsequentes.

Na News­let­ter des­ta sema­na apre­sen­ta­mos diver­sas noti­ci­as, arti­gos cien­tí­fi­cos assim como pro­je­tos de maker. É apre­sen­ta­do o livro “Algo­rithms for Deci­si­on Making”.

Esta News­let­ter encon­tra-se mais uma vez dis­po­ní­vel no sis­te­ma docu­men­ta do altLab. Todas as News­let­ters encon­tram-se inde­xa­das no link.