Newsletter Nº300

Newsletter Nº300
News­let­ter Nº300

Faz hoje anos que nas­cia, em 1608, o Mate­má­ti­co e físi­co ita­li­a­no [Gio­van­ni Alfon­so Borelli](https://en.wikipedia.org/wiki/Giovanni_Alfonso_Borelli). Ele foi o pri­mei­ro a apli­car as leis da mecâ­ni­ca à acção mus­cu­lar do cor­po huma­no. Em De motu ani­ma­lium (Con­cer­ning Ani­mal Moti­on, 1680), ele des­cre­veu cor­rec­ta­men­te o esque­le­to e os mús­cu­los como um sis­te­ma de ala­van­cas e expli­cou o meca­nis­mo do voo dos pás­sa­ros. Ele cal­cu­lou as for­ças neces­sá­ri­as para o equi­lí­brio em vári­as arti­cu­la­ções do cor­po mui­to antes da mecâ­ni­ca de Isa­ac New­ton. Ele fez dis­se­ca­ções ana­tó­mi­cas, dese­nhou um res­pi­ra­dor de mer­gu­lho, inves­ti­gou vul­cões, foi o pri­mei­ro a suge­rir um cami­nho para­bó­li­co para come­tas e con­si­de­rou que Júpi­ter tinha uma influên­cia de atrac­ção nas suas luas.

Faz tam­bém hoje anos que nas­cia, em 1857, o Inven­tor ame­ri­ca­no [Wil­li­am Seward Burroughs](https://en.wikipedia.org/wiki/William_Seward_Burroughs_I). Ele inven­tou a pri­mei­ra máqui­na de somar com gra­va­ção comer­ci­al­men­te viá­vel do mun­do e foi pio­nei­ro na sua fabri­ca­ção. Ele foi ins­pi­ra­do pela sua expe­ri­ên­cia no iní­cio da sua car­rei­ra como cai­xa de ban­co. A 10 de Janei­ro de 1885, ele apre­sen­tou a sua pri­mei­ra paten­te para a sua “máqui­na de cal­cu­lar” mecâ­ni­ca. Bur­roughs foi co-fun­da­dor da Ame­ri­can Arith­mo­me­ter Co em 1886 para desen­vol­ver e comer­ci­a­li­zar a máqui­na. A empre­sa mais tar­de se tor­nou Bur­roughs Cor­po­ra­ti­on (1905) e, even­tu­al­men­te, Unisys.

Faz igual­men­te hoje anos que nas­cia, em 1884, os irmãos [Jean Piccard](https://en.wikipedia.org/wiki/Jean_Piccard) e [Augus­te Piccard](https://en.wikipedia.org/wiki/Auguste_Piccard). Jean era um enge­nhei­ro quí­mi­co e balo­nis­ta suí­ço-ame­ri­ca­no e Augus­te era um físi­co suí­ço-bel­ga e balo­nis­ta. A sua pri­mei­ra subi­da de balão foi em 1913. Em 1934, Jean faz o pri­mei­ro voo estra­tos­fé­ri­co bem-suce­di­do atra­vés das nuvens, subin­do a uma altu­ra de 18 km acom­pa­nha­da da sua espo­sa. Em 1936, Jean voou com suces­so o pri­mei­ro balão de fil­me plás­ti­co, que ele inven­tou e desen­vol­veu, o pre­cur­sor do balão de fil­me plás­ti­co para expe­ri­ên­ci­as de alta alti­tu­de ain­da usa­dos para fins cien­tí­fi­cos. Em 1937, ele fez uma subi­da de 3.350 metros para tes­tar uma gôn­do­la de metal pre­sa a um aglo­me­ra­do de 98 balões. Ele tam­bém desen­vol­veu uma jane­la resis­ten­te ao gelo para gôn­do­las de balão e um sis­te­ma elec­tró­ni­co para esva­zi­ar os sacos de las­tro. Por outro lado, Augus­te, para além da alta estra­tos­fe­ra, explo­rou as pro­fun­de­zas do mar em navi­os de sua pró­pria auto­ria. Em 1930 ele cons­truiu um balão para estu­dar os rai­os cós­mi­cos. Em 1932 ele desen­vol­veu um novo pro­jec­to de cabi­ne para balões e no mes­mo ano subiu de balão numa gôn­do­la pres­su­ri­za­da até 16.916 m. Em voos pos­te­ri­o­res, ele alcan­çou 72.000 pés. Ele cunhou a pala­vra batis­ca­fo para desig­nar o seu navio de mer­gu­lho pro­fun­do nave­gá­vel. Em 1954, um bas­tis­ca­fo atin­giu a 4.176 m de profundidade.

Faz tam­bém hoje anos que nas­cia, em 1886, o enge­nhei­ro elec­tro­téc­ni­co japo­nês [Hidet­su­gu Yagi](https://en.wikipedia.org/wiki/Hidetsugu_Yagi). Ele ficou conhe­ci­do por ter desen­vol­vi­do jun­ta­men­te com Shin­ta­ro Uda em 1926 a ante­na Yagi. O seu for­ma­to per­mi­te a comu­ni­ca­ção direc­ci­o­nal usan­do ondas elec­tro­mag­né­ti­cas e ago­ra está ins­ta­la­da em milhões de resi­dên­ci­as em todo o mun­do para recep­ção de rádio e televisão.

Faz igual­men­te hoje anos que nas­cia, em 1903, a Cris­ta­ló­gra­fa bri­tâ­ni­ca [Kath­le­en Lonsdale](https://en.wikipedia.org/wiki/Kathleen_Lonsdale). Ela desen­vol­veu vári­as téc­ni­cas de raios‑X para o estu­do da estru­tu­ra cris­ta­li­na. A sua deter­mi­na­ção expe­ri­men­tal da estru­tu­ra do anel de ben­ze­no por difra­ção de raios‑X, que mos­trou que todas as liga­ções C‑C do anel eram do mes­mo com­pri­men­to e todos os ângu­los das liga­ções C‑C-C inter­nas eram de 120 graus, teve um enor­me impac­to na quí­mi­ca orgâ­ni­ca. Ela foi a pri­mei­ra mulher a ser elei­ta (1945) para a Royal Soci­ety of London.

Faz tam­bém hoje anos que nas­cia, em 1905, o inven­tor ame­ri­ca­no de ori­gem tur­ca [Luther Simjian](https://en.wikipedia.org/wiki/Luther_Simjian). Ele foi res­pon­sá­vel por mais de 200 inven­ções que incluí­ram o Tele­Promp­ter, uma câma­ra de retra­tos, equi­pa­men­to de medi­ção auto­má­ti­ca de pos­ta­gem e um cam­po de prá­ti­ca de gol­fe cober­to. Na Segun­da Guer­ra Mun­di­al, o seu Ran­ge Esti­ma­ti­on Trai­ner for­ne­ceu um simu­la­dor para os pilo­tos apren­de­rem a iden­ti­fi­car os tipos de aero­na­ves, sua dis­tân­cia e velo­ci­da­de. Ele usa­va espe­lhos móveis sin­cro­ni­za­dos, ilu­mi­na­ção con­tro­la­da e um avião em mini­a­tu­ra para apre­sen­tar vári­as velo­ci­da­des, ilu­mi­na­ção e ângulos.

Por fim, faz hoje anos que nas­cia, em 1922, o bioquí­mi­co ame­ri­ca­no [Robert W. Holley](https://en.wikipedia.org/wiki/Robert_W._Holley). Ele par­ti­lhou o Pré­mio Nobel da Medi­ci­na de 1968 (com Marshall War­ren Niren­berg e Har Gobind Kho­ra­na). Os três cien­tis­tas con­du­zi­ram de for­ma inde­pen­den­te pes­qui­sas que aju­da­ram a deci­frar qui­mi­ca­men­te o códi­go gené­ti­co e a expli­car como a infor­ma­ção gené­ti­ca arma­ze­na­da no DNA de uma célu­la con­tro­la a sín­te­se de pro­teí­nas, os blo­cos de cons­tru­ção das células.

Em 1887 come­ça­va a cons­tru­ção da tor­re Eif­fel em Paris. A sua cons­tru­ção demo­rou pou­co mais de 2 anos e duran­te os 41 anos seguin­tes foi o edi­fí­cio mais alto cons­truí­do pelo Homem com 324 metros de altura.

Hoje é tam­bém, o Dia Inter­na­ci­o­nal do LEGO, mar­can­do 63 anos des­de que Godt­fred Kirk Chris­ti­an­sen paten­te­ou a peça de LEGO 2 × 4 ori­gi­nal. Esta não foi a pri­mei­ra vez que a peça de LEGO che­gou às mãos de cri­an­ças, é cla­ro. Na ver­da­de, ela já esta­va à ven­da há cer­ca de nove anos — mas a 28 de Janei­ro de 1958 às 13:58 que o filho do fun­da­dor da empre­sa regis­tou a paten­te do desenho.

Tam­bém nes­te dia, mas em 1998, Andy Nel­son e o nave­ga­dor Ber­trand Pic­card, no Brei­tling Orbi­ter II, par­ti­ram para esta­be­le­cer o recor­de mun­di­al de resis­tên­cia em nove dias e 17 horas — ou, para ser exa­to, 233 horas e 55 minu­tos. A via­gem foi inter­rom­pi­da quan­do eles não pude­ram sobre­vo­ar a Chi­na. A pre­pa­ra­ção durou mais de qua­tro anos com uma equi­pa de 13 pes­so­as. Ber­trand é neto do pio­nei­ro do voo em balão, Augus­te Piccard.

Faz hoje 35 anos que se deu o [desas­tre do Spa­ce Shut­tle Challenger](https://www.nasa.gov/feature/35-years-ago-remembering-challenger-and-her-crew). Após alguns segun­dos da sua des­co­la­gem o vai­vém explo­de e mata todos os seus 7 tri­pu­lan­tes. A inves­ti­ga­ção às cau­sas do aci­den­te deter­mi­nou que a cul­tu­ra orga­ni­za­ci­o­nal e os pro­ces­sos de toma­da de deci­são da NASA foram fac­to­res cha­ve para que con­tri­buí­ram para o aci­den­te, com a agên­cia a vio­lar as suas pró­pri­as regras de segu­ran­ça. Des­de 1977 que era conhe­ci­do um pro­ble­ma no dese­nho dos SRB (Solid Roc­ket Boos­ter) que con­ti­nha uma poten­ci­al falha catas­tró­fi­ca nos anéis de veda­ção. A ges­tão da NASA igno­rou os avi­sos dos enge­nhei­ros que exis­ti­am peri­gos do lan­ça­men­to ser efec­tu­a­do nas con­di­ções de bai­xas tem­pe­ra­tu­ras que esta­vam a ocor­rer naque­la manhã. A fro­ta de Spa­ce Shut­tles era cons­ti­tuí­da por qua­tro vai­véns ope­ra­ci­o­nais, o Colum­bia, o Chal­len­ger, o Dis­co­very e o Atlan­tis. Pos­te­ri­or­men­te foi cons­truí­do o Ende­a­vour para subs­ti­tuir o Chal­len­ger. Hou­ve mais um aci­den­te catas­tró­fi­co com o Colum­bia em 2003. No total, foram fei­tas 133 mis­sões com suces­so entre 1981 e 2011.

Nes­ta sema­na que pas­sou a Spa­ceX bateu mais um recor­de, colo­can­do em orbi­ta 143 saté­li­tes num úni­co lan­ça­men­to. O fogue­tão Fal­con 9 des­co­lou às 10h EST do Com­ple­xo de Lan­ça­men­to Espa­ci­al 40 na Esta­ção da For­ça Espa­ci­al de Cabo Cana­ve­ral, na Flo­ri­da. O fogue­tão reu­ti­li­zá­vel trans­por­tou 133 saté­li­tes comer­ci­ais e gover­na­men­tais e 10 saté­li­tes Star­link para o espaço.

A News­let­ter des­ta sema­na tem um núme­ro redon­do de 300, sen­do publi­ca­da sema­nal­men­te sem inter­rup­ções. Tra­ta-se de um fei­to que nem eu pró­prio acre­di­ta­ria se me tives­sem dito no ini­cio des­ta aven­tu­ra. Para come­mo­rar este mar­co fize­mos melho­ri­as bas­tan­te sig­ni­fi­ca­ti­vas na for­ma como dis­po­ni­bi­li­za­mos a news­let­ter onli­ne e pas­sá­mos a con­tar com um ser­vi­ço mui­to mais está­vel e rápido.

Na News­let­ter des­ta sema­na apre­sen­ta­mos diver­sas noti­ci­as, arti­gos cien­tí­fi­cos assim como pro­je­tos de maker. É apre­sen­ta­da a revis­ta Mag­PI Maga­zi­ne nº 102.

Esta News­let­ter encon­tra-se mais uma vez dis­po­ní­vel no sis­te­ma docu­men­ta do altLab. Todas as News­let­ters encon­tram-se inde­xa­das no link.