Newsletter Nº290

Newsletter Nº290
News­let­ter Nº290

Faz hoje anos que nas­cia, em 1918, o astró­no­mo holan­dês Hen­drik C. van de Hulst. Ele pre­viu teo­ri­ca­men­te que no espa­ço inte­res­te­lar a quan­ti­da­de de hidro­gé­nio ató­mi­co neu­tro, que em sua tran­si­ção hiper­fi­na irra­dia e absor­ve a um com­pri­men­to de onda de 21 cm, pode-se espe­rar que ocor­ra em den­si­da­des de colu­na tão altas a pon­to de for­ne­cer uma linha espec­tral sufi­ci­en­te­men­te for­te a pon­to de ser men­su­rá­vel. A linha de 21 cm de hidro­gé­nio ató­mi­co foi detec­ta­da em 1951, a pri­mei­ra na Uni­ver­si­da­de de Har­vard segui­da em pou­cas sema­nas por outros. A des­co­ber­ta demons­trou que a pes­qui­sa astro­nó­mi­ca, que naque­la épo­ca era limi­ta­da à luz con­ven­ci­o­nal, pode­ria ser com­ple­men­ta­da com obser­va­ções em com­pri­men­tos de onda de rádio, reve­lan­do uma série de novos pro­ces­sos físicos.

Faz igual­men­te hoje anos que nas­cia, em 1922, o geo­fí­si­co bri­tâ­ni­co Keith Run­corn. Ele foi o pri­mei­ro a des­co­brir evi­dên­ci­as das inver­sões pola­res perió­di­cas do cam­po mag­né­ti­co da Ter­ra. Na déca­da de 1950 ele foi um pio­nei­ro na dis­ci­pli­na inci­pi­en­te do pale­o­mag­ne­tis­mo, ou mag­ne­tis­mo rema­nen­te, o estu­do do mag­ne­tis­mo resi­du­al. Ele tam­bém fez con­tri­bui­ções subs­tan­ci­ais para vári­os cam­pos, incluin­do con­vec­ção na Ter­ra e Lua, a for­ma e cam­pos mag­né­ti­cos da Lua e pla­ne­tas, mag­ne­tohi­dro­di­nâ­mi­ca do núcleo da Ter­ra, cor­ren­tes ter­res­tres, mudan­ças na dura­ção do dia e diva­ga­ção polar, deri­va con­ti­nen­tal e tec­tó­ni­ca de placas.

Por fim, faz hoje anos que nas­cia, em 1936, o quí­mi­co taiwa­nês-ame­ri­ca­no Yuan T. Lee. Ele repar­tiu (com Dudley R. Hers­ch­ba­ch e John C. Polanyi) o Pré­mio Nobel de Quí­mi­ca em 1986 pelo seu papel no desen­vol­vi­men­to da dinâ­mi­ca da reac­ção quí­mi­ca. Como inves­ti­ga­dor de pós-dou­to­ra­do, Lee expe­ri­men­tou e desen­vol­veu a inven­ção de Hers­ch­ba­ch da “téc­ni­ca de fei­xe mole­cu­lar cru­za­do”. Este estu­do ana­li­sou reac­ções entre molé­cu­las em bai­xas pres­sões, per­mi­tin­do que fei­xes de molé­cu­las e / ou áto­mos se encon­tras­sem num pon­to no espa­ço. Lee esten­deu a téc­ni­ca de Hers­ch­ba­ch, intro­du­zin­do a espec­tros­co­pia de mas­sa para iden­ti­fi­car os pro­du­tos resul­tan­tes das reac­ções dos áto­mos de oxi­gé­nio e flúor com com­pos­tos orgâ­ni­cos complexos.

Nes­ta sema­na que pas­sou a cáp­su­la Dra­gon da Spa­ceX che­gou à Esta­ção Espa­ci­al Inter­na­ci­o­nal. Depois de ter sido lan­ça­da no pas­sa­do dia 15 no fogue­tão Spa­ceX Fal­con 9 os qua­tro astro­nau­tas, três nor­te-ame­ri­ca­nos e um japo­nês che­ga­ram em segu­ran­ça. Esta mis­são é a pri­mei­ra de seis cer­ti­fi­ca­das, as mis­sões da tri­pu­la­ção NASA e Spa­ceX vão voar como par­te do Pro­gra­ma de Tri­pu­la­ção Comer­ci­al da agência.

Tam­bém esta sema­na foi noti­cia uma “bola de fogo” que atra­ves­sou os céus do sul de Por­tu­gal e Espa­nha na madru­ga­da da pas­sa­da segun­da-fei­ra. O objec­to cal­cu­la-se que se des­lo­ca­va a uma velo­ci­da­de de 227 mil qui­ló­me­tros e des­truiu-se a cer­ca de 61 qui­ló­me­tros de altu­ra sobre o dis­tri­to de Évora.

Na News­let­ter des­ta sema­na apre­sen­ta­mos diver­sas noti­ci­as, arti­gos cien­tí­fi­cos assim como pro­je­tos de maker. É apre­sen­ta­da a revis­ta HackS­pa­ce Maga­zi­ne nº37 de Dezembro.

Esta News­let­ter encon­tra-se mais uma vez dis­po­ní­vel no sis­te­ma docu­men­ta do altLab. Todas as News­let­ters encon­tram-se inde­xa­das no link.