Newsletter Nº291

Newsletter Nº291
Newsletter Nº291

Faz hoje anos que nascia, em 1810, o inventor, engenheiro e industrial inglês William George Armstrong. Ele inventou uma máquina hidroelétrica que produzia electricidade de fricção (1843), um guindaste hidráulico, um acumulador hidráulico para alimentar máquinas, a arma de carregamento da culatra Armstrong, protótipo de toda a artilharia moderna e uma arma de carregamento por culatra com cilindro de arame enrolado. Ele fundou a Elswick Engineering Works que fundiu as suas actividades de armamento e construção naval com a Vickers ‘Sons and Co. para formar a Vickers Armstrong, Ltd. A sua mansão, Cragside, foi a primeira casa britânica iluminada por hidroeletricidade.

Faz também hoje anos que nascia, em 1817, o químico e educador francês Charles Adolphe Wurtz. Ele ficou conhecido pelas suas pesquisas sobre compostos orgânicos de nitrogénio, hidrocarbonetos e glicóis. Em 1848, ele estudou um grupo de compostos relacionados à amónia chamados aminas e mostrou que pertenciam a um tipo com núcleo de nitrogénio. Na amónia, um átomo de nitrogénio foi ligado a três hidrogénios, enquanto nas aminas, os radicais orgânicos substituíram um ou mais desses hidrogénios.

Faz igualmente hoje anos que nascia, em 1837, o químico inglês John Newlands. Ele foi o primeiro que estabeleceu uma ordem de elementos pelos pesos atómicos e observou uma periodicidade nas propriedades. Cada oitavo elemento tem propriedades semelhantes, por isso ele chamou a Lei das Oitavas. Demorou mais um quarto de século, e o trabalho de outros, como Dmitry Mendeleev, para que o significado de sua descoberta fosse reconhecido na tabela periódica de elementos.

Faz também hoje anos que nascia, em 1876, o Inventor norte-americano Willis Carrier. Ele deu inicio ao ar condicionado moderno. Em 1902 (um ano depois de se formar com um M.E.), ele projectou seu primeiro sistema para controlar a temperatura e a humidade numa gráfica do Brooklyn. Em 2 de Janeiro de 1906, ele patenteou um “Aparelho para tratar o ar”, o primeiro equipamento de ar condicionado tipo spray do mundo, (U.S. No. 808.897). As suas “Rational Psychrometric Formulas,” (1911) permanecem essenciais para engenheiros de ar condicionado. Em 1915, ele fundou a Carrier Engineering Corporation, para lidar com as condições de temperatura e humidade no ambiente industrial. Eventualmente, a tecnologia alcançou edifícios públicos e residências. Ele desenvolveu a primeira máquina de refrigeração centrífuga de baixa pressão segura usando refrigerante não tóxico e não inflamável.

Faz igualmente hoje anos que nascia, em 1894, o matemático norte-americano Norbert Wiener. Ele estabeleceu a ciência da cibernética, um termo que ele cunhou, que se preocupa com os factores comuns de controle e comunicação em organismos vivos, máquinas automáticas e organizações. Ele alcançou renome internacional ao formular algumas das contribuições mais importantes para a matemática no século XX. O seu trabalho em análise harmónica generalizada e teoremas tauberianos ganhou o Prémio Bôcher em 1933, quando ele recebeu o prémio da American Mathematical Society pelas suas memórias Teoremas Tauberianos publicado em Annals of Mathematics no ano anterior. A sua extraordinária gama de interesses incluía processos estocásticos e teoria quântica.

Faz também hoje anos que nascia, em 1898, o químico alemão Karl Ziegler. Ele dividiu o Prémio Nobel de Química de 1963 com Giulio Natta “pelas suas descobertas no campo da química e tecnologia de altos polímeros”, melhorando a qualidade dos plásticos. As moléculas de polímero são longas cadeias de milhares de átomos, formadas pela conexão de unidades repetidas de uma pequena molécula (o monómero). Ziegler encontrou forças eléctricas peculiares numa ligação entre um átomo de alumínio e um átomo de carbono numa cadeia de hidrocarbonetos: moléculas reactivas são atraídas e ensanduichadas entre esses dois átomos, aumentando o comprimento da cadeia. Quando a cadeia é longa o suficiente, a separação do alumínio interrompe o crescimento da molécula. A combinação de compostos de alumínio com outros compostos metálicos dá catalisadores Ziegler.

Por fim, faz hoje anos que nascia, em 1940, o matemático italiano Enrico Bombieri. Ele recebeu a Medalha Fields em 1974 pelas suas principais contribuições ao estudo dos números primos, ao estudo das funções uni-valentes e à conjectura local de Bieberbach, à teoria das funções de várias variáveis complexas e à teoria da equações diferenciais e superfícies mínimas. “Teorema do valor médio de Bombieri”, que diz respeito à distribuição dos primos em progressões aritméticas que se obtém pela aplicação dos métodos do crivo grande.

Faz hoje 55 anos que a França se tornou a 3ª nação a lançar um foguetão próprio um satélite artificial. O Astérix foi lançado a bordo de um foguetão Diamant a partir de Hammaguir, na Argélia. Tendo-se tornado nessa altura a 6ª nação a ter satélites artificiais a orbitar a Terra, o satélite Astérix comunicou com a Terra durante 111 dias. Devido à altitude relativamente elevada de sua órbita, não se espera que reentre na atmosfera da Terra por vários séculos.

Faz também hoje 9 anos que partia em direcção a Marte o rover Curiosity lançado num Foguetão Altas V. O Curiosity era o maior e mais poderoso veículo espacial que alguém tinha enviado ao Planeta Vermelho. O laboratório cientifico de duas toneladas tem o tamanho de um pequeno SUV. O objectivo da missão era procurar ambientes habitáveis em Marte, ou evidências de que o planeta poderia ter sido habitável no passado. A sua viagem durou cerca de 9 meses e
em poucas semanas, o Curiosity cumpriu a sua missão. Ele encontrou evidências de água corrente em Marte. Mais tarde, também encontrou moléculas orgânicas em Marte.

E nesta semana que passou a China lançou uma grande nave espacial robótica do Centro de Lançamento Espacial Wenchang, na província de Hainan, no sul da China, com a tarefa de pousar na Lua e trazer amostras lunares, 44 anos depois da última vez desde que substâncias extraterrestres foram trazidas de volta à Terra. O foguetão Chang Zheng 5, o maior e mais poderoso veículo de lançamento na China, ergueu seu corpo de 20 andares e voou em direcção ao céu, arrastando uma chama prateada espectacular às 4h30 da sua plataforma de lançamento, deixando muitos espectadores dentro e ao redor do centro costeiro de Wenchang com admiração e entusiasmo enquanto o gigantesco foguetão subia em direcção ao céu. Com cerca de 57 metros de altura e cerca de 852 Mil quilos este foguetão de dois estágios tem a capacidade de transportar cerca de 9 mil quilos de carga para a órbita trans-lunar.

Na Newsletter desta semana apresentamos diversas noticias, artigos científicos assim como projetos de maker. É apresentada a revista MagPi nº100 de Dezembro e a revista newelectronics de 24 de Novembro.

Esta Newsletter encontra-se mais uma vez disponível no sistema documenta do altLab. Todas as Newsletters encontram-se indexadas no link.