Newsletter Nº285

Newsletter Nº285
Newsletter Nº285

Faz hoje anos que nascia, em 1608, o matemático e físico italiano Evangelista Torricelli. Ele inventou o barómetro e cujo trabalho em geometria auxiliou no eventual desenvolvimento do cálculo integral. Inspirado pelos escritos de Galileu, ele escreveu um tratado sobre mecânica, De Motu (“Movimento Concernente”), que impressionou Galileu. Ele também desenvolveu técnicas para a produção de lentes telescópicas. A experiência do barómetro usando “mercúrio” para encher um tubo e depois invertido num prato de mercúrio, realizado na primavera de 1644, tornou o nome de Torricelli famoso. O mérito do cientista italiano foi, antes de tudo, admitir que a causa efectiva da resistência apresentada pela natureza à criação do vácuo (no tubo invertido acima do mercúrio) se devia provavelmente ao peso do ar.

Faz também hoje anos que nascia, em 1829, o astrónomo norte-americano Asaph Hall. Ele foi responsável pela descoberta e baptismo das duas luas de Marte, Fobos e Deimos, e calculou suas órbitas. Nascido em Goshen, Connecticut, e aprendiz de carpinteiro aos 16 anos, ele tinha paixão por geometria e álgebra. Hall obteve uma posição no Observatório de Harvard em Cambridge, Massachusetts, em 1857 e tornou-se um calculador especialista em órbitas. Em Agosto de 1862, ele juntou-se à equipa do Observatório Naval em Washington, DC, onde fez as suas descobertas, em meados de Agosto de 1877, usando o telescópio refractor “Grande Equatorial” de 26 polegadas do Observatório, então o maior do seu tipo no mundo.

Em 1582, este foi o primeiro dia do calendário gregoriano, por decreto do Papa Gregório XIII, nos países católicos da Itália, Espanha, Portugal e Polónia, que realinharam o calendário com os equinócios. O resto do mundo ainda estava a usar o calendário juliano e reconheceu o dia como 5 de Outubro de 1582.

Em 1939, foi escrito num memorando que seria possível construir um computador com tubos de vácuo que processaria “10.000 operações por segundo”. A previsão de Helmut Schreyer veio na época em que os computadores estavam a ser construídos com relés para funcionar eletromecanicamente. Ele ajudou Konrad Zuse na construção da calculadora automática Z2 concluída no mesmo ano. A Z2 contava com 800 relés nas unidades aritmética e de controle, além de memória mecânica.

Em 1997, a nave espacial Cassini (carregando a sonda Huygens) foi lançada do Cabo Canaveral. O objectivo da missão era orbitar Saturno, recolhendo dados sobre o próprio planeta gigante, a sua magnetosfera, anéis e luas. Após uma viagem de quatro anos, em 30 de Junho de 2004, a Cassini entrou em órbita a volta de Saturno. No caminho, sobrevoou Vénus, a Terra e Júpiter. Pouco depois da chegada, lançou a sonda Huygens, que pousou na lua Titã. Após duas extensões produtivas, a missão da Cassini foi encerrada em 15 de Setembro de 2017, com um mergulho planeado para queimar na atmosfera de Saturno.

Nesta semana que passou o Linux Kernel 5.9 foi declarado estável, com Linus Torvalds observando “não parece haver nada particularmente assustador aqui”, apesar do número de ajustes na semana anterior. Esta versão implementa melhor gestão de memória anónima (malloc’ed); um novo controlador cgroup slab que melhora a utilização do slab, permitindo que os cgroups de memória compartilhem a memória slab; suporte para desfragmentação pró-activa da memória; capacidade de observação da CPU para a classe de agendamento de prazos; suporte para executar programas BPF em pesquisas de sockets; nova chamada de sistema close_range() para fechar intervalos de descritores de ficheiros, suporte para instruções FSGSBASE x86 que fornecem comutação de contexto mais rápida, suporte NFS para atributos estendidos; e suporte no kernel da compressão ZSTD para ramdisk e initramfs. Como sempre, existem muitos outros novos drivers e melhorias, entre os quais há suporte inicial para placas de vídeo AMD Radeon RX 6000 e GPUs Intel Rocket Lake.

Também nesta semana que passou foi anunciada a nova placa BBC micro:bit. A nova BBC micro:bit é um dispositivo mais poderoso que combina todos os mesmos recursos da placa original e adiciona microfone embutido, alto-falante, sensor de toque capacitivo e botão de economia de energia. Os desenvolvimentos mais recentes também fornecem uma plataforma técnica actualizada projectada para fornecer recursos para a introdução de projectos futuros que permitirão futuros projectos de educação de IA e ML nas escolas. O Processador foi substituído pelo Nordic nRF52833, tendo como consequência a sua Flash foi duplicada para 512KB e a memória RAM passou para 128KB, sendo o suporte de Bluetooth passado para 5.0. Foi igualmente aumentada a corrente disponível para dispositivos para 200mA, entre outras melhorias já referidas.

Também nesta semana que passou a missão Soyuz MS-17 foi lançada no dia 14 a partir do cosmodromo de Baikonur, no Cazaquistão. Os três astronautas, uma norte-americana e dois russos percorreram os cerca de 400 km em apenas 3 horas e 3 minutos. A Acoplagem decorreu a cerca 400 km de altitude por cima do Brasil. Esta missão de duas órbitas foi modelada há algum tempo, tendo sido testada com veículos de carga.

Na Newsletter desta semana apresentamos diversas noticias, artigos científicos assim como projetos de maker. É apresentada a revista newelectronics de 13 Outubro.

Esta Newsletter encontra-se mais uma vez disponível no sistema documenta do altLab. Todas as Newsletters encontram-se indexadas no link.