Newsletter Nº285

Newsletter Nº285
News­let­ter Nº285

Faz hoje anos que nas­cia, em 1608, o mate­má­ti­co e físi­co ita­li­a­no Evan­ge­lis­ta Tor­ri­cel­li. Ele inven­tou o baró­me­tro e cujo tra­ba­lho em geo­me­tria auxi­li­ou no even­tu­al desen­vol­vi­men­to do cál­cu­lo inte­gral. Ins­pi­ra­do pelos escri­tos de Gali­leu, ele escre­veu um tra­ta­do sobre mecâ­ni­ca, De Motu (“Movi­men­to Con­cer­nen­te”), que impres­si­o­nou Gali­leu. Ele tam­bém desen­vol­veu téc­ni­cas para a pro­du­ção de len­tes teles­có­pi­cas. A expe­ri­ên­cia do baró­me­tro usan­do “mer­cú­rio” para encher um tubo e depois inver­ti­do num pra­to de mer­cú­rio, rea­li­za­do na pri­ma­ve­ra de 1644, tor­nou o nome de Tor­ri­cel­li famo­so. O méri­to do cien­tis­ta ita­li­a­no foi, antes de tudo, admi­tir que a cau­sa efec­ti­va da resis­tên­cia apre­sen­ta­da pela natu­re­za à cri­a­ção do vácuo (no tubo inver­ti­do aci­ma do mer­cú­rio) se devia pro­va­vel­men­te ao peso do ar.

Faz tam­bém hoje anos que nas­cia, em 1829, o astró­no­mo nor­te-ame­ri­ca­no Asaph Hall. Ele foi res­pon­sá­vel pela des­co­ber­ta e bap­tis­mo das duas luas de Mar­te, Fobos e Dei­mos, e cal­cu­lou suas órbi­tas. Nas­ci­do em Goshen, Con­nec­ti­cut, e apren­diz de car­pin­tei­ro aos 16 anos, ele tinha pai­xão por geo­me­tria e álge­bra. Hall obte­ve uma posi­ção no Obser­va­tó­rio de Har­vard em Cam­brid­ge, Mas­sa­chu­setts, em 1857 e tor­nou-se um cal­cu­la­dor espe­ci­a­lis­ta em órbi­tas. Em Agos­to de 1862, ele jun­tou-se à equi­pa do Obser­va­tó­rio Naval em Washing­ton, DC, onde fez as suas des­co­ber­tas, em mea­dos de Agos­to de 1877, usan­do o teles­có­pio refrac­tor “Gran­de Equa­to­ri­al” de 26 pole­ga­das do Obser­va­tó­rio, então o mai­or do seu tipo no mundo.

Em 1582, este foi o pri­mei­ro dia do calen­dá­rio gre­go­ri­a­no, por decre­to do Papa Gre­gó­rio XIII, nos paí­ses cató­li­cos da Itá­lia, Espa­nha, Por­tu­gal e Poló­nia, que rea­li­nha­ram o calen­dá­rio com os equi­nó­ci­os. O res­to do mun­do ain­da esta­va a usar o calen­dá­rio juli­a­no e reco­nhe­ceu o dia como 5 de Outu­bro de 1582.

Em 1939, foi escri­to num memo­ran­do que seria pos­sí­vel cons­truir um com­pu­ta­dor com tubos de vácuo que pro­ces­sa­ria “10.000 ope­ra­ções por segun­do”. A pre­vi­são de Hel­mut Sch­reyer veio na épo­ca em que os com­pu­ta­do­res esta­vam a ser cons­truí­dos com relés para fun­ci­o­nar ele­tro­me­ca­ni­ca­men­te. Ele aju­dou Kon­rad Zuse na cons­tru­ção da cal­cu­la­do­ra auto­má­ti­ca Z2 con­cluí­da no mes­mo ano. A Z2 con­ta­va com 800 relés nas uni­da­des arit­mé­ti­ca e de con­tro­le, além de memó­ria mecânica.

Em 1997, a nave espa­ci­al Cas­si­ni (car­re­gan­do a son­da Huy­gens) foi lan­ça­da do Cabo Cana­ve­ral. O objec­ti­vo da mis­são era orbi­tar Satur­no, reco­lhen­do dados sobre o pró­prio pla­ne­ta gigan­te, a sua mag­ne­tos­fe­ra, anéis e luas. Após uma via­gem de qua­tro anos, em 30 de Junho de 2004, a Cas­si­ni entrou em órbi­ta a vol­ta de Satur­no. No cami­nho, sobre­vo­ou Vénus, a Ter­ra e Júpi­ter. Pou­co depois da che­ga­da, lan­çou a son­da Huy­gens, que pou­sou na lua Titã. Após duas exten­sões pro­du­ti­vas, a mis­são da Cas­si­ni foi encer­ra­da em 15 de Setem­bro de 2017, com um mer­gu­lho pla­ne­a­do para quei­mar na atmos­fe­ra de Saturno.

Nes­ta sema­na que pas­sou o Linux Ker­nel 5.9 foi decla­ra­do está­vel, com Linus Tor­valds obser­van­do “não pare­ce haver nada par­ti­cu­lar­men­te assus­ta­dor aqui”, ape­sar do núme­ro de ajus­tes na sema­na ante­ri­or. Esta ver­são imple­men­ta melhor ges­tão de memó­ria anó­ni­ma (mal­loc’ed); um novo con­tro­la­dor cgroup slab que melho­ra a uti­li­za­ção do slab, per­mi­tin­do que os cgroups de memó­ria com­par­ti­lhem a memó­ria slab; supor­te para des­frag­men­ta­ção pró-acti­va da memó­ria; capa­ci­da­de de obser­va­ção da CPU para a clas­se de agen­da­men­to de pra­zos; supor­te para exe­cu­tar pro­gra­mas BPF em pes­qui­sas de soc­kets; nova cha­ma­da de sis­te­ma close_range() para fechar inter­va­los de des­cri­to­res de fichei­ros, supor­te para ins­tru­ções FSGSBASE x86 que for­ne­cem comu­ta­ção de con­tex­to mais rápi­da, supor­te NFS para atri­bu­tos esten­di­dos; e supor­te no ker­nel da com­pres­são ZSTD para ram­disk e ini­tramfs. Como sem­pre, exis­tem mui­tos outros novos dri­vers e melho­ri­as, entre os quais há supor­te ini­ci­al para pla­cas de vídeo AMD Rade­on RX 6000 e GPUs Intel Roc­ket Lake.

Tam­bém nes­ta sema­na que pas­sou foi anun­ci­a­da a nova pla­ca BBC micro:bit. A nova BBC micro:bit é um dis­po­si­ti­vo mais pode­ro­so que com­bi­na todos os mes­mos recur­sos da pla­ca ori­gi­nal e adi­ci­o­na micro­fo­ne embu­ti­do, alto-falan­te, sen­sor de toque capa­ci­ti­vo e botão de eco­no­mia de ener­gia. Os desen­vol­vi­men­tos mais recen­tes tam­bém for­ne­cem uma pla­ta­for­ma téc­ni­ca actu­a­li­za­da pro­jec­ta­da para for­ne­cer recur­sos para a intro­du­ção de pro­jec­tos futu­ros que per­mi­ti­rão futu­ros pro­jec­tos de edu­ca­ção de IA e ML nas esco­las. O Pro­ces­sa­dor foi subs­ti­tuí­do pelo Nor­dic nRF52833, ten­do como con­sequên­cia a sua Flash foi dupli­ca­da para 512KB e a memó­ria RAM pas­sou para 128KB, sen­do o supor­te de Blu­e­to­oth pas­sa­do para 5.0. Foi igual­men­te aumen­ta­da a cor­ren­te dis­po­ní­vel para dis­po­si­ti­vos para 200mA, entre outras melho­ri­as já referidas.

Tam­bém nes­ta sema­na que pas­sou a mis­são Soyuz MS-17 foi lan­ça­da no dia 14 a par­tir do cos­mo­dro­mo de Bai­ko­nur, no Caza­quis­tão. Os três astro­nau­tas, uma nor­te-ame­ri­ca­na e dois rus­sos per­cor­re­ram os cer­ca de 400 km em ape­nas 3 horas e 3 minu­tos. A Aco­pla­gem decor­reu a cer­ca 400 km de alti­tu­de por cima do Bra­sil. Esta mis­são de duas órbi­tas foi mode­la­da há algum tem­po, ten­do sido tes­ta­da com veí­cu­los de carga.

Na News­let­ter des­ta sema­na apre­sen­ta­mos diver­sas noti­ci­as, arti­gos cien­tí­fi­cos assim como pro­je­tos de maker. É apre­sen­ta­da a revis­ta newe­lec­tro­nics de 13 Outubro.

Esta News­let­ter encon­tra-se mais uma vez dis­po­ní­vel no sis­te­ma docu­men­ta do altLab. Todas as News­let­ters encon­tram-se inde­xa­das no link.