Newsletter Nº283

Newsletter Nº283
Newsletter Nº283

Faz hoje anos que nascia, em 1842, o inventor e poeta francês Charles Cros. Ele projectou um telégrafo automático e exibiu-o na Feira Mundial de 1867. Ele enviou à Société française de photographie, em 1869, um sistema de reprodução de imagens coloridas. Além disso, ele entregou planos viáveis em 18 de abril de 1877 para a Académie des Sciences, para um aparelho chamado paleofone, que era o princípio do gramofone. Assim, ele teve a ideia antes de Edison. No entanto, ele morreu na pobreza e nunca foi reconhecido pelas suas descobertas em vida, devido a concorrentes mais influentes e com melhor financiamento.

Faz também hoje anos que nascia, em 1881, o pioneiro da aviação americana William E. Boeing. Ele começou a interessar-se pela aviação quando treinou na escola de voo de Glenn L. Martin em 1915 e comprou sua própria aeronave. Em 1916, Boeing co-fundou a Pacific Aero Products Company (logo renomeada como Boeing Airplane Company). Em 1920, ele recebeu uma grande encomenda de guerra para 200 aviões de combate MB-3. A Boeing Air Transport começou a transportar correio e passageiros em Julho de 1927. Por meio de fusões com outras indústrias de aeronaves, ele construiu a United Aircraft and Air Transport, a empresa de aviação mais lucrativa do seu tempo. Em 1934, a acção da concorrência do governo dividiu a companhia. A United Airlines tornou-se uma empresa independente. Mantém-se até aos dias de hoje como uma das duas grandes companhia de fabrico de aviões comerciais.

Por fim, faz hoje anos que nascia, em 1939, o Astrofísico norte-americano George Robert Carruthers. Ele foi o principal inventor de uma nova câmara espacial para medir a luz ultravioleta que pode ser usada para identificar átomos e moléculas interestelares. Após vários anos em desenvolvimento, foi levada à lua na missão Apollo 16 (1972). Posicionada na superfície da lua, a câmara também pode capturar imagens dos gases da atmosfera terrestre. A concentração de poluentes, como o monóxido de carbono, no ar ao redor de grandes cidades pode ser determinada para muitas cidades ao mesmo tempo. Outras câmaras espaciais desenvolvidas por Carruthers e seus colegas pesquisaram a camada de ozono e transmitiram fotos de estrelas e planetas distantes para análise por computador. Ele também foi pioneiro no desenvolvimento de telescópios electrónicos.

Em 1880, a primeira fábrica de lâmpadas incandescentes eléctricas dos EUA foi inaugurada em Menlo Park, N. J. The Edison Lamp Works. No espaço de um ano e meio foram produzidas mais de 130.000 lâmpadas.

Faz hoje anos que o primeiro protótipo do Concorde (001) passou a barreira do som. O seu primeiro voo tinha sido seis meses antes. Foi durante o seu 102º voo de teste que atingiu Mach 2. O seu “irmão” Inglês alcançou o mesmo resultado uma semana depois. O Concorde foi o primeiro avião do mundo totalmente controlado por computador. No início, grupos ambientais criticaram o ruído do Concorde durante a descolagem e o consumo de combustível. O seu impacto nas viagens aéreas internacionais foi limitado pelos altos custos de operação da aeronave. Apenas a British Airways e a Air France operaram a aeronave. O serviço terminou com voos finais de passageiros a 24 de Outubro de 2003. Não existe até à data nenhuma outra forma comercial de viajar tão rápido.

Na Newsletter desta semana apresentamos diversas noticias, artigos científicos assim como projetos de maker.

Esta Newsletter encontra-se mais uma vez disponível no sistema documenta do altLab. Todas as Newsletters encontram-se indexadas no link.