Newsletter Nº282

Newsletter Nº282
News­let­ter Nº282

Faz hoje anos que nas­cia, em 1501, o médi­co, mate­má­ti­co e astró­lo­go ita­li­a­no Giro­la­mo Car­da­no. Ele foi o pri­mei­ro a dar uma des­cri­ção clí­ni­ca da febre tifói­de. O seu livro, Ars mag­na (“Gran­de Arte”, 1545) foi uma das gran­des con­quis­tas da his­tó­ria da álge­bra, em que publi­cou as solu­ções para as equa­ções cúbi­cas e qua­drá­ti­cas. As suas inven­ções mecâ­ni­cas incluíam a fecha­du­ra com com­bi­na­ção, o car­dan da bús­so­la con­sis­tin­do em três anéis con­cên­tri­cos e a jun­ta uni­ver­sal para trans­mi­tir o movi­men­to rota­ti­vo em vári­os ângu­los (como usa­do nos veí­cu­los actu­ais). Ele con­tri­buiu para a hidro­di­nâ­mi­ca e sus­ten­tou que o movi­men­to per­pé­tuo é impos­sí­vel, excep­to em cor­pos celes­tes. Car­da­no publi­cou duas enci­clo­pé­di­as de ciên­ci­as natu­rais, intro­du­ziu a gra­de Car­dan, uma fer­ra­men­ta crip­to­grá­fi­ca (1550) e foi um cren­te ao lon­go da vida como astrólogo.

Faz tam­bém hoje anos que nas­cia, em 1801, o mate­má­ti­co rus­so Mikhail Ostro­gradsky. Ele con­tri­buiu nas áre­as de cál­cu­lo inte­gral e físi­ca mate­má­ti­ca. Ele escre­veu livros que aju­da­ram a melho­rar o padrão no ensi­no da mate­má­ti­ca na Rús­sia. A par­tir de 1847, ele tam­bém ser­viu como ins­pec­tor-che­fe das ciên­ci­as mate­má­ti­cas em esco­las mili­ta­res. Ele é con­si­de­ra­do o fun­da­dor da esco­la rus­sa de mecâ­ni­ca teó­ri­ca, numa ampla gama de tópi­cos, incluin­do calor, elas­ti­ci­da­de, teo­ria da per­cus­são, balís­ti­ca e teo­ria da pro­ba­bi­li­da­de. Ele desen­vol­veu méto­dos de aná­li­se, como em pro­ble­mas de valor limi­te e sepa­ra­ção de variá­veis. Mais impor­tan­te ain­da, ele lidou com prin­cí­pi­os variáveis.

Faz igual­men­te hoje anos que nas­cia, em 1870, o quí­mi­co, enge­nhei­ro e inven­tor fran­cês Geor­ges Clau­de. Ele inven­tou a luz néon, que foi a pre­cur­so­ra da luz flu­o­res­cen­te. Clau­de foi o pri­mei­ro a apli­car uma des­car­ga eléc­tri­ca a um tubo sela­do de gás néon, por vol­ta de 1902 e a fazer uma lâm­pa­da néon (“Néon” do gre­go neos, que sig­ni­fi­ca “gás novo”). Ele exi­biu publi­ca­men­te a lâm­pa­da néon a 11 de Dezem­bro de 1910 em Paris.

Por fim, faz hoje anos que nas­cia, em 1898, a astro­fí­si­ca ame­ri­ca­na Char­lot­te Moo­re Sit­terly. Ela orga­ni­zou, ana­li­sou e publi­cou livros defi­ni­ti­vos sobre o espec­tro solar e os mul­ti­ple­tos de linha espec­tral. De 1945 a 90 anos, ela con­du­ziu este tra­ba­lho no Escri­tó­rio Naci­o­nal de Padrões dos EUA e no Labo­ra­tó­rio de Pes­qui­sa Naval. Ela detec­tou que o tec­né­cio, um ele­men­to ins­tá­vel (ante­ri­or­men­te conhe­ci­do ape­nas como resul­ta­do de expe­ri­ên­ci­as de labo­ra­tó­rio com reac­ções nucle­a­res) exis­te na natu­re­za. Ela fez con­tri­bui­ções impor­tan­tes para a com­pi­la­ção de tabe­las para níveis de ener­gia ató­mi­ca asso­ci­a­dos a espec­tros ópti­cos, que ago­ra são mate­ri­al de refe­rên­cia padrão. Como ins­tru­men­tos trans­por­ta­dos em fogue­tes espa­ci­ais for­ne­ce­ram novos dados no ultra­vi­o­le­ta, ela esten­deu essas tabe­las além do alcan­ce ópti­co. Ela foi pre­mi­a­da com a Meda­lha Bru­ce em 1990.

Nes­ta sema­na que pas­sou ficá­mos a conhe­cer a his­tó­ria de uma aldeia do País de Gales que duran­te 18 meses fica­va sem Inter­net às 7 horas da manhã sem qual­quer razão. Depois e inú­me­ras quei­xas, tro­ca de equi­pa­men­tos, e ten­do esgo­ta­do todas as outras vias, os enge­nhei­ro foram para o ter­re­no fazer um tes­te final para ver se a falha esta­va a ser cau­sa­da por um fenó­me­no conhe­ci­do como SHINE (Sin­gle High-level Impul­se Noi­se), onde a inter­fe­rên­cia eléc­tri­ca é emi­ti­da por um apa­re­lho que pode, então, ter um impac­to na ban­da lar­ga conec­ti­vi­da­de. O que des­co­bri­ram foi que efec­ti­va­men­te exis­tia um apa­re­lho de tele­vi­são bas­tan­te anti­go que era liga­do todos os dias às 7 horas da manhã e pro­vo­ca­va o refe­ri­do efeito.

Tam­bém nes­ta sema­na que pas­sou rea­li­zou-se o even­to da Tes­la desig­na­do por “Bat­tery Day”. No even­to foram apre­sen­ta­das inú­me­ras novi­da­des das quais se des­ta­cam mui­tas melho­ri­as ao nível do desen­vol­vi­men­to das bate­ri­as que equi­pam os car­ros que pas­sam pelo seu pro­ces­so de fabri­co, melho­ri­as tec­no­ló­gi­cas ao nível dos mate­ri­ais usa­dos e da sua dimen­são. Estas melho­ri­as pode­rão ter como con­sequên­cia uma redu­ção esti­ma­da de cer­ca de 56% do cus­to $/kWh. Estas novas bate­ri­as deve­rão ficar dis­po­ní­veis em cer­ca de 18 meses e darão um aumen­to de auto­no­mia de cer­ca de 16%. Foi tam­bém fala­da da inten­ção de lan­çar um vei­cu­lo de 25.000 USD e do Model S Plaid. Este ulti­mo, que já pode ser enco­men­da­do, tem 1.100 cv e um cus­to de 140.000 USD e que terá a “ace­le­ra­ção mais rápi­da de 0 aos 100 km/h de qual­quer car­ro de pro­du­ção” (cer­ca de 2 segun­dos) con­tan­do com uma auto­no­mia até 840 Km.

Na News­let­ter des­ta sema­na apre­sen­ta­mos diver­sas noti­ci­as, arti­gos cien­tí­fi­cos assim como pro­je­tos de maker. São apre­sen­ta­das as revis­tas Hack Spa­ce Maga­zi­ne nº 35 de Outu­bro, a Mag­PI nº 98 de Outu­bro e a newe­lec­tro­nics de 22 Setembro.

Esta News­let­ter encon­tra-se mais uma vez dis­po­ní­vel no sis­te­ma docu­men­ta do altLab. Todas as News­let­ters encon­tram-se inde­xa­das no link.