Newsletter Nº281

Newsletter Nº281
Newsletter Nº281

Faz hoje anos que nascia, em 1826, o matemático alemão Bernhard Riemann. O seu trabalho influenciou amplamente a geometria e a análise. Além disso, as suas ideias sobre a geometria do espaço tiveram um efeito profundo no desenvolvimento da física teórica moderna e forneceram a base para os conceitos e métodos usados posteriormente na teoria da relatividade. Ele esclareceu a noção de integral definindo o que agora chamamos de integral de Riemann. Ele foi um pensador original e uma série de métodos, teoremas e conceitos têm o seu nome.

Faz também hoje anos que nascia, em 1854, o inventor e fabricante de automóveis escocês-americano David Dunbar Buick. Ele inventou o motor mais potente com válvula na cabeça e o pára-brisa. Sem perspicácia para os negócios, ele foi fabricante por apenas alguns anos, mas a marca Buick permaneceu depois do seu negócio ter sido adquirido por seus financiadores. Buick tinha começado (1884) no negócio de produção de tubagens e desenvolvido um método para ligar o esmalte ao ferro na produção de banheiras e pias. Em 1899, ele fez motores de combustão interna, o que levou à formação da Buick Manufacturing Company (1902) para fabricar automóveis.

Faz igualmente hoje anos que nascia, em 1857, pioneiro teórico do espaço russo Konstantin Tsiolkovsky. Ele enquanto professor de uma escola russa de província, elaborou muitos dos princípios da viagem espacial. Em 1883, ele observou que um veículo no espaço viajaria na direcção oposta ao gás que emitia, e foi o primeiro a propor seriamente esse método de propulsão nas viagens espaciais. Ele escreveu vários artigos, incluindo o artigo de 1903 “Exploração do Espaço com Dispositivos Reactivos”. As equações de engenharia que ele derivou incluíam parâmetros como impulso específico, coeficiente de impulso e razão de área. Ele estabeleceu que a combinação química mais eficiente seria a de hidrogénio líquido e oxigénio líquido. Mais tarde, ele foi reconhecido pela União Soviética como o “pai da cosmonáutica”. Ele também construiu o primeiro túnel de vento.

Por fim, faz hoje anos que nascia, em 1916, o engenheiro electrotécnico americano Oswald Garrison Villard Jr.. Ele foi responsável pelo desenvolvimento de um radar além do horizonte (uma maneira de detectar objectos fora da visão directa ao ressaltar o radar da ionosfera, uma camada electricamente carregada na atmosfera superior) para que o radar pudesse observar a curvatura da Terra para detectar aeronaves e mísseis a milhares de quilómetros de distância. O seu interesse em electricidade começou com um exemplar do livro Harper’s Electricity Book for Boys. Aos 12 anos, ele montou um rádio de um kit. Durante a Segunda Guerra Mundial, ele pesquisou contra-medidas para proteger as forças aliadas contra dispositivos de rádio e radar inimigos. Ele fez estudos pioneiros de bloqueio de radar. Em 1947, ele projectou um transmissor de voz simplificado, permitindo a comunicação bidireccional num único canal de rádio, como uma conversa telefónica.

Nesta semana que passou foi notícia o acordo entre a NVIDIA e o Softbank para a aquisição da ARM por uma quantia de 40 mil milhões de dólares. A combinação reúne a plataforma de computação IA líder da NVIDIA com o vasto ecossistema da ARM para criar a principal empresa de computação para a era da inteligência artificial, acelerando a inovação enquanto se expande para grandes mercados e de alto crescimento. O SoftBank permanecerá comprometido com o sucesso de longo prazo da ARM por meio de sua participação na NVIDIA, que deve ser inferior a 10 por cento.

Na Newsletter desta semana apresentamos diversas noticias, artigos científicos assim como projetos de maker. É apresentado também um livro sobre x86-64 Assembly Language Programming com Ubuntu.

Esta Newsletter encontra-se mais uma vez disponível no sistema documenta do altLab. Todas as Newsletters encontram-se indexadas no link.