Newsletter Nº281

Newsletter Nº281
News­let­ter Nº281

Faz hoje anos que nas­cia, em 1826, o mate­má­ti­co ale­mão Ber­nhard Rie­mann. O seu tra­ba­lho influ­en­ci­ou ampla­men­te a geo­me­tria e a aná­li­se. Além dis­so, as suas idei­as sobre a geo­me­tria do espa­ço tive­ram um efei­to pro­fun­do no desen­vol­vi­men­to da físi­ca teó­ri­ca moder­na e for­ne­ce­ram a base para os con­cei­tos e méto­dos usa­dos pos­te­ri­or­men­te na teo­ria da rela­ti­vi­da­de. Ele escla­re­ceu a noção de inte­gral defi­nin­do o que ago­ra cha­ma­mos de inte­gral de Rie­mann. Ele foi um pen­sa­dor ori­gi­nal e uma série de méto­dos, teo­re­mas e con­cei­tos têm o seu nome.

Faz tam­bém hoje anos que nas­cia, em 1854, o inven­tor e fabri­can­te de auto­mó­veis esco­cês-ame­ri­ca­no David Dun­bar Buick. Ele inven­tou o motor mais poten­te com vál­vu­la na cabe­ça e o pára-bri­sa. Sem pers­pi­cá­cia para os negó­ci­os, ele foi fabri­can­te por ape­nas alguns anos, mas a mar­ca Buick per­ma­ne­ceu depois do seu negó­cio ter sido adqui­ri­do por seus finan­ci­a­do­res. Buick tinha come­ça­do (1884) no negó­cio de pro­du­ção de tuba­gens e desen­vol­vi­do um méto­do para ligar o esmal­te ao fer­ro na pro­du­ção de banhei­ras e pias. Em 1899, ele fez moto­res de com­bus­tão inter­na, o que levou à for­ma­ção da Buick Manu­fac­tu­ring Com­pany (1902) para fabri­car automóveis.

Faz igual­men­te hoje anos que nas­cia, em 1857, pio­nei­ro teó­ri­co do espa­ço rus­so Kons­tan­tin Tsi­ol­kovsky. Ele enquan­to pro­fes­sor de uma esco­la rus­sa de pro­vín­cia, ela­bo­rou mui­tos dos prin­cí­pi­os da via­gem espa­ci­al. Em 1883, ele obser­vou que um veí­cu­lo no espa­ço via­ja­ria na direc­ção opos­ta ao gás que emi­tia, e foi o pri­mei­ro a pro­por seri­a­men­te esse méto­do de pro­pul­são nas via­gens espa­ci­ais. Ele escre­veu vári­os arti­gos, incluin­do o arti­go de 1903 “Explo­ra­ção do Espa­ço com Dis­po­si­ti­vos Reac­ti­vos”. As equa­ções de enge­nha­ria que ele deri­vou incluíam parâ­me­tros como impul­so espe­cí­fi­co, coe­fi­ci­en­te de impul­so e razão de área. Ele esta­be­le­ceu que a com­bi­na­ção quí­mi­ca mais efi­ci­en­te seria a de hidro­gé­nio líqui­do e oxi­gé­nio líqui­do. Mais tar­de, ele foi reco­nhe­ci­do pela União Sovié­ti­ca como o “pai da cos­mo­náu­ti­ca”. Ele tam­bém cons­truiu o pri­mei­ro túnel de vento.

Por fim, faz hoje anos que nas­cia, em 1916, o enge­nhei­ro elec­tro­téc­ni­co ame­ri­ca­no Oswald Gar­ri­son Vil­lard Jr.. Ele foi res­pon­sá­vel pelo desen­vol­vi­men­to de um radar além do hori­zon­te (uma manei­ra de detec­tar objec­tos fora da visão direc­ta ao res­sal­tar o radar da ionos­fe­ra, uma cama­da elec­tri­ca­men­te car­re­ga­da na atmos­fe­ra supe­ri­or) para que o radar pudes­se obser­var a cur­va­tu­ra da Ter­ra para detec­tar aero­na­ves e mís­seis a milha­res de qui­ló­me­tros de dis­tân­cia. O seu inte­res­se em elec­tri­ci­da­de come­çou com um exem­plar do livro Har­per’s Elec­tri­city Book for Boys. Aos 12 anos, ele mon­tou um rádio de um kit. Duran­te a Segun­da Guer­ra Mun­di­al, ele pes­qui­sou con­tra-medi­das para pro­te­ger as for­ças ali­a­das con­tra dis­po­si­ti­vos de rádio e radar ini­mi­gos. Ele fez estu­dos pio­nei­ros de blo­queio de radar. Em 1947, ele pro­jec­tou um trans­mis­sor de voz sim­pli­fi­ca­do, per­mi­tin­do a comu­ni­ca­ção bidi­rec­ci­o­nal num úni­co canal de rádio, como uma con­ver­sa telefónica.

Nes­ta sema­na que pas­sou foi notí­cia o acor­do entre a NVIDIA e o Soft­bank para a aqui­si­ção da ARM por uma quan­tia de 40 mil milhões de dóla­res. A com­bi­na­ção reú­ne a pla­ta­for­ma de com­pu­ta­ção IA líder da NVIDIA com o vas­to ecos­sis­te­ma da ARM para cri­ar a prin­ci­pal empre­sa de com­pu­ta­ção para a era da inte­li­gên­cia arti­fi­ci­al, ace­le­ran­do a ino­va­ção enquan­to se expan­de para gran­des mer­ca­dos e de alto cres­ci­men­to. O Soft­Bank per­ma­ne­ce­rá com­pro­me­ti­do com o suces­so de lon­go pra­zo da ARM por meio de sua par­ti­ci­pa­ção na NVIDIA, que deve ser infe­ri­or a 10 por cento.

Na News­let­ter des­ta sema­na apre­sen­ta­mos diver­sas noti­ci­as, arti­gos cien­tí­fi­cos assim como pro­je­tos de maker. É apre­sen­ta­do tam­bém um livro sobre x86-64 Assem­bly Lan­gua­ge Pro­gram­ming com Ubuntu.

Esta News­let­ter encon­tra-se mais uma vez dis­po­ní­vel no sis­te­ma docu­men­ta do altLab. Todas as News­let­ters encon­tram-se inde­xa­das no link.