Newsletter Nº258

Newsletter Nº258
Newsletter Nº258

Faz hoje anos que nascia, em 1770, o físico alemão Thomas Johann Seebeck. Ele descobriu (1821) que uma corrente eléctrica flui entre diferentes materiais condutores que são mantidos em diferentes temperaturas, conhecido como efeito Seebeck. É a base do termopar e é considerada a medição mais precisa da temperatura. É também um componente-chave do semicondutor, a base do moderno computador. O trabalho de Seebeck foi a base das descobertas do físico alemão Georg Simon Ohm (1789-1854) em electricidade e do físico francês Jean Charles Athanase Peltier (1785-1845), cujo efeito Peltier ficou conhecido como uma maneira de usar a electricidade para congelar a água (ar condicionado, refrigeração).

Faz também hoje anos que nascia, em 1791, o matemático inglês George Peacock. Ele, juntamente com os colegas de graduação Charles Babbage e John Herschel, trouxe reformas à nomenclatura na matemática inglesa. Eles formaram a Analytical Society (1815), cujo objectivo era levar os métodos avançados de cálculo da Europa para Cambridge para substituir a notação cada vez mais estagnada de Isaac Newton do século anterior. A Sociedade produziu uma tradução de um livro de Lacroix no cálculo diferencial e integral. Em 1830, ele publicou o Tratado sobre Álgebra, que tentou dar à álgebra um tratamento lógico, e que foi pelo menos parcialmente para o estabelecimento da álgebra simbólica. Em vez de usar apenas números, ele usou objectos e mostrou a associatividade e a comutatividade desses objectos.

Faz igualmente hoje anos que nascia, em 1864, o engenheiro electrotécnico inglês Sebastian Ziani de Ferranti. Ele promoveu a instalação de grandes estações geradoras eléctricas e redes de distribuição de corrente alternada na Inglaterra. Com cerca de 20 anos, ele começou a planear uma estação geradora ambiciosa a cerca de 13 quilómetros dos arredores de Londres, para usar a transmissão a 10.000 volts – quatro vezes maior do que era prático anteriormente. Para isso, ele começou a projectar cabos, transformadores e geradores adequados. A sua ideia de fabricar cabos flexíveis de alta tensão usando papel impregnado com cera para isolamento foi um marco histórico usado exclusivamente até ao advento de materiais sintéticos. As suas 176 patentes cobrem diversas invenções.

Faz também hoje anos que nascia, em 1865, o engenheiro electrotécnico e inventor de origem alemã Charles Proteus Steinmetz. As suas teorias e análises matemáticas dos sistemas de corrente alternada ajudaram a estabelecê-los como a forma preferida de energia eléctrica nos Estados Unidos e em todo o mundo. Em 1893, Steinmetz entrou para a recém-criada General Electric Company, onde era engenheiro e depois consultor até sua morte. As suas primeiras pesquisas sobre histerese (perda de potência devido à resistência magnética) levaram-o a estudar a corrente alternada, o que poderia eliminar a perda de histerese nos motores. Ele fez um extenso trabalho sobre a teoria de AC para engenheiros electrotécnicos usarem. A sua última pesquisa foi sobre relâmpagos e a sua ameaça para as novas linhas de energia AC. Ele foi responsável pela expansão da indústria de energia eléctrica nos EUA.

Faz igualmente hoje anos que nascia, em 1869, o matemático francês Élie Cartan. Ele desenvolveu muito a teoria dos grupos de Lie e contribuiu para a teoria das subalgebras. Em 1904, Cartan voltou-se para artigos sobre equações diferenciais e, a partir de 1916, publicou principalmente sobre geometria diferencial. Cartan também publicou trabalhos sobre a relatividade e a teoria dos spinors. Ele é certamente um dos matemáticos mais importantes da primeira metade do século XX.

Faz também hoje anos que nascia, em 1899, o Fabricante americano de aeronaves James Smith McDonnell. Ele iniciou a sua primeira empresa em 1928, para construir o Doodlebug único, mas como não encontrou mercado, passou os próximos 10 anos a trabalhar em várias empresas de aeronaves. Posteriormente, ele fundou a McDonnell Aircraft Co.on, em St. Louis, em 6 de Julho de 1939. Entre suas realizações notáveis, figuram a produção do primeiro caça a jacto da Marinha dos EUA (1946), o FM-1; Mercury, a primeira nave espacial tripulada da América a orbitar a Terra (1962) e o jacto F-4 Phantom.

Por fim, faz hoje anos que nascia, em 1919, o engenheiro e inventor americano J. Presper Eckert. Ele foi o inventor do primeiro computador electrónico de uso geral, uma máquina digital que foi o protótipo para a maioria dos computadores actualmente em uso. Em 1946, Eckert com John W. Mauchly cumpriu um contrato do governo para construir um computador digital para ser usado pelo Exército dos EUA para cálculos militares. Eles chamaram-o de ENIAC para Integrador Numérico Electrónico e Computador. Em 1949, eles fundaram uma empresa de fabricação de computadores BINAC. Isso foi seguido por um computador voltado para os negócios, o UNIVAC (1951), que foi utilizado para muitos usos e estimulou o crescimento da indústria de computadores. Em 1966, Eckert possuía 85 patentes, principalmente para invenções electrónicas.

Na Newsletter desta semana apresentamos diversos artigos científicos assim como projetos de maker. É apresentada a revista HispaBrick 34.

Esta Newsletter encontra-se mais uma vez disponível no sistema documenta do altLab. Todas as Newsletters encontram-se indexadas no link.