Newsletter Nº258

Newsletter Nº258
News­let­ter Nº258

Faz hoje anos que nas­cia, em 1770, o físi­co ale­mão Tho­mas Johann See­beck. Ele des­co­briu (1821) que uma cor­ren­te eléc­tri­ca flui entre dife­ren­tes mate­ri­ais con­du­to­res que são man­ti­dos em dife­ren­tes tem­pe­ra­tu­ras, conhe­ci­do como efei­to See­beck. É a base do ter­mo­par e é con­si­de­ra­da a medi­ção mais pre­ci­sa da tem­pe­ra­tu­ra. É tam­bém um com­po­nen­te-cha­ve do semi­con­du­tor, a base do moder­no com­pu­ta­dor. O tra­ba­lho de See­beck foi a base das des­co­ber­tas do físi­co ale­mão Georg Simon Ohm (1789–1854) em elec­tri­ci­da­de e do físi­co fran­cês Jean Char­les Atha­na­se Pel­ti­er (1785–1845), cujo efei­to Pel­ti­er ficou conhe­ci­do como uma manei­ra de usar a elec­tri­ci­da­de para con­ge­lar a água (ar con­di­ci­o­na­do, refrigeração).

Faz tam­bém hoje anos que nas­cia, em 1791, o mate­má­ti­co inglês Geor­ge Pea­cock. Ele, jun­ta­men­te com os cole­gas de gra­du­a­ção Char­les Bab­ba­ge e John Hers­chel, trou­xe refor­mas à nomen­cla­tu­ra na mate­má­ti­ca ingle­sa. Eles for­ma­ram a Analy­ti­cal Soci­ety (1815), cujo objec­ti­vo era levar os méto­dos avan­ça­dos de cál­cu­lo da Euro­pa para Cam­brid­ge para subs­ti­tuir a nota­ção cada vez mais estag­na­da de Isa­ac New­ton do sécu­lo ante­ri­or. A Soci­e­da­de pro­du­ziu uma tra­du­ção de um livro de Lacroix no cál­cu­lo dife­ren­ci­al e inte­gral. Em 1830, ele publi­cou o Tra­ta­do sobre Álge­bra, que ten­tou dar à álge­bra um tra­ta­men­to lógi­co, e que foi pelo menos par­ci­al­men­te para o esta­be­le­ci­men­to da álge­bra sim­bó­li­ca. Em vez de usar ape­nas núme­ros, ele usou objec­tos e mos­trou a asso­ci­a­ti­vi­da­de e a comu­ta­ti­vi­da­de des­ses objectos.

Faz igual­men­te hoje anos que nas­cia, em 1864, o enge­nhei­ro elec­tro­téc­ni­co inglês Sebas­ti­an Zia­ni de Fer­ran­ti. Ele pro­mo­veu a ins­ta­la­ção de gran­des esta­ções gera­do­ras eléc­tri­cas e redes de dis­tri­bui­ção de cor­ren­te alter­na­da na Ingla­ter­ra. Com cer­ca de 20 anos, ele come­çou a pla­ne­ar uma esta­ção gera­do­ra ambi­ci­o­sa a cer­ca de 13 qui­ló­me­tros dos arre­do­res de Lon­dres, para usar a trans­mis­são a 10.000 volts — qua­tro vezes mai­or do que era prá­ti­co ante­ri­or­men­te. Para isso, ele come­çou a pro­jec­tar cabos, trans­for­ma­do­res e gera­do­res ade­qua­dos. A sua ideia de fabri­car cabos fle­xí­veis de alta ten­são usan­do papel impreg­na­do com cera para iso­la­men­to foi um mar­co his­tó­ri­co usa­do exclu­si­va­men­te até ao adven­to de mate­ri­ais sin­té­ti­cos. As suas 176 paten­tes cobrem diver­sas invenções.

Faz tam­bém hoje anos que nas­cia, em 1865, o enge­nhei­ro elec­tro­téc­ni­co e inven­tor de ori­gem ale­mã Char­les Pro­teus Stein­metz. As suas teo­ri­as e aná­li­ses mate­má­ti­cas dos sis­te­mas de cor­ren­te alter­na­da aju­da­ram a esta­be­le­cê-los como a for­ma pre­fe­ri­da de ener­gia eléc­tri­ca nos Esta­dos Uni­dos e em todo o mun­do. Em 1893, Stein­metz entrou para a recém-cri­a­da Gene­ral Elec­tric Com­pany, onde era enge­nhei­ro e depois con­sul­tor até sua mor­te. As suas pri­mei­ras pes­qui­sas sobre his­te­re­se (per­da de potên­cia devi­do à resis­tên­cia mag­né­ti­ca) levaram‑o a estu­dar a cor­ren­te alter­na­da, o que pode­ria eli­mi­nar a per­da de his­te­re­se nos moto­res. Ele fez um exten­so tra­ba­lho sobre a teo­ria de AC para enge­nhei­ros elec­tro­téc­ni­cos usa­rem. A sua últi­ma pes­qui­sa foi sobre relâm­pa­gos e a sua ame­a­ça para as novas linhas de ener­gia AC. Ele foi res­pon­sá­vel pela expan­são da indús­tria de ener­gia eléc­tri­ca nos EUA.

Faz igual­men­te hoje anos que nas­cia, em 1869, o mate­má­ti­co fran­cês Élie Car­tan. Ele desen­vol­veu mui­to a teo­ria dos gru­pos de Lie e con­tri­buiu para a teo­ria das subal­ge­bras. Em 1904, Car­tan vol­tou-se para arti­gos sobre equa­ções dife­ren­ci­ais e, a par­tir de 1916, publi­cou prin­ci­pal­men­te sobre geo­me­tria dife­ren­ci­al. Car­tan tam­bém publi­cou tra­ba­lhos sobre a rela­ti­vi­da­de e a teo­ria dos spi­nors. Ele é cer­ta­men­te um dos mate­má­ti­cos mais impor­tan­tes da pri­mei­ra meta­de do sécu­lo XX.

Faz tam­bém hoje anos que nas­cia, em 1899, o Fabri­can­te ame­ri­ca­no de aero­na­ves James Smith McDon­nell. Ele ini­ci­ou a sua pri­mei­ra empre­sa em 1928, para cons­truir o Doo­dle­bug úni­co, mas como não encon­trou mer­ca­do, pas­sou os pró­xi­mos 10 anos a tra­ba­lhar em vári­as empre­sas de aero­na­ves. Pos­te­ri­or­men­te, ele fun­dou a McDon­nell Air­craft Co.on, em St. Louis, em 6 de Julho de 1939. Entre suas rea­li­za­ções notá­veis, figu­ram a pro­du­ção do pri­mei­ro caça a jac­to da Mari­nha dos EUA (1946), o FM‑1; Mer­cury, a pri­mei­ra nave espa­ci­al tri­pu­la­da da Amé­ri­ca a orbi­tar a Ter­ra (1962) e o jac­to F‑4 Phantom.

Por fim, faz hoje anos que nas­cia, em 1919, o enge­nhei­ro e inven­tor ame­ri­ca­no J. Pres­per Eckert. Ele foi o inven­tor do pri­mei­ro com­pu­ta­dor elec­tró­ni­co de uso geral, uma máqui­na digi­tal que foi o pro­tó­ti­po para a mai­o­ria dos com­pu­ta­do­res actu­al­men­te em uso. Em 1946, Eckert com John W. Mau­chly cum­priu um con­tra­to do gover­no para cons­truir um com­pu­ta­dor digi­tal para ser usa­do pelo Exér­ci­to dos EUA para cál­cu­los mili­ta­res. Eles chamaram‑o de ENIAC para Inte­gra­dor Numé­ri­co Elec­tró­ni­co e Com­pu­ta­dor. Em 1949, eles fun­da­ram uma empre­sa de fabri­ca­ção de com­pu­ta­do­res BINAC. Isso foi segui­do por um com­pu­ta­dor vol­ta­do para os negó­ci­os, o UNIVAC (1951), que foi uti­li­za­do para mui­tos usos e esti­mu­lou o cres­ci­men­to da indús­tria de com­pu­ta­do­res. Em 1966, Eckert pos­suía 85 paten­tes, prin­ci­pal­men­te para inven­ções electrónicas.

Na News­let­ter des­ta sema­na apre­sen­ta­mos diver­sos arti­gos cien­tí­fi­cos assim como pro­je­tos de maker. É apre­sen­ta­da a revis­ta His­pa­Brick 34.

Esta News­let­ter encon­tra-se mais uma vez dis­po­ní­vel no sis­te­ma docu­men­ta do altLab. Todas as News­let­ters encon­tram-se inde­xa­das no link.