Newsletter Nº257

Newsletter Nº257
News­let­ter Nº257

Faz hoje anos que nas­cia, em 1875 o inven­tor nor­te-ame­ri­ca­no Wal­ter Chrys­ler. Ele come­çou na ado­les­cên­cia a tra­ba­lhar no sec­tor fer­ro­viá­rio ten­do subi­do a car­gos de gerên­cia. Então, em 1912, Char­les W. Nash recrutou‑o como geren­te da divi­são de pro­du­ção da Buick da Gene­ral Motors. Chrys­ler reor­ga­ni­zou a pro­du­ção para obter efi­ci­ên­cia, aumen­tan­do a pro­du­ção e os lucros, mas renun­ci­ou em 1920. Ele res­ga­tou a empre­sa de auto­mó­veis Willys-Over­land da falên­cia e depois trans­for­mou a Maxwell Motor Com­pany na Chrys­ler Cor­po­ra­ti­on (1924), que pro­du­ziu o pri­mei­ro car­ro da Chrys­ler em Junho de 1925. A empre­sa cres­ceu tor­nar-se um dos “Três Gran­des” fabri­can­tes de automóveis.

Faz tam­bém hoje anos que nas­cia, em 1878, o mate­má­ti­co nor­te-ame­ri­ca­no Edward Kas­ner. Ele foi res­pon­sá­vel pela intro­du­ção da pala­vra goo­gol para um núme­ro mui­to gran­de (10 ele­va­do ao poder 100, que é 1 segui­do de 100 zeros) com o nome inven­ta­do por seu sobri­nho de 9 anos. Foi intro­du­zi­da no livro não téc­ni­co de mate­má­ti­ca que ele co-escre­veu com James R. New­man, Mate­má­ti­ca e Imaginação.

Por fim, faz anos hoje que nas­cia, em 1934, o mate­má­ti­co nor­te-ame­ri­ca­no Paul Cohen. Ele ficou conhe­ci­do pelo seu tra­ba­lho fun­da­men­tal sobre os fun­da­men­tos da teo­ria dos con­jun­tos. Cohen inven­tou uma téc­ni­ca cha­ma­da “for­çar” para pro­var a inde­pen­dên­cia na teo­ria dos con­jun­tos do axi­o­ma da esco­lha e da hipó­te­se do con­ti­nu­um gene­ra­li­za­do. O pro­ble­ma da hipó­te­se do con­ti­nu­um foi o pri­mei­ro dos 23 famo­sos pro­ble­mas de Hil­bert entre­gues ao Segun­do Con­gres­so Inter­na­ci­o­nal de Mate­má­ti­cos em Paris em 1900. O famo­so dis­cur­so de Hil­bert Os pro­ble­mas da mate­má­ti­ca desa­fi­a­ram (então e ago­ra) os mate­má­ti­cos a resol­ver essas ques­tões fun­da­men­tais e Cohen tem a dis­tin­ção de Resol­ven­do o Pro­ble­ma 1. Ele tam­bém tra­ba­lhou em equa­ções dife­ren­ci­ais e aná­li­se har­mó­ni­ca. Foi reco­nhe­ci­do com a meda­lha Fields em 1966.

Nes­ta sema­na que pas­sou foi lan­ça­da a ver­são final do Ker­nel 5.6 do Linux. De entre as vári­as novi­da­des des­ta­ca-se a inte­gra­ção com o Wire­Guard VPN. Tam­bém está nes­ta ver­são o supor­te ini­ci­al para o USB4 cujo con­tri­bu­to foi dado pela Intel. Este Ker­nel é tam­bém o pri­mei­ro a ende­re­çar em 32-bits o pro­ble­ma do ano 2038 (over­flow de segun­dos em 32-bits). Foram fei­tas mui­tas alte­ra­ções no dri­ver de supor­te de moni­to­ri­za­ção de tem­pe­ra­tu­ra dos AMDs nome­a­da­men­te o supor­te para os CPUs ZEN. Foi final­men­te incor­po­ra­do no ker­nel o Vir­tu­al­Box Sha­red Fol­der dri­ver para melho­rar o supor­te de sis­te­mas Linux guest out-of-the-box.

Na News­let­ter des­ta sema­na apre­sen­ta­mos diver­sos arti­gos cien­tí­fi­cos assim como pro­je­tos de maker.

Esta News­let­ter encon­tra-se mais uma vez dis­po­ní­vel no sis­te­ma docu­men­ta do altLab. Todas as News­let­ters encon­tram-se inde­xa­das no link.