Newsletter Nº257

Newsletter Nº257
Newsletter Nº257

Faz hoje anos que nascia, em 1875 o inventor norte-americano Walter Chrysler. Ele começou na adolescência a trabalhar no sector ferroviário tendo subido a cargos de gerência. Então, em 1912, Charles W. Nash recrutou-o como gerente da divisão de produção da Buick da General Motors. Chrysler reorganizou a produção para obter eficiência, aumentando a produção e os lucros, mas renunciou em 1920. Ele resgatou a empresa de automóveis Willys-Overland da falência e depois transformou a Maxwell Motor Company na Chrysler Corporation (1924), que produziu o primeiro carro da Chrysler em Junho de 1925. A empresa cresceu tornar-se um dos “Três Grandes” fabricantes de automóveis.

Faz também hoje anos que nascia, em 1878, o matemático norte-americano Edward Kasner. Ele foi responsável pela introdução da palavra googol para um número muito grande (10 elevado ao poder 100, que é 1 seguido de 100 zeros) com o nome inventado por seu sobrinho de 9 anos. Foi introduzida no livro não técnico de matemática que ele co-escreveu com James R. Newman, Matemática e Imaginação.

Por fim, faz anos hoje que nascia, em 1934, o matemático norte-americano Paul Cohen. Ele ficou conhecido pelo seu trabalho fundamental sobre os fundamentos da teoria dos conjuntos. Cohen inventou uma técnica chamada “forçar” para provar a independência na teoria dos conjuntos do axioma da escolha e da hipótese do continuum generalizado. O problema da hipótese do continuum foi o primeiro dos 23 famosos problemas de Hilbert entregues ao Segundo Congresso Internacional de Matemáticos em Paris em 1900. O famoso discurso de Hilbert Os problemas da matemática desafiaram (então e agora) os matemáticos a resolver essas questões fundamentais e Cohen tem a distinção de Resolvendo o Problema 1. Ele também trabalhou em equações diferenciais e análise harmónica. Foi reconhecido com a medalha Fields em 1966.

Nesta semana que passou foi lançada a versão final do Kernel 5.6 do Linux. De entre as várias novidades destaca-se a integração com o WireGuard VPN. Também está nesta versão o suporte inicial para o USB4 cujo contributo foi dado pela Intel. Este Kernel é também o primeiro a endereçar em 32-bits o problema do ano 2038 (overflow de segundos em 32-bits). Foram feitas muitas alterações no driver de suporte de monitorização de temperatura dos AMDs nomeadamente o suporte para os CPUs ZEN. Foi finalmente incorporado no kernel o VirtualBox Shared Folder driver para melhorar o suporte de sistemas Linux guest out-of-the-box.

Na Newsletter desta semana apresentamos diversos artigos científicos assim como projetos de maker.

Esta Newsletter encontra-se mais uma vez disponível no sistema documenta do altLab. Todas as Newsletters encontram-se indexadas no link.