Newsletter Nº259

Newsletter Nº259
News­let­ter Nº259

Faz hoje anos que nas­cia, em 1682, o mate­má­ti­co e inven­tor bri­tâ­ni­co John Hadley. Ele aper­fei­ço­ou os méto­dos de rec­ti­fi­ca­ção e poli­men­to de len­tes teles­có­pi­cas. Hadley melho­rou o teles­có­pio reflec­tor (intro­du­zi­do pela pri­mei­ra vez por New­ton em 1668) e pro­du­ziu o pri­mei­ro des­te tipo com pre­ci­são e potên­cia sufi­ci­en­tes para serem úteis na astro­no­mia. Tinha um espe­lho de 6 pole­ga­das. Ele tam­bém é conhe­ci­do pelo octan­te reflec­ti­vo (1730) usa­do no mar para medir a alti­tu­de do Sol ou de um cor­po celes­te aci­ma do hori­zon­te, den­tro de um segun­do do arco. Era o ances­tral do sex­tan­te náu­ti­co moderno.

Faz tam­bém hoje anos que nas­cia, em 1838, o quí­mi­co indus­tri­al bel­ga Ernest Sol­vay. Ele inven­tou o Pro­ces­so Sol­vay (1863), um pro­ces­so comer­ci­al­men­te viá­vel de amó­nia-soda para a pro­du­ção de car­bo­na­to de sódio, ampla­men­te uti­li­za­do na fabri­ca­ção de pro­du­tos como o vidro e o sabão. Embo­ra meio sécu­lo antes, A.J. Fres­nel tinha mos­tra­do (1811) que o bicar­bo­na­to de sódio podia ser pre­ci­pi­ta­do a par­tir de uma solu­ção sali­na con­ten­do bicar­bo­na­to de amó­nio; mui­tos obs­tá­cu­los de enge­nha­ria pre­ci­sa­vam ser ultra­pas­sa­dos. O pro­jec­to bem-suce­di­do de Sol­vay usa­va uma tor­re de car­bo­na­ta­ção de alta efi­ci­ên­cia e 80 pés de altu­ra, na qual sal­mou­ra amo­ni­za­da escor­ria de cima e dió­xi­do de car­bo­no subia do fun­do. Pla­cas e tam­pas de bolhas aju­da­ram a cri­ar uma super­fí­cie mai­or sobre a qual os dois pode­ri­am rea­gir, for­man­do bicar­bo­na­to de sódio.

Faz igual­men­te hoje anos que nas­cia, em 1850, o meta­lúr­gi­co e inven­tor bri­tâ­ni­co Sid­ney Gil­ch­rist Tho­mas. Ele desen­vol­veu com seu pri­mo Percy Gil­ch­rist, o pro­ces­so Tho­mas-Gil­ch­rist que eli­mi­na a impu­re­za do fós­fo­ro de cer­tos miné­ri­os de fer­ro no con­ver­sor Bes­se­mer. O fós­fo­ro faz com que o aço seja frá­gil e de pou­ca uti­li­da­de. No entan­to, a mai­o­ria dos miné­ri­os de fer­ro de fon­tes bri­tâ­ni­cas, fran­ce­sas, ale­mãs e bel­gas era fos­fó­ri­co. Tho­mas con­ce­beu a ideia de incor­po­rar cal (ou mag­né­sia ou cal­cá­rio mag­ne­si­a­no com pro­pri­e­da­des quí­mi­cas bási­cas seme­lhan­tes), como reves­ti­men­to do con­ver­sor Bes­se­mer. Gil­ch­rist, quí­mi­co indus­tri­al de uma gran­de indús­tria side­rúr­gi­ca, con­fir­mou essa ideia em 4 de Abril de 1879. Tho­mas regis­tou uma paten­te em 1878. Até a escó­ria de resí­du­os era lucra­ti­va para a indús­tria de fer­ti­li­zan­tes artificiais.

Faz tam­bém hoje anos que nas­cia, em 1867, inven­tor e avi­a­dor ame­ri­ca­no Wil­bur Wright. Ele com o seu irmão Orvil­le, inven­tou o pri­mei­ro avião a motor, Flyer, capaz de voo con­tro­la­do e sus­ten­ta­do (17 de Dezem­bro de 1903). Orvil­le fez o pri­mei­ro voo, no ar por 12 segun­dos. Wil­bur fez o segun­do voo, cobrin­do 260 m em 85 segun­dos. Em 1905, eles tinham melho­ra­do o dese­nho, cons­truí­do e rea­li­za­do vári­os vos lon­gos no Flyer III, que foi o pri­mei­ro avião total­men­te prá­ti­co (1905), capaz de voar até 38 minu­tos e via­jar 39 km. O mode­lo A foi pro­du­zi­do em 1908, capaz de voar duran­te mais de duas horas.

Por fim, faz hoje anos que nas­cia, em 1894, o mate­má­ti­co rus­so-ame­ri­ca­no Jerzy Ney­man. Ele foi um dos prin­ci­pais arqui­tec­tos da esta­tís­ti­ca teó­ri­ca moder­na. Os seus tra­ba­lhos sobre tes­tes de hipó­te­ses (1928–33) aju­da­ram a esta­be­le­cer o assun­to. Duran­te 1934–38, ele deu uma teo­ria dos inter­va­los de con­fi­an­ça (impor­tan­te na aná­li­se de dados); teo­ria esta­tís­ti­ca esten­di­da a dis­tri­bui­ções con­ta­gi­o­sas (para inter­pre­ta­ção de dados bio­ló­gi­cos); escre­veu sobre amos­tra­gem de popu­la­ções estra­ti­fi­ca­das (o que levou a apli­ca­ções como a Pes­qui­sa Gal­lup); e desen­vol­veu o mode­lo para expe­ri­ên­ci­as ale­a­tó­ri­as (ampla­men­te rele­van­tes nos cam­pos da ciên­cia, incluin­do agri­cul­tu­ra, bio­lo­gia, medi­ci­na e ciên­ci­as físi­cas). As suas pes­qui­sas pos­te­ri­o­res apli­ca­ram esta­tís­ti­cas à mete­o­ro­lo­gia e à medi­ci­na. Em 1968, ele foi pre­mi­a­do com a pres­ti­gi­a­da Meda­lha Naci­o­nal da Ciência.

Na News­let­ter des­ta sema­na apre­sen­ta­mos diver­sos arti­gos cien­tí­fi­cos assim como pro­je­tos de maker. É apre­sen­ta­do o livro “Low Level Mea­su­re­ments Hand­bo­ok — 7th Edition”.

Esta News­let­ter encon­tra-se mais uma vez dis­po­ní­vel no sis­te­ma docu­men­ta do altLab. Todas as News­let­ters encon­tram-se inde­xa­das no link.