Newsletter Nº259

Newsletter Nº259
Newsletter Nº259

Faz hoje anos que nascia, em 1682, o matemático e inventor britânico John Hadley. Ele aperfeiçoou os métodos de rectificação e polimento de lentes telescópicas. Hadley melhorou o telescópio reflector (introduzido pela primeira vez por Newton em 1668) e produziu o primeiro deste tipo com precisão e potência suficientes para serem úteis na astronomia. Tinha um espelho de 6 polegadas. Ele também é conhecido pelo octante reflectivo (1730) usado no mar para medir a altitude do Sol ou de um corpo celeste acima do horizonte, dentro de um segundo do arco. Era o ancestral do sextante náutico moderno.

Faz também hoje anos que nascia, em 1838, o químico industrial belga Ernest Solvay. Ele inventou o Processo Solvay (1863), um processo comercialmente viável de amónia-soda para a produção de carbonato de sódio, amplamente utilizado na fabricação de produtos como o vidro e o sabão. Embora meio século antes, A.J. Fresnel tinha mostrado (1811) que o bicarbonato de sódio podia ser precipitado a partir de uma solução salina contendo bicarbonato de amónio; muitos obstáculos de engenharia precisavam ser ultrapassados. O projecto bem-sucedido de Solvay usava uma torre de carbonatação de alta eficiência e 80 pés de altura, na qual salmoura amonizada escorria de cima e dióxido de carbono subia do fundo. Placas e tampas de bolhas ajudaram a criar uma superfície maior sobre a qual os dois poderiam reagir, formando bicarbonato de sódio.

Faz igualmente hoje anos que nascia, em 1850, o metalúrgico e inventor britânico Sidney Gilchrist Thomas. Ele desenvolveu com seu primo Percy Gilchrist, o processo Thomas-Gilchrist que elimina a impureza do fósforo de certos minérios de ferro no conversor Bessemer. O fósforo faz com que o aço seja frágil e de pouca utilidade. No entanto, a maioria dos minérios de ferro de fontes britânicas, francesas, alemãs e belgas era fosfórico. Thomas concebeu a ideia de incorporar cal (ou magnésia ou calcário magnesiano com propriedades químicas básicas semelhantes), como revestimento do conversor Bessemer. Gilchrist, químico industrial de uma grande indústria siderúrgica, confirmou essa ideia em 4 de Abril de 1879. Thomas registou uma patente em 1878. Até a escória de resíduos era lucrativa para a indústria de fertilizantes artificiais.

Faz também hoje anos que nascia, em 1867, inventor e aviador americano Wilbur Wright. Ele com o seu irmão Orville, inventou o primeiro avião a motor, Flyer, capaz de voo controlado e sustentado (17 de Dezembro de 1903). Orville fez o primeiro voo, no ar por 12 segundos. Wilbur fez o segundo voo, cobrindo 260 m em 85 segundos. Em 1905, eles tinham melhorado o desenho, construído e realizado vários vos longos no Flyer III, que foi o primeiro avião totalmente prático (1905), capaz de voar até 38 minutos e viajar 39 km. O modelo A foi produzido em 1908, capaz de voar durante mais de duas horas.

Por fim, faz hoje anos que nascia, em 1894, o matemático russo-americano Jerzy Neyman. Ele foi um dos principais arquitectos da estatística teórica moderna. Os seus trabalhos sobre testes de hipóteses (1928-33) ajudaram a estabelecer o assunto. Durante 1934-38, ele deu uma teoria dos intervalos de confiança (importante na análise de dados); teoria estatística estendida a distribuições contagiosas (para interpretação de dados biológicos); escreveu sobre amostragem de populações estratificadas (o que levou a aplicações como a Pesquisa Gallup); e desenvolveu o modelo para experiências aleatórias (amplamente relevantes nos campos da ciência, incluindo agricultura, biologia, medicina e ciências físicas). As suas pesquisas posteriores aplicaram estatísticas à meteorologia e à medicina. Em 1968, ele foi premiado com a prestigiada Medalha Nacional da Ciência.

Na Newsletter desta semana apresentamos diversos artigos científicos assim como projetos de maker. É apresentado o livro “Low Level Measurements Handbook – 7th Edition”.

Esta Newsletter encontra-se mais uma vez disponível no sistema documenta do altLab. Todas as Newsletters encontram-se indexadas no link.