Newsletter Nº247

Newsletter Nº247
Newsletter Nº247

Faz hoje anos que nascia, em 1840, o físico alemão Ernst Abbe responsável por estabelecer uma base técnica e teórica para o desenho de instrumentos ópticos. A condição “Abbe sine” permitiu projectar lentes sem a distorção de aberração esférica da imagem. Ele inventou o sistema de lentes apocromáticas (1868) e adicionou a lente do condensador Abbe para melhorar a iluminação do microscópio (1870). Ele usou imersão homogénea de amostra e objetiva de microscópio em óleo de cedro com índice de refracção correspondente para obter maior ampliação. Ele inventou o refratómetro Abbe para medir um índice de refracção. A partir de 1866, ele colaborou com Carl Zeiss para produzir instrumentos ópticos de alta qualidade. Ele tornou-se o único proprietário dos trabalhos ópticos da Zeiss em 1888. A Partir de 1878, ele também foi director dos observatórios astronómicos e meteorológicos da Universidade de Jena.
Faz também anos hoje que nascia, em 1862, o matemático David Hilbert que reduziu a geometria a uma série de axiomas e contribuiu substancialmente para o estabelecimento dos fundamentos formalistas da matemática. No seu livro, Foundations of Geometry, ele apresentou o primeiro conjunto completo de axiomas desde Euclides. O seu trabalho em 1909 sobre equações integrais levou à pesquisa do século XX em análise funcional (na qual as funções são estudadas em grupos). Hoje, o nome de Hilbert é muitas vezes lembrado pelo conceito de espaço de Hilbert na física quântica, um espaço de dimensões infinitas.

Nesta semana que passou ficámos a saber que o Rover Curiosity sofreu um problema que lhe provocou um congelamento temporário. Ao ter perdido o seu “sentido” de orientação o Rover Curiosity por questões de segurança parou no local onde se encontrava até que possa novamente “saber” onde se encontra. Tendo mantido-se continuamente em contacto com a missão que o acompanha na Terra os engenheiros da equipa conceberam um plano para recuperar o Rover deste problema e para perceber o que o levou a esta situação. O plano foi aplicado com sucesso e o Rover voltou a estar totalmente operacional para continuar a explorar Marte fazendo as suas experiências cientificas.

Na Newsletter desta semana apresentamos diversos projetos de maker. É apresentada a revista Hackspace Magazine Nº27 de Fevereiro e o livro “Think Python”.

Esta Newsletter encontra-se mais uma vez disponível no sistema documenta do altLab. Todas as Newsletters encontram-se indexadas no link.