Newsletter Nº248

Newsletter Nº248
News­let­ter Nº248

Faz hoje anos que nas­cia o enge­nhei­ro elec­tro­téc­ni­co nor­te-ame­ri­ca­no Dou­glas Engel­bart. Nas­ci­do em 1925, ele foi o inven­tor do rato de com­pu­ta­dor. Adi­ci­o­nal­men­te ele tam­bém cola­bo­rou na inven­ção de outros dis­po­si­ti­vos de “input” como o joys­tick, a track-ball e a light pen.

Nes­ta sema­na que pas­sou o Ker­nel de Linux 5.5 foi lan­ça­do ofi­ci­al­men­te. Com a desig­na­ção de códi­go Klep­to­ma­ni­ac Octo­pus”, esta nova ver­são foi lan­ça­da por Linus Tor­valds de acor­do com o calen­dá­rio. De entre as novi­da­des des­ta­cam-se o supor­te para o Rasp­ber­ry Pi 4, over­cloc­king da GPU AMD Navi, supor­te para futu­ras pla­ta­for­mas da Intel, pagi­na­ção de nivel 5 por omis­são, dri­ver NVMe com nova inter­fa­ce, supor­te de voz para o Chro­me­bo­ok, melho­ra­men­tos ao nível do filesys­tem ext4 e btrfs, etc.

Tam­bém nes­ta sema­na que pas­sou ficá­mos a saber que o rover Curi­o­sity já recu­pe­rou do pro­ble­ma que teve à duas sema­nas poden­do dar con­ti­nui­da­de às expe­ri­ên­ci­as cien­ti­fi­cas que esta­va a fazer.

Na News­let­ter des­ta sema­na apre­sen­ta­mos diver­sos pro­je­tos de maker. São apre­sen­ta­das as revis­tas Mag­Pi Nº90 de Feve­rei­ro e newe­lec­tro­nics de 28 Janei­ro 2020.

Esta News­let­ter encon­tra-se mais uma vez dis­po­ní­vel no sis­te­ma docu­men­ta do altLab. Todas as News­let­ters encon­tram-se inde­xa­das no link.