Newsletter Nº238

Newsletter Nº238
Newsletter Nº238

Faz hoje anos que nascia, em 1694, Francois Marie Arouet Voltaire. Este filosofo francês foi o autor que popularizou a obra de Isaac Newton na França, organizando uma tradução de Principia Mathematica à qual ele adicionou seu próprio comentário (1737). O trabalho da tradução foi feito pela marquesa de Châtelet, mas o comentário de Voltaire preencheu a lacuna entre os não-cientistas e as ideias de Newton numa época em que na França as visões pré-newtonianas de Descartes ainda eram predominantes. Embora filósofo, Voltaire defendia a análise racional.

Faz também anos hoje que nascia, em 1824, Hieronymous Theodor Richter. Este Mineralogista alemão em 1863 foi co-descobridor do elemento índio. Ele era assistente de Ferdinand Reich, que suspeitava que um novo elemento estivesse presente nas amostras de minério de zinco que ele processara quimicamente. Reich era cego em cores e entregou o trabalho de fazer uma análise espectroscópica a seu assistente. Quando Richter colocou parte da amostra num laço de arame de platina e a aqueceu na chama de um bico de Bunsen, ele observou uma linha brilhante de índigo característica disso como um novo elemento – chamado índio devido a cor dessa linha. Após a separação do óxido hidratado de índio, eles o reduziram para obter uma amostra do novo metal.

Nesta semana que passou o primeiro protótipo de nave espacial em tamanho real da SpaceX sofreu uma anomalia no teste de pressão. A Starship Mk1, de aço inoxidável, sofreu uma anomalia durante um teste de pressão criogénica na passada quarta-feira (20 de novembro) nas instalações da SpaceX, perto da vila de Boca Chica, no sul do Texas. De acordo com representantes da companhia “o objectivo do teste de hoje foi pressionar os sistemas ao máximo, pelo que o resultado não fosse completamente inesperado. Não houve feridos, nem é um sério revés”.

Na Newsletter desta semana apresentamos diversos projetos de maker. É apresentado também o livro “Get Started With Arduino” e a revista Hackspace Magazine nº 25 de Dezembro.

Esta Newsletter encontra-se mais uma vez disponível no sistema documenta do altLab. Todas as Newsletters encontram-se indexadas no link.