Newsletter Nº238

Newsletter Nº238
News­let­ter Nº238

Faz hoje anos que nas­cia, em 1694, Fran­cois Marie Arou­et Vol­tai­re. Este filo­so­fo fran­cês foi o autor que popu­la­ri­zou a obra de Isa­ac New­ton na Fran­ça, orga­ni­zan­do uma tra­du­ção de Prin­ci­pia Mathe­ma­ti­ca à qual ele adi­ci­o­nou seu pró­prio comen­tá­rio (1737). O tra­ba­lho da tra­du­ção foi fei­to pela mar­que­sa de Châ­te­let, mas o comen­tá­rio de Vol­tai­re pre­en­cheu a lacu­na entre os não-cien­tis­tas e as idei­as de New­ton numa épo­ca em que na Fran­ça as visões pré-new­to­ni­a­nas de Des­car­tes ain­da eram pre­do­mi­nan­tes. Embo­ra filó­so­fo, Vol­tai­re defen­dia a aná­li­se racional.

Faz tam­bém anos hoje que nas­cia, em 1824, Hie­rony­mous The­o­dor Rich­ter. Este Mine­ra­lo­gis­ta ale­mão em 1863 foi co-des­co­bri­dor do ele­men­to índio. Ele era assis­ten­te de Fer­di­nand Rei­ch, que sus­pei­ta­va que um novo ele­men­to esti­ves­se pre­sen­te nas amos­tras de miné­rio de zin­co que ele pro­ces­sa­ra qui­mi­ca­men­te. Rei­ch era cego em cores e entre­gou o tra­ba­lho de fazer uma aná­li­se espec­tros­có­pi­ca a seu assis­ten­te. Quan­do Rich­ter colo­cou par­te da amos­tra num laço de ara­me de pla­ti­na e a aque­ceu na cha­ma de um bico de Bun­sen, ele obser­vou uma linha bri­lhan­te de índi­go carac­te­rís­ti­ca dis­so como um novo ele­men­to — cha­ma­do índio devi­do a cor des­sa linha. Após a sepa­ra­ção do óxi­do hidra­ta­do de índio, eles o redu­zi­ram para obter uma amos­tra do novo metal.

Nes­ta sema­na que pas­sou o pri­mei­ro pro­tó­ti­po de nave espa­ci­al em tama­nho real da Spa­ceX sofreu uma ano­ma­lia no tes­te de pres­são. A Starship Mk1, de aço ino­xi­dá­vel, sofreu uma ano­ma­lia duran­te um tes­te de pres­são cri­o­gé­ni­ca na pas­sa­da quar­ta-fei­ra (20 de novem­bro) nas ins­ta­la­ções da Spa­ceX, per­to da vila de Boca Chi­ca, no sul do Texas. De acor­do com repre­sen­tan­tes da com­pa­nhia “o objec­ti­vo do tes­te de hoje foi pres­si­o­nar os sis­te­mas ao máxi­mo, pelo que o resul­ta­do não fos­se com­ple­ta­men­te ines­pe­ra­do. Não hou­ve feri­dos, nem é um sério revés”.

Na News­let­ter des­ta sema­na apre­sen­ta­mos diver­sos pro­je­tos de maker. É apre­sen­ta­do tam­bém o livro “Get Star­ted With Ardui­no” e a revis­ta Hacks­pa­ce Maga­zi­ne nº 25 de Dezembro.

Esta News­let­ter encon­tra-se mais uma vez dis­po­ní­vel no sis­te­ma docu­men­ta do altLab. Todas as News­let­ters encon­tram-se inde­xa­das no link.