Newsletter Nº239

Newsletter Nº239
Newsletter Nº239

Faz hoje anos que nascia, em 1837, John Wesley Hyatt. Este inventor e fabricante norte-americano foi pioneiro na indústria de plásticos. Ele descobriu o processo para fazer celulóide. As suas outras invenções incluíam um sistema de purificação de água, uma fábrica de cana-de-açúcar, uma máquina para endireitar barras de aço, uma máquina de costura de vários pontos e um rolamento cónico amplamente utilizado. Na década de 1860, ele interessou-se em encontrar um substituto para o marfim usado para fazer bolas de bilhar. Com seu irmão Isaac, ele melhorou as técnicas de moldagem da piroxilina (uma celulose parcialmente nitrada) com cânfora, dissolvendo uma mistura de álcool e éter para torná-la mais macia e maleável. Ele chamou-a de “Celluloid”, marca registada em 14 de Janeiro de 1873. Foi o primeiro plástico sintético, para o qual ele obteve uma patente em 1870.

Faz também anos hoje que nascia, em 1858, Robert Hadfield. Este Metalurgista inglês desenvolveu o aço de manganês, uma liga de excepcional durabilidade que é utilizada na construção de trilhos ferroviários e máquinas de trituração de rochas. Hadfield descobriu o aço manganês em 1882. Foi endurecido pela têmpera em água a uma temperatura de mil graus centígrados. O aço duro deveria ser usado na fabricação de rodas de eléctrico. Ele patenteou seu trabalho em 1883-4, mas continuou a realizar outras experiências antes de divulgar as suas descobertas em 1888, que foram apoiadas por uma tour de palestras. A primeira guerra mundial proporcionou novos mercados para o aço manganês: placas e chapas de blindagem, correias de tanques e capacetes de soldados.

Por fim, faz anos hoje que nascia, em 1950, Russell Alan Hulse. Este Físico norte-americano partilhou o Prémio Nobel de Física em 1993 com seu ex-professor, o astrofísico Joseph H. Taylor Jr., pela descoberta conjunta do primeiro pulsar binário (1974). Este é um sistema astronómico de dois corpos celestes tão próximos que são separados apenas por várias vezes a distância entre a lua e a terra. As suas descobertas, relatadas pela primeira vez em 1978, constituem a primeira prova indirecta da existência das ondas gravitacionais previstas por Albert Einstein na sua teoria da relatividade.

Nesta semana que passou foi lançada a versão 5.4 do Kernel Linux. Esta é a ultima versão estável do Kernel este ano. Esta nova versão apresenta algumas grandes mudanças que afectarão (positivamente) os fabricantes e os utilizadores finais. De entre a várias novidades destacam-se o “Kernel Lockdown” – uma funcionalidade que pretende ainda mais a segurança do Linux “restringindo o acesso aos recursos do Kernel que podem permitir a execução arbitrária de código via código fornecido pelos processos do espaço de utilizador. Adicionalmente passa a estar disponível o suporte para exFAT que permitirá transferir ficheiros superiores a 4GB para dispositivos formatados neste formato. Outra área onde foram feitas muitas melhorias foi ao nível do driver da AMD Radeon melhorando substancialmente o desempenho da utilização desta placa. Adicionalmente foi acrescentado suporte para o SoC Qualcomm Snapdragon 855, para as novas GPUs da Intel, para o Intel Icelake Thunderbolt, para execução do Kernel em laptops Arm, para o VirtIO-FS, entre outros.

Na Newsletter desta semana apresentamos diversos projetos de maker. É apresentado também o livro “Retro Gaming with Raspberry Pi”.

Esta Newsletter encontra-se mais uma vez disponível no sistema documenta do altLab. Todas as Newsletters encontram-se indexadas no link.