Newsletter Nº239

Newsletter Nº239
News­let­ter Nº239

Faz hoje anos que nas­cia, em 1837, John Wes­ley Hyatt. Este inven­tor e fabri­can­te nor­te-ame­ri­ca­no foi pio­nei­ro na indús­tria de plás­ti­cos. Ele des­co­briu o pro­ces­so para fazer celu­lói­de. As suas outras inven­ções incluíam um sis­te­ma de puri­fi­ca­ção de água, uma fábri­ca de cana-de-açú­car, uma máqui­na para endi­rei­tar bar­ras de aço, uma máqui­na de cos­tu­ra de vári­os pon­tos e um rola­men­to cóni­co ampla­men­te uti­li­za­do. Na déca­da de 1860, ele inte­res­sou-se em encon­trar um subs­ti­tu­to para o mar­fim usa­do para fazer bolas de bilhar. Com seu irmão Isa­ac, ele melho­rou as téc­ni­cas de mol­da­gem da piro­xi­li­na (uma celu­lo­se par­ci­al­men­te nitra­da) com cân­fo­ra, dis­sol­ven­do uma mis­tu­ra de álco­ol e éter para tor­ná-la mais macia e maleá­vel. Ele chamou‑a de “Cel­lu­loid”, mar­ca regis­ta­da em 14 de Janei­ro de 1873. Foi o pri­mei­ro plás­ti­co sin­té­ti­co, para o qual ele obte­ve uma paten­te em 1870.

Faz tam­bém anos hoje que nas­cia, em 1858, Robert Had­fi­eld. Este Meta­lur­gis­ta inglês desen­vol­veu o aço de man­ga­nês, uma liga de excep­ci­o­nal dura­bi­li­da­de que é uti­li­za­da na cons­tru­ção de tri­lhos fer­ro­viá­ri­os e máqui­nas de tri­tu­ra­ção de rochas. Had­fi­eld des­co­briu o aço man­ga­nês em 1882. Foi endu­re­ci­do pela têm­pe­ra em água a uma tem­pe­ra­tu­ra de mil graus cen­tí­gra­dos. O aço duro deve­ria ser usa­do na fabri­ca­ção de rodas de eléc­tri­co. Ele paten­te­ou seu tra­ba­lho em 1883–4, mas con­ti­nu­ou a rea­li­zar outras expe­ri­ên­ci­as antes de divul­gar as suas des­co­ber­tas em 1888, que foram apoi­a­das por uma tour de pales­tras. A pri­mei­ra guer­ra mun­di­al pro­por­ci­o­nou novos mer­ca­dos para o aço man­ga­nês: pla­cas e cha­pas de blin­da­gem, cor­rei­as de tan­ques e capa­ce­tes de soldados.

Por fim, faz anos hoje que nas­cia, em 1950, Rus­sell Alan Hul­se. Este Físi­co nor­te-ame­ri­ca­no par­ti­lhou o Pré­mio Nobel de Físi­ca em 1993 com seu ex-pro­fes­sor, o astro­fí­si­co Joseph H. Tay­lor Jr., pela des­co­ber­ta con­jun­ta do pri­mei­ro pul­sar biná­rio (1974). Este é um sis­te­ma astro­nó­mi­co de dois cor­pos celes­tes tão pró­xi­mos que são sepa­ra­dos ape­nas por vári­as vezes a dis­tân­cia entre a lua e a ter­ra. As suas des­co­ber­tas, rela­ta­das pela pri­mei­ra vez em 1978, cons­ti­tu­em a pri­mei­ra pro­va indi­rec­ta da exis­tên­cia das ondas gra­vi­ta­ci­o­nais pre­vis­tas por Albert Eins­tein na sua teo­ria da relatividade.

Nes­ta sema­na que pas­sou foi lan­ça­da a ver­são 5.4 do Ker­nel Linux. Esta é a ulti­ma ver­são está­vel do Ker­nel este ano. Esta nova ver­são apre­sen­ta algu­mas gran­des mudan­ças que afec­ta­rão (posi­ti­va­men­te) os fabri­can­tes e os uti­li­za­do­res finais. De entre a vári­as novi­da­des des­ta­cam-se o “Ker­nel Lock­down” — uma fun­ci­o­na­li­da­de que pre­ten­de ain­da mais a segu­ran­ça do Linux “res­trin­gin­do o aces­so aos recur­sos do Ker­nel que podem per­mi­tir a exe­cu­ção arbi­trá­ria de códi­go via códi­go for­ne­ci­do pelos pro­ces­sos do espa­ço de uti­li­za­dor. Adi­ci­o­nal­men­te pas­sa a estar dis­po­ní­vel o supor­te para exFAT que per­mi­ti­rá trans­fe­rir fichei­ros supe­ri­o­res a 4GB para dis­po­si­ti­vos for­ma­ta­dos nes­te for­ma­to. Outra área onde foram fei­tas mui­tas melho­ri­as foi ao nível do dri­ver da AMD Rade­on melho­ran­do subs­tan­ci­al­men­te o desem­pe­nho da uti­li­za­ção des­ta pla­ca. Adi­ci­o­nal­men­te foi acres­cen­ta­do supor­te para o SoC Qual­comm Snap­dra­gon 855, para as novas GPUs da Intel, para o Intel Ice­la­ke Thun­der­bolt, para exe­cu­ção do Ker­nel em lap­tops Arm, para o Vir­tIO-FS, entre outros.

Na News­let­ter des­ta sema­na apre­sen­ta­mos diver­sos pro­je­tos de maker. É apre­sen­ta­do tam­bém o livro “Retro Gaming with Rasp­ber­ry Pi”.

Esta News­let­ter encon­tra-se mais uma vez dis­po­ní­vel no sis­te­ma docu­men­ta do altLab. Todas as News­let­ters encon­tram-se inde­xa­das no link.