Newsletter Nº230

Newsletter Nº230
Newsletter Nº230

Faz hoje anos que nascia, em 1754, Joseph Proust. Este químico francês provou que as quantidades relativas de qualquer elemento constituinte de um composto químico puro permanecem invariantes, independentemente da fonte do composto, fornecendo assim evidências cruciais para apoiar a “lei das proporções definidas” de John Dalton, que contém esses elementos em qualquer composto está presente em proporção fixa entre si.

Faz também anos hoje que nascia, em 1854, Edward Bausch. Este inventor norte-americano desenvolveu microscópios e instrumentos ópticos.

Esta semana que passou ficámos a saber que o telescópio gigantesco chinês encontra-se quase pronto. O maior rádio-telescópio de prato único do mundo está a preparar-se para abrir para astrónomos em todo o mundo, inaugurando uma era de observações sensíveis que podem ajudar na busca de ondas gravitacionais e sondar as misteriosas explosões fugazes de radiação conhecidas como rajadas rápidas de rádio.

Também esta semana a NASA detectou pulsos magnéticos misteriosos em Marte. Os eventos nocturnos estão entre os resultados iniciais da sonda InSight, que também encontrou pistas de que o planeta vermelho pode hospedar um reservatório global de água líquida bem abaixo da superfície. À meia-noite de Marte, o campo magnético do planeta vermelho às vezes começa a pulsar de maneiras nunca antes observadas. A causa é actualmente desconhecida.

Por fim, a NASA publicou um artigo de um pesquisador da Google que afirma ter alcançado a supremacia quântica, um importante marco inicial no campo da computação quântica, tendo o mesmo posteriormente sido removido. A Google, assim como a IBM, a Microsoft, a Intel e outras grandes empresas e startups de tecnologia, estão a trabalhar para construir computadores quânticos, um novo tipo de computador baseado numa arquitectura totalmente diferente da dos computadores clássicos. Embora este anúncio não seja oficial, há muito que cientistas e especialistas do sector esperam que a Google construa um computador quântico capaz de atingir esse marco – um computador quântico executando um cálculo que um computador clássico não pode.

Na Newsletter desta semana apresentamos diversos projetos de maker. São também apresentadas as revistas newelectronics de 24 de Setembro e a MagPI Nº86 de Setembro.

Esta Newsletter encontra-se mais uma vez disponível no sistema documenta do altLab. Todas as Newsletters encontram-se indexadas no link.