Newsletter Nº230

Newsletter Nº230
News­let­ter Nº230

Faz hoje anos que nas­cia, em 1754, Joseph Proust. Este quí­mi­co fran­cês pro­vou que as quan­ti­da­des rela­ti­vas de qual­quer ele­men­to cons­ti­tuin­te de um com­pos­to quí­mi­co puro per­ma­ne­cem inva­ri­an­tes, inde­pen­den­te­men­te da fon­te do com­pos­to, for­ne­cen­do assim evi­dên­ci­as cru­ci­ais para apoi­ar a “lei das pro­por­ções defi­ni­das” de John Dal­ton, que con­tém esses ele­men­tos em qual­quer com­pos­to está pre­sen­te em pro­por­ção fixa entre si.

Faz tam­bém anos hoje que nas­cia, em 1854, Edward Baus­ch. Este inven­tor nor­te-ame­ri­ca­no desen­vol­veu micros­có­pi­os e ins­tru­men­tos ópticos.

Esta sema­na que pas­sou ficá­mos a saber que o teles­có­pio gigan­tes­co chi­nês encon­tra-se qua­se pron­to. O mai­or rádio-teles­có­pio de pra­to úni­co do mun­do está a pre­pa­rar-se para abrir para astró­no­mos em todo o mun­do, inau­gu­ran­do uma era de obser­va­ções sen­sí­veis que podem aju­dar na bus­ca de ondas gra­vi­ta­ci­o­nais e son­dar as mis­te­ri­o­sas explo­sões fuga­zes de radi­a­ção conhe­ci­das como raja­das rápi­das de rádio.

Tam­bém esta sema­na a NASA detec­tou pul­sos mag­né­ti­cos mis­te­ri­o­sos em Mar­te. Os even­tos noc­tur­nos estão entre os resul­ta­dos ini­ci­ais da son­da InSight, que tam­bém encon­trou pis­tas de que o pla­ne­ta ver­me­lho pode hos­pe­dar um reser­va­tó­rio glo­bal de água líqui­da bem abai­xo da super­fí­cie. À meia-noi­te de Mar­te, o cam­po mag­né­ti­co do pla­ne­ta ver­me­lho às vezes come­ça a pul­sar de manei­ras nun­ca antes obser­va­das. A cau­sa é actu­al­men­te desconhecida.

Por fim, a NASA publi­cou um arti­go de um pes­qui­sa­dor da Goo­gle que afir­ma ter alcan­ça­do a supre­ma­cia quân­ti­ca, um impor­tan­te mar­co ini­ci­al no cam­po da com­pu­ta­ção quân­ti­ca, ten­do o mes­mo pos­te­ri­or­men­te sido remo­vi­do. A Goo­gle, assim como a IBM, a Micro­soft, a Intel e outras gran­des empre­sas e star­tups de tec­no­lo­gia, estão a tra­ba­lhar para cons­truir com­pu­ta­do­res quân­ti­cos, um novo tipo de com­pu­ta­dor base­a­do numa arqui­tec­tu­ra total­men­te dife­ren­te da dos com­pu­ta­do­res clás­si­cos. Embo­ra este anún­cio não seja ofi­ci­al, há mui­to que cien­tis­tas e espe­ci­a­lis­tas do sec­tor espe­ram que a Goo­gle cons­trua um com­pu­ta­dor quân­ti­co capaz de atin­gir esse mar­co — um com­pu­ta­dor quân­ti­co exe­cu­tan­do um cál­cu­lo que um com­pu­ta­dor clás­si­co não pode.

Na News­let­ter des­ta sema­na apre­sen­ta­mos diver­sos pro­je­tos de maker. São tam­bém apre­sen­ta­das as revis­tas newe­lec­tro­nics de 24 de Setem­bro e a Mag­PI Nº86 de Setembro.

Esta News­let­ter encon­tra-se mais uma vez dis­po­ní­vel no sis­te­ma docu­men­ta do altLab. Todas as News­let­ters encon­tram-se inde­xa­das no link.